domingo, 9 de dezembro de 2007

XXY

Título original: XXY
País: Argentina/França/Espanha
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 86 min
Direção: Lucía Puenzo
Elenco: Ricardo Darín, Inés Efron, Valeria Bertucelli, Germán Palacios, Carolina Pelleritti, Martin Piroyansky, Guillermo Angelelli, César Troncoso, Jean Pierre Reguerraz, Ailín Salas, Luciano Nóbile e Lucas Escariz.

Sinopse: Alex (Inés Efron) é hermafrodita, ou seja, tem características sexuais masculinas e femininas. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambigüidade genital da criança, seus pais a levaram para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo será uma violência ao corpo de Alex. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro.
Crítica: XXY aborda, em um roteiro enxuto e sem sensacionalismos ou pieguices, um assunto difícil: o hermafroditismo. O olhar feminino da diretora para a questão dos gêneros sexuais e suas ambigüidades nos oferece um denso contato com a realidade de quem tem que se decidir por um sexo. Os problemas da protagonista, áspera e esquiva, afloram na tela naturalmente, graças à excelente interpretação de Inés Efron, que mantém a delicadeza do feminino e, ao mesmo tempo, sabe expor a agressividade do mundo masculino. A figura do pai (Ricardo Darín) também é bastante decisiva no longa. Sem apontar soluções ou respostas prontas, que soariam moralistas, Lucía propõe uma reflexão sobre a sexualidade dos adolescentes. O filme é imperdível!
Curiosidade: é o primeiro longa-metragem de Lucía Poenzo, e recebeu o Prêmio da Crítica no Festival de Cannes de 2007. Lucía é filha de Luís Puenzo, que conquistou um Oscar de filme estrangeiro em 1986 pelo drama político “A história oficial”.
Avaliação: *****

1 comentários:

Anônimo,  18 de abril de 2010 às 14:14  

É realmente um excelente filme.

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP