terça-feira, 14 de maio de 1996

A Letra Escarlate

Título original: The Scarlet Letter
País: EUA
Ano: 1995
Gênero: Drama
Duração: 136 min
Direção: Roland Joffé
Elenco: Demi Moore, Gary Oldman, Robert Duvall, Lisa Jolliff-andoh, Edward Hardwicke e Robert Prosky.

Sinopse: em 1666 em Massachussetts (EUA), a bela Bay Colony (Demi Moore) é casada com um médico (Robert Duvall). Mudando-se para o vilarejo antes do marido com a incumbência de providenciar um lar para o casal, ela apaixona-se por um reverendo (Gary Oldman), que retribui os sentimentos. Quando ela supõe que seu marido foi morto pelos índios, Bay se sente livre e acaba ficando grávida do reverendo. Recusando-se a dizer o nome do filho, é obrigada a usar um "A" de adúltera bordado em cores vermelhas em suas roupas, como símbolo de sua vergonha perante a sociedade local.

Crítica: apesar de dirigido pelo competente Roland Joffé, a adaptação do clássico da literatura (obra de Nathaniel Hawthorne) decepcionou um pouco, devido a algumas atuações nã muito convincentes, como Demi Moore e Rober Duvall, que vive o marido traído. Já Gary Oldman atua com competência.
De qualquer forma, vale a pena assisti-lo pelo momento histórico-cultural em que se passa a trama: a Inglaterra se encontrava sob o domínio do rei Carlos II. Navios apinhados de gente aportavam a todo o momento no Novo Mundo. Pessoas vinham em busca de liberdade, fugindo da perseguição religiosa de sua terra natal. O filme mostra em detalhes a situação da mulher na sociedade vigente.
Aspectos interessantes são o figurino e a belíssima trilha sonora composta pelo britânico John Barry, responsável por diversas trilhas no cinema. Já foi premiado com 6 Oscar nos filmes: Cotton Club, Perdidos na Noite, Dança com Lobos, Entre Dois Amores, O Leão no Inverno e Born Free.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP