sábado, 30 de agosto de 1997

Caráter

Título original: Karakter
País: Holanda
Ano: 1996
Gênero: Drama
Duração: 119 min
Direção: Mike Van Diem
Elenco: Jan Decleir, Fedja van Huet, Betty Schurman, Tamar van den Dop, Victor Löw e Hans Kesting.

Sinopse: na Roterdã dos anos 20, Drevenhaven, um rígido e temível oficial de justiça, é assassinado. Um jovem advogado, Jacob Katadreuffe (Fedja Van Huet), é preso como o principal suspeito. Interrogado pelos policiais, ele nega e faz uma grande revelação: Drevenhaven era seu pai. A história é então contada em flaskback: a mãe de Jacob teve um caso com Drevenhaven mas se recusou a casar com ele. Por sua vez, Drevenhaven não assume a paternidade. Com muito esforço, Jacob vence erros e obstáculos para subir na vida, mas seu pai sempre aparece em seu caminho, com frieza e críticas, aparentemente se recusando a ajudar e, ainda, atrapalhando Jacob. Com ambição e emoções densas, eles se tornam rivais e os erros levam a conseqüências inesperadas. Adaptado do livro de Ferdinand Bordewijk.
Crítica: o cenário é cuidadosamente ambientado nos anos 20. O bom suspense gira em torno da relação estranha entre um pai e seu filho bastardo. Jacob passa por várias dificuldades. Com um pai ausente e uma mãe calada e aparentemente distante, ainda tem que enfrentar a falta de emprego e dinheiro. Com muito esforço, ele consegue estudar e se graduar, mas com um pai sempre à sombra. As atuações são um pouco teatrais, prejudicando o fluir natural da trama. A adaptação de um livro para um filme é sempre delicado, principalmente quando se precisa transpor para as telas as emoções e o comportamento humano. Difícil explicar o motivo que leva a tanta competição e discórdia entre pai e filho. Faltou essa conexão, o que comprometeu a sustentabilidade da história.
Curiosidade: vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1997, derrotando o filme brasileiro “O Que é Isso, Companheiro?”, de Bruno Barreto.
Avaliação: ***

Read more...

sábado, 2 de agosto de 1997

Fargo – Uma Comédia de Erros

Título original: Fargo
País: EUA
Ano: 1996
Gênero: Comédia, drama, suspense
Duração: 98 min
Direção: Joel Coen e Ethan Coen
Elenco: William H. Macy, Frances McDormand, Steve Buscemi, Peter Stormare, Kristin Rudrüd, Harve Presnell, Tony Denman, Larry Brandenburg, John Carroll Lynch, Bruce Bohne e Steve Park.

Sinopse: em 1987 em Fargo, no Dakota do Norte, o gerente (William H. Macy) de uma revendedora de automóveis, ao se ver em uma delicada situação financeira, elabora o seqüestro da própria esposa (Kristin Rudrüd) e faz um acordo com dois marginais, que ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo seu sogro, um homem muito rico. Mas uma série de acontecimentos não previstos cria logo de início um triplo assassinato e uma chefe de polícia grávida (Frances McDormand) tenta elucidar o caso, enquanto mais mortes continuam a ocorrer.
Crítica: o texto trabalha de forma brilhante os elementos absurdos do crime, fazendo comédia com a sua dimensão bizarra. Fargo é um retorno dos autores a suas origens interioranas. Eles jogam com os maneirismos, cadência e expressões locais. Combina-se a narrativa sobre crime e cobiça a uma crítica ácida sobre um lugar vazio, de pessoas vazias, mas que pode gerar uma tragédia amoral. Os irmãos Coen já são famosos por seus filmes de qualidade. Aqui, a mistura de comédia e suspense funciona muito bem e com uma excelente interpretação de Frances Macdormand.
Curiosidade: no Oscar de 1997, agraciado com as estatuetas de Melhor Atriz (Frances McDormand) e Melhor Roteiro Original.
É o primeiro roteiro que a dupla escreve a partir de um evento real: um crime ocorrido na cidadezinha interiorana de Fargo (no estado americano de Minnesota), no gélido inverno de 1987.
Avaliação: ****

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP