quinta-feira, 2 de junho de 1988

O Declínio do Império Americano

Título original: Le Déclin de l'empire américain
País: Canadá
Ano: 1986
Gênero: Comédia
Duração: 101 min
Direção: Denys Arcand
Elenco: Dominique Michel, Dorothée Berryman, Louise Portal, Pierre Curzi, Rémy Girard, Yves Jacques, Geneviève Rioux, Daniel Brière, Gabriel Arcand, Évelyn Regimbald, Lisette Guertin, Alexandre Remy, Ariane Frédérique e Jean-Paul Bongo.

Sinopse: numa casa de campo na região dos lagos canadense, quatro professores universitários preparam uma refeição enquanto conversam sobre os mais variados temas, de historiografia à sexualidade; ao mesmo tempo, num clube, quatro mulheres (esposas, amigas e amantes dos professores) também conversam sobre temas parecidos. Ao final do dia os oito se encontram e algumas verdades vêm à tona, gerando um conflito de pontos de vista.
Crítica: levanta várias questões íntimas, como sexualidade, adultério, homossexualismo, Aids, fidelidade, casamento, até assuntos econômicos e políticos. Um filme maduro que aborda diretamente e abertamente quase tudo, sem meias palavras ou falsos moralismos, tentando comparar a posição da mulher e do homem na sociedade. Além disso, traz pinceladas culturais com citação de autores, livros e obras de arte famosas. Quase esse mesmo elenco foi reunido 17 anos depois para a filmagem do “As Invasões Bárbaras”, uma produção que agradou o público e foi premiada com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Avaliação: ***

Read more...

segunda-feira, 2 de maio de 1988

Arizona Nunca Mais

Título original: Raising Arizona
País: EUA
Ano: 1987
Gênero: Comédia
Duração: 94 min
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Nicolas Cage, Holly Hunter, Trey Wilson, John Goodman, Bill Forsythe, Frances McDormand, Sam McMurray e Randall "Tex" Cobb.

Sinopse: o ex-presidiário H.I. McDonnough (Nicolas Cage) já foi preso tantas vezes que acabou se casando com a policial Edwina (Holly Hunter). Após algum tempo, descobrem que não podem ter filhos e decidem sequestrar um dos quíntuplos de um casal de milionários. As coisas se complicam quando o pai da criança oferece uma recompensa milionária para quem der pistas sobre os sequestradores e muita gente sai à procura do bebê, incluindo amigos e colegas do casal.
Crítica: o homem comum é posto em situações de perigo e, com o desenrolar da trama, vai se envolvendo em mais e mais confusões reviravoltantes. Mesmo mantendo essa premissa em seus filmes, os irmãos Coen conseguem, em sua primeira comédia, causar divertimento, suspense e surpresas, com um humor original.
Apesar de não alcançar o mesmo nível crítico e de humor de negro de outras obras, possui personagens e momentos muito cômicos.
A direção abusa das cenas de ação e o sequencial uso do zoom e afastamento da câmera passa ao público uma sensação de vertigem.
Assista! Vale a pena.

Avaliação: ***

Read more...

quarta-feira, 6 de abril de 1988

Pelle, o Conquistador (Pelle Erobreren)

País: Dinamarca/Suíça
Ano: 1988
Gênero: Drama
Duração: 150 min
Direção: Bille August
Elenco: Pelle Hvenegaard, Max Von Sydow, Eric Paaske e Kristina Tornqvist.

Sinopse: o jovem Pelle parte com o seu pai para a Dinamarca em busca de uma melhor qualidade de vida. Mas o que encontram são condições ainda precárias, no local onde parecia que iriam estabelecer suas vidas. Baseado no livro de Martim Anderson Nexo, intitulado Infância.

Curiosidade: vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e da Palma de Ouro em Cannes em 1989.

Crítica: o filme conta uma história simples, mas cativante, de um pai buscando uma vida melhor para ele e seu filho. Juntos enfrentam frio, fome, condições desumanas de trabalho e humilhações.
O cenário degradante vivido na época (final do século XIX), de suecos imigrando para a Dinamarca, é bem retratado.
As boas atuações comovem e os personagens crescem na trama que tem um bom roteiro.
Devido ao ano em que foi filmado, é preciso dar um desconto quanto à qualidade da imagem. Mas vale a pena conferir.

Avaliação: ***

Read more...

domingo, 3 de abril de 1988

O Último Imperador

Título original: The Last Emperor
País: China/Itália/Inglaterra/França
Ano: 1987
Gênero: Biografia, drama
Duração: 165 min
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: John Lone, Joan Chen, Peter O'Toole, Ying Ruocheng, Victor Wong, Dennis Dun, Maggie Han, Ryiuchi Sakamoto, Ric Young, Cary-Hiroyuki Tagawa, Vivian Wu, Henry O. e Jade Go.

Sinopse: adaptação da história real de Pu Yi, último imperador chinês, deposto no século XX quando um golpe revolucionário fez surgir a república na China. Nomeado imperador aos três anos de idade, Pu Yi viveu enclausurado na Cidade Proibida até os 24 anos quando foi forçado a abandonar o luxo e a segurança da realeza, passando a vivenciar as dificuldades e os sonhos daquele novo mundo além das muralhas do palácio. Tendo como pano de fundo as transformações políticas e sociais que atingiram a China entre o final do século XIX e a instituição do governo socialista de Mao Tsé-Tung em 1949.
Crítica: uma grande obra cinematográfica, em termos culturais e políticos. Com cenários grandiosos e paisagens exuberantes, é um espetáculo para os olhos. Um pouco extenso demais, mas necessário pela riqueza de informações e detalhes da história milenar da China.
Um retrato fiel do imperador Pu Yi. O diretor utiliza-se de verdadeiras poesias visuais para transmitir os sentimentos de um imperador simbólico tentando sobreviver em meio as circunstâncias tradicionalistas que o obrigaram a viver sem o amor familiar. Um filme épico inspirador!
Curiosidade: ganhou 4 Globos de Ouro e 9 Oscars (Melhor filme, diretor, fotografia, direção de arte, figurino, edição, trilha sonora, som e roteiro adaptado).
Avaliação: ****

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP