sábado, 13 de novembro de 2004

Má Educação

Título original: La Mala Educación
Ano: 2004
País: Espanha
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Fele Martínez, Gael Garcia Bernal, Daniel Giménez Cacho, Lluís Homar, Javier Cámara, Petra Martínez, Juan Fernandez, Alberto Ferreiro, Francisco Maestre, Leonor Watling, Nacho Pérez e Raul Garcia Forneiro.

Sinopse: Madri, 1980. Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro entitulado "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded lê o roteiro com profundo interesse.
Crítica: mais uma clamorosa película de Almodóvar, tanto em aspectos técnicos como artísticos. Com uma mistura de homenagem ao cinema noir e outra homenagem a si mesmo, retorna às raízes: piadas infames, sórdidas cenas de sexo, o realismo das relações humanas. Má Educação é uma história de idas e vindas no tempo, confunde o espectador e confunde o que é realidade de ficção (há um filme sendo rodado dentro do filme). O roteiro é propositalmente confuso, os personagens (atores excelentes) se misturam e mostram-se diferentes do que pareciam. Mesmo assim, Almodóvar faz um ótimo trabalho de direção e todos esses recortes no roteiro apenas servem para criar um clima maior de suspense – o que funciona muito bem, pois cada revelação é surpreendente. Tudo é sólido e bem estruturado. Difícil encontrar falhas. Com certeza, um dos seus melhores filmes.
Avaliação: *****

Read more...

segunda-feira, 1 de novembro de 2004

O Abraço Partido

Título original: El Abrazo Partido
País: Argentina/França/Itália/Espanha
Ano: 2004
Gênero: Drama
Duração: 97 min
Direção: Daniel Burman
Elenco: Daniel Hendler, Adriana Aizemberg, Jorge D'Elia, Sergio Boris e Diego Korol.

Sinopse: Ariel (Daniel Hendler) é um jovem de vinte e poucos anos, que largou a faculdade e ainda vive às custas da mãe (Adriana Aizemberg). Sua vida gira basicamente em torno de dois locais: a loja de lingeries de sua mãe e o cybercafe local, onde costuma encontrar sua namorada. Ariel sempre estranhou o fato de nem sua mãe nem seu irmão falarem sobre seu pai, que nos anos 70 partiu para lutar na Guerra do Yom Kippur, em Israel, e nunca mais retornou. Com a crise econômica instalada na Argentina, que força o fechamento de várias lojas tradicionais no bairro onde está a loja de sua mãe, os amigos de Ariel sonham em conseguir a cidadania européia e partir do país em busca de emprego. Ariel também tem este sonho, mas cada vez mais alimenta o desejo de conhecer seu pai e também a verdade sobre seu afastamento da família.

Crítica: o filme poderia se passar em qualquer lugar, mas a história é chata, sem emoção e, com o ritmo lento e sem grandes acontecimentos, tornou-se bastante monótono, mesmo com a boa interpretação de seu elenco.
Dessa vez, o diretor não acertou.

Avaliação: **

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP