quarta-feira, 22 de junho de 1994

Filadélfia

Título original: Philadelphia
País: EUA
Ano: 1993
Gênero: Drama
Duração: 125 min
Direção: Jonathan Demme
Elenco: Tom Hanks, Antonio Banderas, Denzel Washington, Roberta Maxwell, Karen Finley, Charles Glenn, Mark Sorensen Jr., Jeffrey Williamson, Ron Vawter, Anna Deavere Smith, Stephanie Roth, Lisa Talerico, Joanne Woodward, Jason Robards e Robert Ridgely.

Sinopse: Andrew Beckett (Tom Hanks), um jovem e promissor advogado, recebe um duro golpe em sua carreira quando é demitido de uma prestigiada empresa de advocacia. A alegação é que seu trabalho não é satisfatório. Andrew sabe que a verdadeira razão é o fato dele ter AIDS. Determinado a defender sua dignidade e reputação profissional, Andrew contrata o advogado Joe Miller (Denzel Washington) para processar seus antigos patrões por sua demissão injusta. Inicialmente Joe está relutante em aceitar o caso. Apesar de ter crescido conhecendo as dores do preconceito, ele nunca antes tinha encarado seus próprios preconceitos contra a homossexualidade e a AIDS... até agora. Esses dois homens iniciam uma luta histórica e emocionante contra a intolerância e a ignorância da sociedade. Um está lutando por sua reputação, vida e por justiça. O outro, para enfrentar seus medos e tabus, bem como os de toda a sociedade. E ambos estão lutando por algo com uma importância única.
Crítica: o filme tem um excelente roteiro e uma comovente história, que questiona os preconceitos de toda uma sociedade. Tom Hanks está perfeito em seu papel de vítima doente, tão perfeito que recebeu o merecidíssimo Oscar de Melhor Ator, até então o primeiro de sua carreira.
Curiosidade: levou 2 estatuetas do Oscar em 1994: Melhor Ator (Tom Hanks) e Melhor Canção Original.
Avaliação: *****

Read more...

domingo, 12 de junho de 1994

Em Nome do Pai

Título original: In the Name of the Father
País: Irlanda/Reino Unido
Ano: 1993
Gênero: Biografia, drama
Duração: 133 min
Direção: Jim Sheridan
Elenco: Daniel Day-Lewis, Pete Postlethwaite, Mark Sheppard, Emma Thompson, Anna Meegan, John Lynch, Britta Smith e Don Baker.

Sinopse: Gerry era um pequeno delinqüente de Belfast, durante os anos 70. Depois de ir para a Inglaterra, é injustamente acusado como um dos quatro terroristas de Guildford, pegando prisão perpétua e descobrindo, aos poucos, suas forças mais profundas para lutar contra tal injustiça.
Crítica: um fato verídico e cruel muito bem trabalhado pelo diretor Jim Sheridan. O roteiro rico em detalhes e bem ajustado à atuação do elenco, principalmente pai e filho, vividos por Daniel Day-Lewis e Pete Postlethwaite, respectivamente.
Os personagens vão crescendo à medida que a trama avança e passa-nos toda a sensação de dor de pessoas que são punidas e humilhadas injustamente.
Um excelente cenário transporta-nos para o caos vivido naquela época de perseguições e prisões.
Convincente e dramático. Teve 7 indicações ao Oscar. Vale a pena ver!
Curiosidade: Gerry Conlon, o jovem irlandês interpretado magnificamente por Day-Lewis, escreveu o livro ''Proved Innocent'' na qual esse filme se baseia. Em 1973, Conlon e mais três amigos saem de Belfast para arrumar emprego em Londres. Eles se divertem, fumam maconha, dormem nas ruas e assaltam o apartamento de uma prostituta.
Ao mesmo tempo, os terroristas do IRA, um movimento revolucionário irlandês, explodem um pub em Guildford. A polícia britânica precisava encontrar os culpados. E prende os jovens que, depois de uma sessão de tortura física e psicológica, confessam um crime que não cometeram.
O caso ficou conhecido como os ''quatro de Guildford'' e mostrou um dos maiores equívocos judiciais da história da Inglaterra. Conlon, seus amigos e também seus familiares, incluindo o pai de Gerry, Giuseppe Conlon, foram condenados a 30 anos de prisão.
Avaliação: ****

Read more...

quinta-feira, 2 de junho de 1994

Gilbert Grape – Aprendiz de um Sonhador

Título original: What’s eating Gilbert Grape
País: EUA
Ano: 1993
Gênero: Drama
Duração: 118 min
Direção: Lasse Hallström
Elenco: Johnny Depp, Leonardo DiCaprio, Juliette Lewis, Mary Steenburgen, John C. Reilly, Darlene Cates, Laura Harrington e Mary Kate Schellhardt.

Sinopse: Gilbert (Johnny Depp) vive numa pequena cidade do interior. Sua família depende dele para tudo desde que o pai morreu: para sustentar a casa; para tomar conta do irmão Arnie (Leonardo DiCaprio, indicado ao Oscar de ator coadjuvante), que é retardado e vive arranjando problemas; para cuidar da mãe, que nunca sai de casa e tem um sério problema de obesidade. Ele trabalha numa mercearia e já não agüenta sua vida. Quando Becky (Juliette Lewis) e sua família aparecem na cidade, Gilbert se apaixona. Essa e outras mudanças abrem espaço para que ele veja esperança e beleza em sua vida.

Crítica: uma história sensível e inteligente, bem dirigida. Em torno dos personagens principais, vários acontecimentos se sucedem mantendo o espectador atento à tela.
Um drama comovente com atuações satisfatórias, especialmente de Johnny Depp e Leonardo DiCaprio (este surpreende por ser tão jovem e já demonstrando tanto talento).
É interessante destacar como a total inércia de Gilbert Grapes se contrasta com a mobilidade da jovem forasteira (Juliette Lewis). Ele é um jovem que sustenta o fardo familiar. Além disso, tem problemas na área afetiva e profissional. Sonha, sonha, mas nada parece mudar ou acontecer. Está preso ao lugar onde nasceu de várias maneiras.
A possibilidade de uma porta se abrir e mudar o seu futuro é mostrada com muita sutileza. E o final tem um forte significado.
Vale a pena assistir.

Avaliação: ****

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP