Desaparecido–Um Grande Mistério
Título original: Missing
País: EUA
Ano: 1982
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Direção: Costa-Gravas
Elenco: Jack Lemmon, Sissy Spacek, Melanie Mayron, John Shea, Charles Cioffi, David Clennon e Joe Regalbuto.
Sinopse: narra a história de Charles Horman (John Shea), um jovem escritor e jornalista estadunidense que vive com a esposa Beth em Santiago durante o governo da Unidade Popular. Charles vive à custa dos artigos de jornais como The New York Times e The Washington Post que traduz para uma publicação considerada subversiva e, assim como todos os membros da redação desta, é levado para interrogatório durante o golpe de estado liderado pelo então comandante das Forças Armadas chilenas, general Augusto Pinochet. Mas Charles não retorna para casa. Seu pai parte, então, para o Chile em sua busca.
Crítica: um interessante filme político e crítico, com um roteiro cuidadoso e uma direção segura. As interpretações de Jack Lemmon (que vive Ed Horman, o pai de Charles) e de Sissy Spacek (Beth, a esposa de Charles) engrandecem a trama.
Curiosidade: vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, em 1983.
O roteiro é baseado no livro ‘The Execution of Charles Horman: An American Sacrifice’, lançado em 1978 por Thomas Hauser, que conta a história verídica de Charles Horman que vivia no Chile na época do golpe de 1973 que depôs o presidente Salvador Allende.
Avaliação: ****