Muito Mais Que Um Crime
Título original: Music Box
País: EUA
Ano: 1989
Gênero: Drama
Duração: 124 min
Direção: Costa-Gravas
Elenco: Jessica Lange, Armin Mueller-Stahl, Frederic Forrest, Donald Moffat, Lukas Haas, Cheryl Lynn Bruce, Mari Töröcsik, J.S. Block, Sol Frieder e Michael Rooker.
Sinopse: quando seu pai Mike Laszlo (Armin Mueller-Stahl) é acusado de ter cometido centenas de crimes de guerra na Hungria, e ameaçado de deportação, a talentosa advogada criminalista Anne Talbot (Jessica Lange) sai em sua defesa. Mas o julgamento é levado para Budapeste e as evidências que surgem levantam sérias dúvidas sobre a inocência do pai.
Crítica: Costa Gravas é um cineasta grego, naturalizado francês, conhecido por seus filmes de denúncia política. ‘Muito Mais Que Um Crime’ é mais um ótimo trabalho que revela atrocidades cometidas durante o nazismo.
Sob a justificativa do “fiz apenas o que me mandaram”, “trabalhava apenas no escritório” ou simplesmente omitindo toda a verdade a fim de apagar os erros do passado, muitos homens que cometeram crimes contra a humanidade viveram suas vidas tranquilamente, tendo fugido do país natal.
Aqui, a denúncia parte do governo húngaro e revela uma realidade dura e crua à medida que uma filha defende o pai das acusações no tribunal, acreditando cegamente na sua inocência.
As interpretações são boas, sobretudo das testemunhas relatoras dos atos desumanos cometidos contra eles mesmos, parentes e amigos.
O roteiro bem conduzido, com uma sequência dinâmica de informações e acontecimentos e um desfecho forte, demonstra o quanto é importante manter viva a lembrança de um passado que não pode nem deve ser esquecido.
Vale a pena assistir.
Avaliação: ***
0 comentários:
Postar um comentário