quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Sicko – SOS Saúde

Título original: Sicko
País: EUA
Ano: 2007
Gênero: Documentário
Duração: 113 min
Direção: Michael Moore
Elenco: Michael Moore, Reggie Cervantes, John Graham, William Maher e Linda Peeno.

Sinopse: um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.

Crítica: Michael Moore divide opiniões. Polêmico, ele sempre atrai milhares de pessoas ao cinema. Esse documentário é um dos melhores que ele já fez.
Mesmo que ele seja tendencioso e imparcial no que denuncia, temos que admitir a importância do seu trabalho. Nada escapa à sua aguçada ironia: indústria bélica, governo Bush, segurança, capitalismo, sistema de saúde.
Aqui, Moore aponta o sistema americano de saúde como um dos piores. Para provar, percorre hospitais, ouve pessoas, busca respostas, levanta dados, apresenta documentos comprobatórios e, claro, denuncia os interesses corporativos, a omissão de socorro e a corrupção governamental.
Funcionários orientados a buscar brechas para lesar o associado, a ponto de uma empresa ter um bônus oficial para o examinador que negar mais solicitações. Pessoas endividadas porque tiveram o azar de ficar doentes. Pessoas mortas pelo excesso de burocracia. E até mesmo um hospital com um inventivo método de expulsão de pacientes que não têm como pagar pela internação. Inúmeras infrações que retratam a mais pura realidade.
E, ainda, para concluir, visita Cuba e Canadá só para revelar como o sistema público de saúde é eficiente nesses países.
Tudo contado com grande sarcasmo, um humor negro inconfundível e uma edição de imagens, que só mesmo o cineasta poderia fazer.
Simplesmente imperdível!!!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP