domingo, 5 de novembro de 2006

Uma Verdade Inconveniente

Título original: An Inconvenient Truth
País: EUA
Ano: 2006
Gênero: Documentário
Duração: 100 min
Direção: Davis Guggenheim
Elenco: -

Sinopse: após perder nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2000, o então vice-presidente Al Gore resolveu guinar sua vida para alertar as pessoas do país e, futuramente, do resto do mundo sobre os males do aquecimento global. Ele, que já tinha uma bagagem bastante extensa no assunto, tendo escrito um best-seller em 1992 sobre problemas ambientais e internacionalmente reconhecido como um militante ambientalista, preparou uma extensa palestra sobre o aquecimento global; palestra essa que, de acordo com ele próprio no filme, já foi apresentada mais de mil vezes ao redor do mundo, e é constantemente atualizada com novos recursos e dados. Este filme acompanha de perto uma palestra recente de Gore, e seus comentários sobre eventos recentes.
Crítica: uma verdadeira aula sobre causas e consequências do aquecimento global. A palestra de Al Gore, bem didática e elucidativa, é mesclada com imagens de arquivo, fotos, gráficos, dados estatísticos, vídeos ilustrativos, além de cenas gravadas em outras ocasiões, durante suas viagens internacionais e reuniões com pesquisadores e políticos. Isso dá mais dinâmica ao documentário, que é bem montado.
Algumas cenas retratam momentos bem pessoais de sua vida, como o atropelamento de seu filho pequeno e a morte irônica de sua irmã por câncer de pulmão, uma vez que a família tinha uma plantação de tabaco, mas também fazem paralelos com eventos globais, bem como os comentários do Gore na época e atuais, de como eles moldaram o seu modo de pensar.
Al Gore é bastante cativante, seguro e um bom orador, que faz com que os momentos de comunicação com a platéia fluam naturalmente, com momentos de descontração.
Ele tenta, durante a palestra inteira, praticamente, nos convencer de que o planeta se encontra num estado de calamidade absurdo, causado pela ação do homem em dois séculos de revolução industrial, e pinta o cenário apocalíptico padrão da cartilha ecológica do politicamente correto.
Ridiculariza cientistas que dizem não ter dados suficientes para que tais afirmações possam ser feitas. Talvez aí ele peque um pouco, com análises superficiais. Contudo, só pelo alerta que o documentário traz já vale a pena assisti-lo.
Curiosidade: vencedor, em 2007 do Oscar de Mehor Documentário Longa-Metragem e de Melhor Canção.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP