sábado, 30 de junho de 2001

Antes do Anoitecer

Título original: Before Night Falls
País: EUA
Ano: 2000
Gênero: Drama
Duração: 125 min
Direção: Julian Schnabel
Elenco: Javier Bardem, Olivier Martinez, Andrea Di Stefano, Johnny Depp, Sean Penn, Michael Wincott, Najwa Nimri, Hector Babenco e Diego Luna.

Sinopse: baseado no romance autobiográfico do escritor cubano Reinaldo Arenas, contando sua infância pobre numa área rural, a descoberta do dom para as letras, as dificuldades ante a censura do regime de Fidel Castro. Além da perseguição por ser dissidente político, Arenas chegou a ser preso por ser homossexual.

Crítica: uma excelente abordagem da Cuba Castrista, da cultura de seu povo e dos preconceitos vividos por quem ia contra o regime, por quem, segundo o governo, vivia na marginalidade, incluindo-se aí os homossexuais.
Forte, denso, doloroso e crítico, o longa deve grande parte do seu sucesso à interpretação sublime de Javier Bardem. Johnny Depp, apesar da curta aparição e vivendo dois personagens, cumpre muito bem seus papéis.
A adaptação do livro foi feita de forma exemplar, talvez faltando um pouco mais de objetividade somente.
O roteiro garante um bom início, um desenvolvimento envolvente, um final marcante e uma mensagem humana, muito humana.

Curiosidade: recebeu o Grande Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Ator (Javier Bradem) no Festival de Veneza de 2000.

Avaliação: ****

Read more...

quarta-feira, 20 de junho de 2001

Amores Brutos

Título original: Amores Perros
País: México
Ano: 2000
Gênero: Drama
Duração: 153 min
Direção: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Gael García Bernal, Emilio Echevarría, Goya Toledo, Álvaro Guerrero, Vanessa Bauche, Jorge Salinas e Adriana Barraza.

Sinopse: na Cidade do México, três diferentes histórias se interconectam através de uma tragédia: um acidente de carro que acaba modificando a vida de várias pessoas.
Crítica: “Amores Brutos” é cru e forte. Tem um roteiro louvável e interpretações muito realistas.
A história de seus diferentes personagens, que se encaixam perfeitamente durante a trama, se passa em um ambiente totalmente hostil. Como reféns desse mundo, são obrigados a dançar conforme a música. É uma questão de sobrevivência. A cidade é quase uma selva, há perigos e maldade por todo lado.
Os nervos estão sempre à flor da pele. As cenas, às vezes escurecidas, nos transferem a angústia sentida pelos protagonistas.
Um filme tocante ao extremo! Recomendo.
Curiosidade: é o mesmo diretor dos filmes ’21 Gramas’ e ‘Babel’.
Avaliação: ****

Read more...

Mundo Cão


Título original: Ghost World
País: EUA/Reino Unido/Alemanha
Ano: 2001
Gênero: Drama
Duração: 119 min
Direção: Terry Zwigoff
Elenco: Thora Birch, Scarlett Johansson, Steve Buscemi, Brad Renfro, Illeana Douglas, Bob Balaban, Stacey Travis, Charles C. Stevenson Jr., Dave Sheridan, Tom McGowan, Debra Azar, Brian George, Pat Healy e Rini Bell.

Sinopse: Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) são duas adolescentes recém-saídas do segundo grau que começam a enfrentar as incertezas da existência. Planejam um futuro, cheio de possibilidades, em que serão sempre amigas, mas logo percebem que a realidade da vida adulta é bem diferente do que imaginavam. Rebecca trabalha em um café, recebendo um salário baixo que ela espera que um dia vá ajudá-la a pagar o aluguel de um sonhado apartamento. Enid por sua vez frustra-se em seu curso de artes, no qual é esnobada por uma professora arrogante e por colegas pretensiosos. Mas é nesse ambiente que conhece Josh (Brad Renfro), um rapaz diferente que ela considera "a única pessoa decente no mundo".

Crítica
: aborda, com inteligência e leveza, a dificuldade de escolher, as dúvidas e as incertezas, na fase jovem da vida. Momento cheio de ideais e sonhos que, nem sempre, é como esperamos. A angústia de não saber o que queremos, ou de provar para todos a que viemos e para que servimos, é muito bem retratada pelas protagonistas Enid e Rebecca. Thora Birch que interpreta Enid está excepcional, assim como Brad Renfro, em um papel nunca visto antes.
O desenrolar dos acontecimentos envolvem o espectador de tal forma que passamos a torcer para que as duas encontrem o melhor caminho. O final deixa uma página em aberto. Não poderia ser de outra forma, afinal não temos como prever o futuro.

Avaliação
: **** 

Read more...

sexta-feira, 8 de junho de 2001

Meninos não choram

Título original: Boys don’t cry
Ano: 1999
País: EUA
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Direção: Kimberly Peirce
Elenco: Hillary Swank, Chloë Sevigny, Peter Sarsgaard, Brendan Sexton III, Alison Folland, Alicia Goranson e Matt McGrath.

Sinopse: baseado em fatos reais, este drama é uma adaptação da vida de Brandon Teena (Teena Brandon quando nasceu), uma mulher que escolheu viver como homem e sofreu trágicas consequências por causa disso. Em 1993, Brandon (Hilary Swank) mudou-se de Lincoln, Nebraska, para a comunidade de Falls City, onde apresenta-se como homem. Quando Brandon conhece a adolescente Lana (Chloe Sevigny), ambos imediatamente se envolvem emocionalmente. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem a público, a revelação ativa uma onda crescente de violencia na cidade.
Crítica: a trama atém-se aos fatos e é envolvente, graças ao trabalho de pesquisa e de investigação da diretora que ouviu pessoas envolvidas no caso, infelizmente iniciado com amor e finalizado com uma morte injusta. O filme deixa uma reflexão fantástica sobre a compreensão de um amor que, embora diferente, continua sendo amor. Não há exagero em nenhuma cena. Existe sim uma sensibilidade nas cenas amorosas e intensidade nas cenas mais violentas que, apesar de chocantes, não estão ali para causar sensacionalismo. Impossível não destacar a performance brilhante de Hillary Swank.
Curiosidade: Hillary Swank foi a ganhadora do Oscar 2000 de melhor atriz, pela atuação nesse filme.
Avaliação: ****

Read more...

domingo, 3 de junho de 2001

Senhorita


Título original: Mademoiselle
País: França
Ano: 2001
Gênero: Comédia, romance
Duração: 76 min
Direção: Philippe Lioret
Elenco: Sandrine Bonaire, Jacques Gamblin, Isabelle Candelier e Zinedine Soualem.

Sinopse: Claire (Sandrine Bonaire) é uma moça pacata e conservadora. Certo dia encontra Pierre, ator itinerante. Logo após conhecer Pierre (Jacques Gamblin), Claire perde o trem de volta para casa e é convidada pela troupe a viajar de carro. Durante o trajeto, Claire parece descobrir uma nova vida ao lado de Karim e Alice (Zinedine Soualem e Isabelle Candelier), e acaba envolvendo-se com Pierre. Após o breve encontro dos amantes, a tímida Claire já não é mais a mesma.

Crítica
: a mescla de romance e comédia é bastante equilibrada no filme. A trama dirigida por Phillippe Lioret é inteligente, criativa e com cenas extremamente naturais.
Sandrine Bonaire é uma excelente atriz, mas todo o elenco está afinado e cada um destaca-se fazendo sua parte.
Um acontecimento faz Claire lembrar-se de um dia importante e significativo, no qual ela fez mais do que em muitos anos da sua vida. Nesse flashback, é retratado como tudo aconteceu.
Leve, mas também reflexivo, uma história para pensar.

Avaliação
: *** 

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP