domingo, 8 de agosto de 1982

Labirinto de Paixões


Título original: Laberinto de Pasiones
País: Espanha
Ano: 1982
Gênero: Comédia
Duração: 100 min
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Imanol Arias, Helga Liné, Marta Fernández Muro, Fernando Vivanco, Ofelia Angélica, Ángel Alcázar, Concha Grégori, Cristina Sánchez Pascual, Fany McNamara, Antonio Banderas, Luis Ciges, Agustín Almodóvar, María Elena Flores e Ana Trigo.

Sinopse: na Madri dos anos 80, Riza Niro (Imanol Arias) um homossexual filho do imperador árabe Tirã decide mudar-se para lá, em busca de diversão. Ele tem um relacionamento com o terrorista gay Sadec (Antonio Banderas), que acaba se apaixonando por ele e planeja raptá-lo. Enquanto isso, Riza conhece Sexília (Cecilia Roth), uma cantora ninfomaníaca. Em uma reviravolta do destino eles são tomados pelo que menos poderiam esperar: a paixão do primeiro amor.

Crítica
: neste segundo trabalho, Almodóvar ainda está formando o seu estilo irreverente, mas já presente. Percorre o universo underground da época até nas cenas musicais. Abusa dos personagens caricatos, como Fábio (Fany McNamara) que rouba a cena logo no início do filme. Até o próprio Almodóvar faz uma participação como o director da novela em que Fábio atua.
A comédia sarcástica conta uma história de amor invulgar, entre uma jovem ninfomaníaca e o filho homossexual de um imperador árabe. Ela, membro de um violento grupo musical, e ele, mais preocupado com os cosméticos e com os homens, são o fio condutor de uma série de relações entre as personagens mais diferentes que se podem encontrar.
Em meio à música, perseguições, paixão, sexo, Almodóvar sempre consegue falar do amor e suas dificuldades. Um toque sensível do diretor que, mesmo com as situações mais surreais e personagens incomuns, traduz para a tela sentimentos que tocam a todos.

Avaliação
: ** 

Read more...

quarta-feira, 14 de julho de 1982

A Força do Destino


Título original: An Officer and a Gentleman
País: EUA
Ano: 1982
Gênero: Romance
Duração: 122 min
Direção: Taylor Hackford
Elenco: Richard Gere, Debra Winger, David Keith, Louis Gosset Jr, Robert Loggia, Lisa Blount, Lisa Eilbacher e Grace Zabriskie.

Sinopse: o solitário Zack Mayo (Richard Gere) ingressa na Academia de Cadetes, para tornar-se piloto da Marinha e, em treze torturantes semanas, aprende a importância da disciplina, do amor e da amizade.

Crítica
: a história é bem contada e produzida, mas seu defeito é fazer uma ode às Forças Armadas americanas. Na época em que foi lançado, o filme marcou, mas hoje seria totalmente inaceitável assisti-lo sem questionar ou criticar. No entanto, é válido por denunciar a dura disciplina, os exercícios massacrantes, o obrigatório respeito à autoridade, enfim, todos os excessos das academias militares e máquinas de guerra, a que os jovens militares são submetidos.
As interpretações de Richard Gere e de Debra Winger são convincentes.

Curiosidade
: foi um sucesso de bilheteria. No ano de sua estreia, perdeu apenas para E.T. – O Extra-Terrestre.

Avaliação
: *** 

Read more...

sábado, 20 de março de 1982

Reds

Título original: Reds
País: EUA
Ano: 1981
Gênero: Drama
Duração: 190 min
Direção: Warren Beatty
Elenco: Warren Beatty, Diane Keaton, Jack Nicholson, Edward Herrmann, Paul Sorvino, Maureen Stapleton e Gene Hackman.

Sinopse: um pouco antes da Primeira Guerra Mundial John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), uma mulher casada, que larga o marido para ficar com Reed e se torna uma importante feminista. Eles se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos, e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta aos Estados Unidos esperando liderar uma revolução semelhante.

Crítica: a trama inicia-se com Reed fazendo a cobertura jornalística da Revolução Mexicana (na qual teve contato com Emiliano Zapata e Pancho Villa, líderes daquele movimento). Ao retornar à América, John (que durante o filme é chamado de Jack, seu apelido) é informado dos acontecimentos que fizeram precipitar a queda do czarismo russo. Apesar das restrições do governo americano quanto à entrada de cidadãos norte-americanos num país que passava por sérias conturbações políticas e, para piorar a situação, ainda envolvido na Primeira Guerra Mundial, Jack (Warren Beatty), resolve viajar para a Rússia e presenciar/participar dos acontecimentos locais.
Bastante profundo ao retratar o socialismo e as transformações vividas pela Rússia à época, é uma aula imperdível para estudantes e jornalistas. As cenas e as atuações são bastante realistas, sobretudo a de Warren Beatty, que também dirigiu a película. No papel de Jack, ele passa a obstinação que o personagem requer.
A produção é excelente, assim como o cenário e a fotografia.

Curiosidade: indicado ao Oscar em 12 diferentes categorias, incluindo-se as principais (filme, roteiro, direção, ator e atriz), tendo sido premiado com 3 estatuetas(Melhor Atriz Coadjuvante para Maureen Stapleton, Melhor Fotografia e Melhor Direção).

Avaliação: ****

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP