sábado, 2 de maio de 2020

Ema

País: Chile
Ano: 2019
Gênero: Drama
Duração: 107 min
Direção: Pablo Larraín
Elenco: Gael García Bernal, Mariana Di Girolamo, Santiago Cabrera e Catalina. Saavedra.

Sinopse: um coreógrafo (Gael García Bernal) está trabalhando em sua nova instalação, que reúne projeções e dança, ao mesmo tempo em que enfrenta problemas no relacionamento com a esposa, Ema (Mariana Di Girolamo), uma bailarina que integra sua equipe. Há pouco tempo ambos devolveram à adoção o jovem Paco, após ele ter causado um incêndio em casa que queimou boa parte do rosto da irmã de Ema. A situação criou entre eles uma imensa lacuna e, sem conseguirem se entender, resolvem que o melhor é se separar.

Crítica: Pablo Larraín já tem oito filmes em sua carreira. Vale destacar “No” (2012), “O Clube” (2015) e “Uma Mulher Fantástica”(2017), que são excelentes.
 “Ema” (interpretada, de forma admirável, por Mariana Di Girolamo) é, sobretudo, um filme de mensagens fortes, repleto de entrelinhas, que requer a imersão do espectador no ambiente criado pelo diretor. Um ambiente embalado pela música constante e pela dança (reggaeton) envolvente dos bailarinos num cenário ousado. O fogo tem um grande significado na trama, funcionando como uma metáfora para vários sentimentos de seus personagens.
O lado psicológico é bem explorado pelos diálogos trocados entre Ema e seu marido coreógrafo Gastón (Gael Garcia Bernal), em que ambos trocam ofensas e acusações pelo fato de não terem conseguido ficar com Polo (um menino colombiano, de 11 anos).
Ema quer ser livre, mas que ser mãe – metas nem sempre compatíveis. Ema é indomável. Diante da infertilidade de Gastón e de um processo de adoção que termina mal, ela se vê desesperada e tomando atitudes cada vez mais egoístas e maquiavélicas para conseguir o que quer, sem qualquer arrependimento.
As ações dela são puramente emocionais, instintivas. O diretor arrisca numa obra cuja protagonista é instável e foge dos padrões éticos e morais.
Ema busca o que quer e a qualquer preço. O seu poder de manipulação é impressionante. Seguimos seus passos e, certamente, muito nos incomoda, ainda que não saibamos dizer até que ponto faríamos o mesmo ou não por amor.
Filmado na cidade litorânea Valparaíso (Chile), a trama deixa impressões fortes.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP