quinta-feira, 9 de abril de 1998

O Advogado do Diabo

Título original: Devil's Advocate
País: Alemanha/EUA
Ano: 1997
Gênero: Drama, suspense
Duração: 144 min
Direção: Taylor Hackford
Elenco: Keanu Reeves, Jeffrey Jones, Al Pacino, Charlize Theron, Judith Ivery, Craig T. Nelson e William Hill.

Sinopse: Kevin Lomax (Keanu Reeves) é um promissor advogado de uma cidade americana que está no ponto mais alto de sua carreira. Sempre ganha os casos, sem se importar com a veracidade das provas. É querido pelos amigos e amado pela esposa Mary Ann (a bela sul-africana Charlize Theron). Tem uma vida considerada perfeita pelo famoso American Way of Life. É quando, durante uma festa, ele recebe um convite para trabalhar em Nova York na empresa de Jonh Milton (Al Pacino) um poderoso advogado da metrópole. De mala e cuia, Kevin parte para a big apple junto com a esposa e entra num mundo de riqueza e glamour. Mora em um apartamento espaçoso e confortável, é convidado para festas da sociedade nova iorquina e tem os mais ricos clientes, grandes empresários de Manhattan. É claro que não podia ser tudo perfeito e logo ele descobre que está defendendo a pior escória da humanidade e que seu chefe é mais diabólico do que parece.
Crítica: exemplo de bom filme. É tenso, grandioso, assustador. Mais que isso, muito reflexivo. Evoca discussões antigas do caráter do ser humano como livre arbítrio, vaidade, cobiça e desonestidade. É um filme que choca, faz o espectador parar para pensar no que acabou de ver, ter uma reação, podendo ser positiva ou negativa.
A pressão crescente sobre o protagonista (Kevin) é angustiante e isso é passado para quem assiste à trama, o que se deve, é claro, ao ótimo roteiro e elenco. Keanu Reeves é o mesmo de sempre, com uma atuação correta que não prejudica o andamento do filme. Já Al Pacino está de tirar o chapéu, com um personagem extremamente divertido e canastrão. E Charlize Theron, esposa de Kevin, é um personagem crucial que tem boa parte das melhores cenas. Sua personagem vai perdendo a sanidade ao longo do filme, ela vê o que está acontecendo e nada pode fazer para impedir.
Não é uma obra-prima, mas com certeza um dos mais marcantes do cinema. Uma aula sobre a natureza humana. Com boa direção e roteiro, esbanja qualidade.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP