quarta-feira, 19 de maio de 1993

A Cidade da Esperança

Título original: City of Joy
País: França/Inglaterra/EUA
Ano: 1992
Gênero: Drama
Duração: 134 min
Direção: Roland Joffé
Elenco: Patrick Swayze, Pauline Collins, Om Puri, Sam Wannamaker, Shabana Azmi, Ayesha Dharker, Santu Chowdhury, Imran Badsah Khan e Art Malik.

Sinopse: o jovem médico americano Max Lowe (Patrick Swayze) decide largar a carreira e ir para a Índia. Lá ele reencontra uma razão para viver ao se deparar com a triste realidade de milhões de pessoas vivendo na mais absoluta pobreza, com atendimento médico precário, oprimidos por um gângster que domina a cidade de Calcutá. Adaptação da obra de Dominique LaPierre.

Crítica: um retrato realista e duro das mazelas vividas pela população pobre da Índia, que não são poucas.
Foi a melhor interpretação de Patrick Swayze.
Mais uma bela obra, contundente e crítica, do diretor Roland Joffé.

Avaliação: ***

Read more...

domingo, 2 de maio de 1993

1492 – A Conquista do Paraíso

Título original: 1492, Conquest of Paradise
País: EUA/França/Espanha
Ano: 1992
Gênero: Épico
Duração: 140 min
Direção: Ridley Scott
Elenco: Gérard Depardieu, Sigourney Weaver, Armand Assante, Fernando Rey, Angela Molina e Tcheky Karyo.

Sinopse: vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.

Crítica: tudo começa com a grande luta que o navegador teve que empreender para conseguir o apoio necessário para realizar a viagem, sofrendo restrições por parte dos religiosos, enfrentando o desdém dos políticos e a indiferença dos comerciantes. Somente com o apoio do banqueiro Santangél e da rainha Isabel da Espanha (protagonizada por Sigourney Weaver, um tanto quanto deslocada no papel), foi possível reverter sua perspectiva e permitir que ele viesse a inscrever seu nome na história.
O grande mérito do filme reside em nos colocar lado a lado com a trajetória de Cristóvão Colombo, acompanhando-o nas caravelas, sofrendo com ele os reveses de uma viagem longa e desgastante e triunfando com o desembarque em terras americanas em 1492. Aliás, a sequência da chegada é deslumbrante, os homens se jogando ao chão, os passos de Colombo, as cores das bandeiras e os sons que acompanham esse momento permitem-nos entender como foi grandioso esse acontecimento. A trilha sonora é excelente.
Como a história dos homens é marcada por vitórias e derrotas, os momentos de sofrimento e humilhações também são retratados, apesar de nem sempre muito reais.
A atuação de Gerard Depardieu como Colombo é convincente, mas a história nem tanto. Com cenas fantasiosas e romantizadas demais, a versão ficou um pouco superficial.
Mas, vale a pena assistir à película para ver como Colombo passou de homem festejado a inimigo do estado. Seus méritos como navegador são considerados indiscutíveis, porém, sua capacidade como administrador foi tida como insatisfatória. Alguns dos seus projetos em terras americanas fracassaram e as despesas realizadas tornaram-no indesejado na corte espanhola.

Avaliação: ***

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP