Festivais de Cinema

São eventos organizados por universidades, organizações privadas, governos locais, associações de arte e/ou sociedades de cinema.

O intuito é propiciar uma oportunidade para cineastas desconhecidos mostrarem seus filmes e serem analisados por críticos profissionais.

Mostra Internacional de São Paulofestival cinematográfico que ocorre anualmente na cidade de São Paulo (SP), desde 1976. Realizada pela Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema (ABMIC) e com o reconhecimento da Federação Internacional da Associação dos Produtores de Filmes.
Dentre suas parcerias estão: Petrobras, BNDES, Itaú, SESC, Sabesp, CPFL e Spcine. Além desses patrocinadores, a Mostra Internacional de Cinema se uniu a SOS Mata Atlântica para compensar as suas emissões de CO2, ajudando a plantar aproximadamente 664 mudas de árvores no Programa Florestas do Futuro.
O evento ocorre, geralmente, entre os meses de outubro e novembro e exibe, em média, mais de 300 títulos, de diferentes países.

Festival de Cinema de Cannes: criado em 1946, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes.

Festival de Cinema de Sundance: tem início em 1978, como U.S. Film Festival. Em 1985, o Sundance Institute, fundado anos antes por Robert Redford com o intuito de ajudar novos cineastas, incorpora o festival entre seus programas, dirigindo o evento para as produções independentes. Hoje, o Sundance é o maior festival de filmes independentes dos EUA. Os principais prêmios são o de melhor filme e o de melhor documentário.

Festival de Cinema de Toronto: festival de cinema que ocorre todo mês de setembro na cidade de Toronto (Canadá) desde 1976. O evento começa oficialmente na quinta-feira após o Dia do Trabalhador no Canadá e segue durante mais dez dias. Já exibiu cerca de 400 filmes ao longo de sua existência e é considerado um dos festivais mais importantes da indústria cinematográfica mundial, ao lado do Festival de Cannes, Festival de Veneza e Festival de Berlim.

Festival de Cinema de Veneza: festival anual, realizado na cidade de Veneza (Itália), no Palazzo del Cinema, desde 1932. O Festival de Veneza é uma mostra competitiva cujo principal prêmio, o de melhor filme, é denominado Leão de Ouro (Leone d'Oro, em italiano). O júri também concede o prêmio Leão de Prata (Leone d'Argento) ao melhor diretor/realizador e o Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri.
Embora o festival seja anual, está englobado no que se designa como Bienal de Veneza, uma exposição internacional das artes que, como o seu nome indica, se celebra a cada dois anos.

Festival de Cinema de Berlim: também conhecido com "Berlinale", acontece todos os anos em fevereiro, em Berlim. Teve início em 1951 por uma iniciativa dos Estados Unidos, que ocupavam parte da cidade depois da Segunda Guerra Mundial. O júri sempre deu ênfase a filmes representativos de todos os lugares do mundo, do antigo bloco de leste bem como dos países ocidentais. Os prêmios são chamados de Urso de Ouro e Urso de Prata, sendo que o urso é o símbolo de Berlim.

Festival de Cinema de Viena: também chamado de Viennale, foi fundado em 1951 e é promovido anualmente em Viena, em cinco semanas entre maio e junho. Desde 1988 o diretor artístico do evento é Luc Bondy.

Festival de Cinema de Gramado: festival anual de cinema do Brasil, realizado desde 1973, no Palácio dos Festivais na cidade gaúcha de Gramado. Desde sua 20ª edição (1992), inclui não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina – o que resultou em uma nova designação, "Festival de Cinema Brasileiro e Latino".

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP