domingo, 10 de outubro de 1999

Dia D – Operação Overlord

Título original: D-Day Conde Name - Overlord
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: documentário
Duração: 273 min
Direção:
Elenco: -

Sinopse: Seis de junho de 1944. Nessa data, o Dia D, o Comando Aliado inicia a maior ação terra, ar e mar da história das guerras. Trata-se da Operação Overlord, uma tremenda e complexa manobra militar arquitetada para livrar a Europa de Hitler e da opressão nazista.
O elemento surpresa tinha que funcionar perfeitamente. Os alemães acreditavam que tudo ocorreria em Calais, mas o local escolhido foi a Normandia, a 32 km da Inglaterra, através do estreito de Dover.

Crítica: um documentário completo (por isso mesmo, extenso) do dia D, da invasão da Normandia e da libertação de Paris. Uma história real com imagens raras e reais e entrevistas com veteranos da guerra e comentários de grandes historiadores. Um documento único sobre a maior barbárie de todos os tempos.

Avaliação: ****

Read more...

terça-feira, 28 de setembro de 1999

Homo Sapiens

Título original: Homo Sapiens 1900
País: Suécia
Ano: 1998
Gênero: Documentário
Duração: 88 min
Direção: Peter Cohen
Elenco: -

Sinopse: o documentário mapeia a eugenia (ciência que estuda as condições mais propícias à reprodução e melhoramento da raça humana) desde o seu surgimento. Mostra como, na Europa e nos Estados Unidos, ela transformou-se em ferramenta de trabalho dos racistas, abrigados sob as bandeiras do fascismo e do nazismo.
Crítica: o diretor conseguiu garimpar preciosos documentos de época que demonstram como o nazismo e o stalinismo fizeram mau uso da eugenia para atingir seus propósitos de raça pura.
Um trabalho minucioso e válido, com informações e imagens que chocam. Um convite à reflexão profunda sobre a ação humana.
Avaliação: ***

Read more...

sexta-feira, 27 de agosto de 1999

A Confissão

Título original: The Confession
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Direção: David Hugh Jones
Elenco: Ben Kingsley, Amy Irving, Ryan Marsini, Alec Baldwin, Boyd Gaines e Anne Twomey.

Sinopse: Fertig (Ben Kingsley), é um judeu ortodoxo de meia-idade que assiste seu filho pequeno morrer de apendicite aguda por negligência médica. Seis semanas depois, decide fazer justiça por conta própria, matando o médico, a enfermeira e o recepcionista do hospital. Em seguida, para espanto de sua esposa (Amy Irving), assume a culpa e entrega-se à justiça. É a deixa para entrar em cena Roy Bleakie (Alec Baldwin), no papel do advogado ambicioso que assume a defesa de Fertig. Sem nenhuma preocupação ética, ele apenas espera vencer o caso e garantir sua candidatura ao cardo de promotor. O conflito surge quando, apesar de Baldwin recomendar que seu cliente alegue insanidade, o próprio Fertig recusa-se a fazê-lo, já que isso faria seu ato extremo perder todo o sentido. Esse impasse moral e religioso esquenta ainda mais quando é introduzida uma trama política, que envolve chantagem comercial no abastecimento de água de Nova York, aumentando mais a importância do caso.

Crítica: aborda temas importantes para reflexão em áreas como direito, religião, moral e política, a saber: argumentos acerca da lógica do homicídio, o dilema entre punir e tratar, as fronteiras rasuradas entre o jurídico e o terapêutico (entre imputabilidade e insanidade), bem como a noção de culpabilidade e suas ambigüidades morais, religiosas e sociais, dentre outros.
Envolvente, intrigante e perturbador, levanta muitos questionamentos. Mostra as fragilidades humanas e o quanto é difícil julgar.
Um bom filme, apesar de alguns clichês, sobretudo para os aprendizes e aplicadores do direito em geral.

Avaliação: ***

Read more...

segunda-feira, 19 de julho de 1999

Senta a Pua!

Título original: Senta a Pua!
País: Brasil
Ano: 1999
Gênero: Documentário
Duração: 112 min
Direção: Erik de Castro
Elenco: -

Sinopse: história do primeiro esquadrão aéreo brasileiro com participação decisiva na vitória dos aliados no antigo continente, contra o nazismo, durante a Segunda Guerra Mundial.

Crítica
: um ótimo documentário sobre uma história pouco conhecida. Enriquecido com depoimentos reveladores e detalhistas, imagens e fotos de arquivo e, ainda, recursos técnicos e digitais que utilizam ilustrações para simular imagens não mais existentes.
Muito bem dirigido e editado. Vale a pena conferir. 

Avaliação
: ***

Read more...

segunda-feira, 5 de julho de 1999

Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos

Título original: Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios
País: Espanha
Ano: 1998
Gênero: Comédia
Duração: 89 min
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano, Rossy De Palma,
María Barranco, Kiti Manver, Fernando Guillén e Guillermo Montesinos.

Sinopse: Madri. Pepa Marcos (Carmen Maura), uma atriz que está grávida, mas ninguém sabe, é abandonada pelo seu amante Ivan (Fernando Guillén) e desespera-se tentando encontrá-lo, para exigir explicações. Enquanto tenta falar com ele recebe a visita de Candela (María Barranco), uma amiga que se apaixonou por um desconhecido e, agora, que descobriu que ele é um terrorista xiita teme ser presa. Mais tarde chega ao apartamento Carlos (Antonio Banderas), o filho de Ivan. Ele está acompanhado de Marisa (Rossy de Palma), sua noiva, pois os dois estão procurando um imóvel para alugar. Marisa sem saber bebe um gaspacho cheio de soníferos, que Pepa tinha preparado para Ivan, mas uma confusão realmente acontece quando fica claro que Ivan vai para Estocolmo com outra mulher, Paulina Morales (Kiti Manver) e Lucia (Julieta Serrano), a esposa de Ivan, planeja matá-lo. Apesar de ter sido preterida, Pepa fará de tudo para salvar a vida do amante.

Crítica: roteiro criativo, situações inusitadas e personagens surreais são comuns nos filmes de Almodóvar.
O filme é engraçado e as histórias entrelaçam-se confusamente. O elenco afinado garante a fluidez da trama.
O diretor espanhol começava aqui a trilhar seu caminho para o estrelato e o reconhecimento mundial.

Avaliação: ***

Read more...

quarta-feira, 30 de junho de 1999

Shakespeare Apaixonado

Título original: Shakespeare in Love
País: EUA/Inglaterra
Ano: 1998
Gênero: Comédia romântica
Duração: 122 min
Direção: John Madden
Elenco: Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow, Geoffrey Rush, Judi Dench, Simon Callow, Ben Affleck, Rupert Everett e Colin Firth.

Sinopse: comédia romântica que se passa em 1593, mas com ares dos anos 90. Tudo começa quando o jovem Will Shakespeare (Joseph Fiennes) depara-se com uma provação: o bloqueio da criatividade. Não importa o quanto tente, ele não consegue buscar entusiasmo para escrever uma nova peça teatral. Mas então, num momento extraordinário em que a vida imita a arte, ele apaixona-se por Lady Viola (Gwyneth Paltrow), uma mulher que o faz viver sua própria aventura de amor. Crítica: no filme há dois enredos paralelos: a história de Shakespeare se apaixonando e, nesse amor, encontrando inspiração para descrever o amor de Romeu e Julieta. Construir uma peça dentro de um filme é um recurso interessante, mas não representa exatamente uma novidade: o próprio Shakespeare utilizou esse artifício, colocando uma peça dentro de outra (em Hamlet, por exemplo).
Gwyneth Paltrow faz a personagem Viola, uma jovem rica, apaixonada pelo teatro, e pela qual Will (Shakespeare) se apaixona. Viola ama tanto o teatro que se disfarça de rapaz para conseguir fazer um papel na peça de William. Vale lembrar que, nessa época, denominada com justiça Era Elisabetana, o teatro constituía uma atraente diversão para o povo em geral, contudo representar era algo totalmente proibido às mulheres, sendo os papéis femininos interpretados por rapazes travestidos de mulher. O diretor mostra que, mais que musa e amada de Will, Viola é uma personagem paralela à da rainha Elisabeth, com vários pontos comuns entre as elas: a renúncia ao amor em nome do dever e da posição social, a paixão e o devotamento ao teatro e o desempenho de trabalhos masculinos – a rainha, dando ao reino britânico a hegemonia que este nunca tivera antes; e Viola, salvando simbolicamente o teatro e a arte, pois, ao representar o papel de Romeu, torna possível a apresentação da peça naquele momento. As duas: mulheres à frente de seu tempo, cultas, inteligentes, arrojadas. São palavras de Elisabeth: “Eu sei o que significa para uma mulher exercer a tarefa de um homem”. Uma bela produção, um belo filme.
Curiosidade: em 1999, levou 5 Oscars, inclusive o de melhor filme e melhor atriz (Gwyneth Paltrow).
Avaliação: ****

Read more...

sábado, 12 de junho de 1999

Corra, Lola, Corra

Título original: Lola Rennt
País: Alemanha
Ano: 1998
Gênero: Ação
Duração: 81 min
Direção: Tom Tykwer
Elenco: Franka Potente, Moritz Bleibreu, Herbert Knaup, Armin Rohde, Joacim Krol e Nina Petri.

Sinopse: Lola (Franka Potente) corre alucinadamente durante quase todos os 81 minutos de projeção. Sua epopéia começa quando seu namorado, Manni (Moritz Bleibtreu), se mete em uma encrenca com mafiosos. Como todos os dias, Manni espera pela namorada punk de cabelo laranja, Lola, que vai buscá-lo de moto no final do expediente. Neste dia, ela não vem. Sem a carona, Manni resolve pegar o metrô levando uma sacola com 100 mil marcos. Manni acaba saindo do metrô. Na correria, esquece a sacola dentro do trem. Manni, azarado, tem um encontro com seu chefe em 20 minutos para lhe entregar o dinheiro. Desesperado, telefona para Lola. A garota apaixonada sai em desparada, correndo pelas ruas, à procura do dinheiro. O problema é que ela só tem 20 minutos para isto.

Crítica: ágil, moderno e surpreendente. O filme é fiel ao título. Lola corre quase durante toda a duração da fita. A grande sacada é o que o diretor Tom Tykwer conta a jornada de Lola em três histórias. A cada vez, pequenas diferenças alteram por completo o destino de todos os que cruzam seu caminho. Lola e o namorado possuem três tentativas, três chances distintas. Se fracassam, basta começar tudo de novo.
Num ritmo de videogame, misturando cinema, vídeo e animação, Lola corre. Corre pelas ruas, pela calçada, prédios, enfrentando diversas situações, desviando dos obstáculos.
O visual inovador e a narrativa, sempre corrente, são o grande diferencial da obra.
Além das diferentes mídias utilizadas pelo diretor, a pluralidade de estilos faz com que a obra seja imbatível. Misto de ação e romance moderno, Corra Lola, Corra é uma produção imperdível. Se ainda não viu, corra para ver.

Curiosidade: o jovem cineasta, Tom Tykwer, foi quem fez o roteiro, produziu e compôs a trilha de música eletrônica.
De um custo estimado em US$ 2 milhões, ‘Corra Lola, Corra’ arrecadou US$ 14 milhões somente na Alemanha. No final de semana de estréia nos EUA, em míseras cinco salas, embolsou US$ 100 mil. Duas semanas depois, já ultrapassava US$ 1 milhão.

Avaliação: ****

Read more...

quinta-feira, 10 de junho de 1999

Amor Além da Vida

Título original: When Dreams May Come
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Romance
Duração: 113 min
Direção: Vincent Ward
Elenco: Robin Williams, Annabella Sciorra, Cuba Gooding Jr. e Max Von Sydow.

Sinopse: Chris Nielsen (Robin Williams), Annie (Annabella Sciorra), sua esposa, e os filhos do casal fazem uma família feliz. Mas os jovens morrem em um acidente e o casal é bastante afetado, principalmente Annie. No entanto, eles superam a morte dos filhos e conseguem levar suas vidas adiante, mas quatro anos depois é a vez de Chris morrer em um acidente e ser mandado para o Paraíso. Mas não um Céu com arcanjos e harpas, pois lá cada um tem um universo particular e o dele é uma pintura (sua mulher coordenava uma galeria de arte). Enquanto tenta entender o Paraíso, onde tudo pode acontecer, bastando que apenas deseje realmente, Chris fica sabendo que Annie, dominada pela dor, comete suicídio. Assim, ele nunca poderá encontrá-la, pois os suicidas são mandados para outro lugar. Mesmo assim decide tentar achá-la, apesar de ser avisado que mesmo que a encontre, ela nunca o reconhecerá.
Crítica: um filme sobre o amor em sua forma mais pura, onde tudo suporta e tudo supera. Mostra vários fundamentos da doutrina espírita, tais como a psicografia, a influência dos espíritos sobre as pessoas encarnadas, as conseqüências do suicídio, o poder do pensamento e os diferentes planos espirituais. Apesar das falhas no conteúdo espírita (especialmente no caso do suicídio), tem um bom enredo e possui uma fotografia belíssima.
A humanidade que os atores emprestam aos personagens se encaixa perfeitamente nos cenários impressionistas do longa. As paisagens – quadros convertidos em realidade – são de uma beleza incrível. A direção de arte caprichou nos cenários de paraíso e inferno.
As situações, os diálogos e as interpretações são bastante realistas e mensagens otimistas soam naturais.
Avaliação: ***

Read more...

sexta-feira, 21 de maio de 1999

O Resgate do Soldado Ryan

Título original: Saving Private Ryan
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Ação, drama, guerra
Duração: 170 min
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Tom Hanks, Edward Burns, Jeremy Davies, Matt Damon, Tom Sizemore, Vin Diesel, Adam Goldberg, Barry Pepper, Giovanni Ribisi, Dennis Farina e Ted Danson.

Sinopse: o Capitão John Miller (Tom Hanks), após desembarcar na praia de Omaha, na costa Francesa, em 06 de Junho de 1944 (o Dia D), onde perde a maioria dos seus homens, recebe a missão de resgatar com vida o soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Porém, John não sabe se Ryan está vivo ou morto ou se foi capturado pelo inimigo, mas sai à procura do soldado levando consigo sete homens, entre eles o médico Wade (Ribisi) e um intérprete de francês e alemão, o Cabo Upham (Davies).
Crítica: causou grande comoção nos primeiros 20 minutos, tidos como os mais violentos da história do cinema. Sem dúvida, há mais sangue ali do que se costuma se ver. Mas há de se convir também que aquela seqüência inicial representa apenas uma parte do que realmente aconteceu no dia 06 de junho de 1944, o Dia D.
A Operação Overlord liberou o norte da França da ocupação nazista dividindo-se em cinco áreas: Omaha e Utah para as tropas americanas e Gold, Juno e Sword para os britânicos e canadenses. Nas primeiras horas daquele dia, enquanto ainda estava escuro, centenas de pára-quedistas foram lançados em territórios franceses, para minar as forças alemãs e facilitar o ataque que viria do mar. É claro que nem tudo saiu como planejado e muita gente morreu sem nem mesmo ter dado um tiro contra o exército de Hitler.
E foi na praia de Omaha que a infantaria liderada pelo fictício Capitão John Miller (Tom Hanks) desembarcou e foi massacrada pelos nazistas. O próprio Spielberg confessou que seu intuito não era o de glamourizar o que tinha acontecido, mas sim mostrar da forma mais fiel possível como foi o início da invasão. E, realmente ele conseguiu. Logo que os primeiros centímetros da frente das embarcações começa a se abrir, os tiros começam a voar na direção dos americanos. Para muitos, aquela era a primeira missão e sequer puderam molhar os pés no mar francês. As cenas aquáticas e as explosões são excelentes do ponto de vista técnico. Além do efeito visual, demonstram a qualidade de som utilizado. Dentro do mar, há um silêncio quase confortante no meio de todo aquele mar vermelho. De um destes estouros vem uma das visões mais estarrecedoras e comuns daquele momento. Capitão Miller não consegue ouvir um de seus subalternos chamando-o. Está perdido, sem saber o que fazer, ou para onde ir... e ele é um dos líderes de campo. Ninguém estava preparado para aquilo. Tom Hanks demonstra nesta cena como é um magnífico ator, e Spielberg muda mais uma vez a história do cinema.
Passados os 20 minutos da chegada no continente europeu, começa a narrativa que dá título ao filme. A missão de resgate ao tal soldado Ryan tem início assim que o alto comando do exército americano fica sabendo que três dos quatro irmãos Ryan morreram durante a invasão. O paradeiro do quarto, o pára-quedista James Ryan, é incerto e cabe ao Capitão Miller e alguns de seus homens descobrir onde ele está e fazê-lo voltar para os Estados Unidos. O argumento escrito pelo roteirista Robert Rodat mistura ficção e realidade. Enfim, a produção e a direção excelente, os efeitos visuais perfeitos, a riqueza de detalhes, o cenário construído de forma sublime e o elenco afiadíssimo são mais que razões suficientes para assistir a esse clássico de Spielberg.
Curiosidade: como não existe uma grande quantidade de uniformes intactos da Segunda Guerra, foram costurados 3 mil conjuntos idênticos aos utilizados na época, além de 2 mil botas. As 2 mil armas levaram cerca de três meses para ficarem prontas e muitos dos veículos anfíbios que se vê em cena tiveram que vir dos Estados Unidos, pois os que estavam na Europa também não tinham condições de uso. Cerca de 750 homens extras (muitos deles haviam participado da filmagem de Coração Valente) foram chamados para trabalhar como figurantes.
Em 1999, foi vencedor do Oscar de Melhor Direção, Montagem, Fotografia, Som e Edição de Som.
Avaliação: *****

Read more...

quarta-feira, 19 de maio de 1999

Encontro Marcado

Título original: Meet Joe Black
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Romance
Duração: 186 min
Direção: Martin Brest
Elenco: Brad Pitt, Anthony Hopkins, Claire Forlani, Jake Weber e Marcia Gay Harden.

Sinopse: em Nova York, uma médica residente (Claire Forlani) conhece por acaso um recém-chegado na cidade (Brad Pitt). Eles se sentem atraídos, mas logo após se despedirem ele morre em um acidente. Em seguida, a própria Morte decide por utilizar o corpo desta vítima e vai falar com um magnata da mídia (Anthony Hopkins), dizendo que está ali para levá-lo mas, como pretende conhecer os hábitos dos humanos, propõe retardar esta partida se o milionário tornar esta "férias" interessantes e instrutivas. Ironicamente, a filha do magnata é a jovem médica que tinha se sentido atraída por um desconhecido no início da história. Seria impossível para ela imaginar que estava diante da Morte, que apenas utilizava naquele momento aquele corpo como invólucro, mas outra coisa inimaginável também acontece: a Morte se apaixona pela filha do milionário.

Crítica: uma refilmagem do clássico ‘Uma Sombra que Passa’, de 1934. Mas aqui o romance, que tem uma mensagem bonita, não atinge seus propósitos.
O filme é longo demais e, em muitas cenas, é bem monótono (o original possuía apenas 78 minutos).
Situações são mal exploradas e há personagens mal trabalhados. Ou seja, não convence, sendo esse seu maior defeito. Com uma trama tão forçada era preciso nos fazer acreditar que Brad Pitt representava a morte em seu personagem, o que infelizmente não acontece em momento algum. E a culpa não é de Brad Pitt (ele até está bem no papel), mas das circunstâncias estranhas que foram criadas e dos sentimentos mal explorados.
O longa até tem diálogos inteligentes, com momentos que nos levam a pensar no que realmente nos move no mundo: trabalhar para viver, viver para trabalhar e vencer, ou ter uma vida na qual, se fechássemos os olhos amanhã, descobriríamos que teria valido a pena cada minuto.

Avaliação: ***

Read more...

segunda-feira, 17 de maio de 1999

Gênio Indomável

Título original: Good Will Hunting
País: EUA
Ano: 1997
Gênero: Drama
Duração: 126 min
Direção: Gus Van Sant
Elenco: Matt Damon, Robin Williams, Ben Affleck, Minnie Driver, Stellan Skarsgård, Casey Affleck e Cole Hauser.

Sinopse: o drama é sobre o rebelde Will Hunting (Damon), um garoto dotado de grande inteligência que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros, só que guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, porém, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.
Crítica: o roteiro engenhosamente construído gerou um excelente filme. Bons diálogos, principalmente entre Hunting e seu terapeuta; atuações convincentes (destaque para Matt Damon); e sem pieguices. Algumas cenas são desnecessárias, mas esse excesso não compromete a mensagem do longa. Imperdível!
Curiosidade: vencedor dos Oscars de Melhor Roteiro Original e de Melhor Ator Coadjuvante (Williams), em 1998.
Matt Damon e Ben Affleck são amigos de infância. Escreveram juntos o roteiro.
Avaliação: ****

Read more...

domingo, 2 de maio de 1999

O Grande Lebovski

Título original: The Big Lebovski
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Comédia
Duração: 117 min
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, Steve Buscemi, David Huddleston, Philip Seymour Hoffman, Tara Reid, Philip Moon, Mark Pellegrino, Peter Stormare, Flea, Torsten Voges, Jimmie Dale Gilmore, Jack Kehler e John Turturro.

Sinopse: Jeff Lebowski (Jeff Bridges) gosta de ser chamado de O Grande Lebowski. Acha-se o cara mais esperto do pedaço, quando na verdade é um desocupado que gasta o seu tempo ouvindo Rock dos anos 60 e jogando boliche. Mas sua vida vai mudar. Confundido com um milionário da Califórnia, ele se vê envolvido com bandidos da pesada, advogados atrapalhados, detetives, seqüestradores e, como se não bastasse, com a polícia. Com sua vida ameaçada, Lebowski procura seu amigo Walter (John Goodman), um veterano do Vietnã que irá ajudá-lo com seus métodos pouco ortodoxos.

Crítica: na mesma linha do filme Fargo (tambgém dos irmaõs Coen), O Grande Lebowski resgata a imagem do americano comum, aquele que não participa diretamente das ações sociais, políticas e econômicas do país.
Sujo, maltrapilho, bêbado e drogado, o desempregado Jeff Lebowski (Jeff Bridges) encarna o herói às avessas, o capitão anti-América, que luta, em plena crise da Guerra do Golfo, pela menos nobre das causas: reaver o prejuízo de seu tapete urinado.
As discrepâncias aparecem logo na abertura. Enquanto o narrador descreve a vida besta de Lebowski ("o homem mais preguiçoso da cidade"), a câmera percorre a terra árida do oeste americano até desvendar o complexo urbano de Los Angeles. Ali estão as duas Américas: a interiorana e a mundana. A visão antagônica se aprofunda quando Lebowski (também conhecido como "the Dude", "almofadinha", em inglês) entra em cena.
Confundido com um magnata, o desempregado-padrão (que paga um litro de leite com cheque), tem a casa invadida, leva uma surra e ainda por cima vê seu pobre tapete maldosamente danificado. Com a displicência dos mais legítimos vagabundos, Jeff entra no castelo do outro Lebowski (David Huddleston), para cobrar um novo tapete. Descobre um político paraplégico, rodeado por um bajulador e enamorado de uma atriz de filme pornô.
Entre uma e outra confusão, Lebowski, o desocupado, passa o tempo na companhia de dois amigos, Donny (Steve Buscemi) e Walter Sobchak (John Goodman), jogando boliche.
Numa de suas melhores atuações, John Goodman encarna um caricato veterano do Vietnã, responsável pelas passagens cômicas do longa. Ele simboliza a falência da América, órfã do discurso da violência como paliativo para as mazelas políticas. Mesmo com todas as espetadas na multifacetada sociedade norte-americana, ‘O Grande Lebowski’ jamais assume um tom pesado de crítica social. Mas consegue com seu humor ácido entorpecer e envolver os cinéfilos. Como o personagem principal, a narrativa segue seu rumo desgovernado pontuada por porres, tapinhas e viagens de ácido.
Hilariante! Muito bom!

Avaliação: ***

Read more...

terça-feira, 27 de abril de 1999

Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes

Título original: Lock, Stock and Two Smoking Barrels
País: Reino Unido
Ano: 1998
Gênero: Comédia, policial, suspense
Duração: 105 min
Direção: Guy Ritchie
Elenco: Nick Moran, Dexter Fletcher, Jason Statham, Jason Flemyng, P. H. Moriarty, Steven Mackintosh, Nicholas Rowe, Nick Marcq, Vinnie Jones e Sting.

Sinopse: Eddy (Nick Moran) e seus três amigos, Sabão (Dexter Fletcher), Bacon (Jason Statham) e Tom (Jason Flemyng) estão sempre metidos em enrascadas. Eles acabam descobrindo uma sessão secreta de jogos de cartas comandada por um “negociador”, Harry Machado (P.H. Moriarty), e resolvem juntar suas economias para tentar ganhar um dinheiro fácil, já que Eddy é um “especialista em ganhar”. Depois de perder muito mais do que poderiam, eles têm de pagar o que devem sob a pena de perderem um dedo a cada dia de atraso. Quando escutam que seus vizinhos pretendem fazer um grande assalto, os seus problemas parecem ter sido resolvidos.
Crítica: um longa repleto de originalidade e de histórias interligadas por coincidências, no seu melhor estilo, onde várias pessoas, devido a circunstâncias específicas, acabam se metendo umas com as outras.
O enredo gira em torno do esperto Eddy e seus três amigos, Sabão, Bacon e Tom.
O roteiro segue como uma grande e divertida confusão: inesperadamente, eles escutam que seus vizinhos de porta resolveram assaltar uns negociantes de maconha e, coincidentemente, o dinheiro do assalto daria para eles pagarem as dívidas e ainda sobraria bastante. Enquanto isso, eles acabam por comprar duas raras armas que foram roubadas de uma mansão e seriam dadas ao chefão ao qual eles já estavam devendo. A situação, então, já estava ruim, mas agora, além do cobrador Big Chris (muito bem vivido por Vinnie Jones, que sempre está com seu filho Little Chris, o pequeno Peter McNicholl, quem o ajuda nas cobranças, mas sem deixar o seu lado infantil de fora) que estava em seu encalço, também Barry O. Batista (Lenny McLean), e por aí vai. As situações que se sucedem são as mais frenéticas e inesperadas possíveis, e o melhor de tudo é que o roteiro consegue se manter, mesmo um pouco confuso, sempre interessante, justamente por causa dessa imprevisibilidade.
Nas cenas bem elaboradas, às vezes é utilizado o recurso da narração, que serve para introduzir certos aspectos da história enquanto uma tomada está congelada, dando um tom muito parecido com o seu mais recente Snatch (no qual alguns atores desse filme foram reaproveitados). A tudo isso soma-se uma trilha sonora espetacular. Enfim, o filme só tem pontos a favor, pois não deixa que o espectador tire os olhos da tela para ver o que acontecerá em seguida. As cenas de ação também são muito boas, não estragando em nenhuma parte a verdadeira intenção do diretor: mostrar a que ponto alguém pode chegar para tentar sobreviver.
Imperdível!!!!
Avaliação: ****

Read more...

sábado, 24 de abril de 1999

A Outra História Americana

Título original: American History X
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Drama
Duração: 119 min
Direção: Tony Kaye
Elenco: Edward Norton, Edward Furlong, Beverly D'Angelo, Jennifer Lie, Ethan Suplee
Fairuza Balk, Avery Brooks, Elliott Gould e Stacy Keach.

Sinopse: Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é preso pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão, e tem que convencer seu irmão (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.

Crítica
: a história é chocante, densa e extremamente atual. É o primeiro papel de Edward Norton como protagonista e vale ressaltar sua exemplar atuação. Destaque também para Fairuza Balk (Stacey).
A forma como a história é narrada é excelente. A grande sacada é a inversão do preconceito e a luta de Derek (Edward Norton) para conseguir tanto sair da gangue de skinhead, quanto para tirar seu irmão do mesmo caminho por ele percorrido. Um ‘soco’ na sociedade hipócrita.
Um filme que marca e envolve.

Avaliação
: *** 

Read more...

terça-feira, 20 de abril de 1999

Quem Vai Ficar com Mary?

Título original: There's Something About Mary
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Comédia
Duração: 119 min
Direção: Bobby farrelly & Peter Farrelly
Elenco: Cameron Diaz, Matt Dillon, Ben Stiller, Chris Elliott, Lee Evans, Lin Shaye e Markie Post.

Sinopse: Ted (Ben stiller) é um nerd que não esqueceu seu primeiro amor. Há treze anos sofreu uma hilariante desilusão amorosa com a charmosa Mary (Cameron Dias) e agora resolveu contratar um detetive particular (Matt Dillon) superpirado para encontrá-la, mas ele também se apaixona pela garota. O problema é que todos os homens que conhecem Mary não resistem ao seu encanto e estão dispostos a fazer qualquer coisa para conquistar seu coração.

Crítica: uma comédia que realmente faz rir. Divertida e politicamente incorreta, não faltaram criatividade e originalidade.
A história tem diálogos leves e descompromissados, situações estranhas e hilárias e um final feliz.
A direção escrachada dos diretores garante o humor durante toda a trama e o elenco está em uma perfeita sintonia.
Assista!

Avaliação: ***

Read more...

segunda-feira, 22 de março de 1999

Deuses e Monstros

Título original: Gods and Monsters
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Bill Condon
Elenco: Ian McKellen, Brendan Fraser, Lynn Redgrave, Lolita Davidovich, David Dukes, Mark Kiely, Kevin J. O'Connor, Jack Plotnick, Rosalind Ayres, Jack Betts, Matt McKenzie, Todd Babcock e Cornelia Hayes O'Herlihy.

Sinopse: em 1957, James Whale (Ian McKellen), um diretor homossexual que fez sucesso nos anos 30 com seus filmes de monstros (principalmente Frankenstein), volta para casa, após se recuperar de um derrame. Sentindo-se solitário, ele passa a contar suas experiências para o seu musculoso jardineiro (Brendan Fraser), um ex-fuzileiro naval na Guerra da Coréia, que, conhecendo as preferências sexuais do patrão, tem dúvida sobre os seus verdadeiros interesses. Mesmo assim a amizade cresce e, simultaneamente, o jardineiro é pago para posar para ele, pois agora o diretor é um pintor diletante. Estes acontecimentos ocorrem sob os olhares vigilantes da sua governanta (Lynn Redgrave) que pretende evitar que o jovem seja envolvido. Mas algo inesperado está para acontecer.
Crítica: uma trama interessante, envolvente e bem conduzido. O roteiro é inteligente e os personagens principais são um espetáculo à parte. Brendan Fraser faz uma interpretação mesmo surpreendente, nada estereotipada.
O filme é sensível e recupera, com bastante integridade, a biografia desse grande mestre do cinema de terror. A história, que funde a narrativa com os roteiros dos filmes dirigido por James Whale, serve a um duplo propósito: revelar o verdadeiro teor contido nos diálogos do Frankstein e traduzir o emaranhado de sentimento pelos quais seu diretor enfrentava na relação com a sociedade.
Apesar de em algumas partes ser um pouco mais lento, vale a pena assisti-lo.
Curiosidade: vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (1999).
Avaliação: ***

Read more...

quarta-feira, 17 de março de 1999

Truman – O Show da Vida

Título original: The Truman Show
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Drama
Duração: 102 min
Direção: Peter Weir
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich, Natascha McElhone e Holland Taylor.

Sinopse: o vendedor de seguros Truman Burbank (Jim Carrey) tem todos os momentos da sua vida capturados por câmeras escondidas. Tudo é televisionado para uma audiência gigantesca, sem que ele saiba. Seus amigos e sua família são atores que lhe sorriem agradavelmente. Tudo não passa de uma farsa, incluindo a cidade onde vive e seu casamento com Meryl (Laura Linney). Aos 30 anos, Truman desconfia que há algo estranho em seu mundo, percebe que está preso num grande esquema que cerceia sua liberdade e tenta fugir.
Crítica: o filme (vencedor de 3 Globos de Ouro) é um questionamento sobre os limites de invasão da privacidade e, também, uma sátira à persuasiva manipulação da mídia.
Possui um roteiro bem elaborado e original, fazendo uma crítica ao modo de vida moderno onde as pessoas dão maior valor à vida alheia. Um mundo em que a vida particular
é relegada a segundo plano, e em que as pessoas estão mais solitárias e infelizes.
Aqui, Jim Carrey deixa de lado o humor pastelão e atua, com maestria, em um papel dramático. Tanto que recebeu, em 1999, o Globo de Ouro de Melhor Ator.
Avaliação: ***

Read more...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 1999

Além da Linha Vermelha

Título original: The Thin Red Line
País: EUA
Ano: 1998
Gênero: Ação, drama, guerra
Duração: 170 min
Direção: Terrence Malick
Elenco: Sean Penn, James Caviezel, Nick Nolte, Ben Chaplin, George Clooney, John Cusack, Woody Harrelson, Jared Leto, John Travolta, John C. Reilly, Elias Koteas, Adrien Brody, Thomas Jane, Dash Mihok, Tim Blake Nelson, John Savage, Kirk Acevedo, Larry Romano e Nick Stahl.

Sinopse: durante a Segunda Guerra Mundial, fica claro que o resultado da batalha de Guadalcanal influenciará fortemente o avanço japonês no Pacífico. Então um grupo de soldados americanos é enviado para lá para ajudar as unidades já em batalha. Porém, os soldados conhecem o verdadeiro terror da guerra, mas no meio desse desespero surgem fortes laços de amizade.
Crítica: logo no início do filme, colocações filosóficas sobre a vida, sobre o sentido de viver, sobre as lutas da natureza são feitas por um narrador em meio à guerra.
A palavra ‘linha’ constante no título em português refere-se ao limite entre a sanidade e a loucura que o filme aborda com extrema propriedade.
A fotografia é esmerada. As tomadas são calmas e tranqüilas, não muito ao estilo de Hollywood – exceto as de batalha. O elenco é de primeira.
A ação transcorre na Segunda Guerra. A famosa Companhia Charlie é enviada a conquistar uma posição japonesa em Guadalcanal (um campo de pouso que serviria de apoio logístico nas comunicações entre Austrália e América). Já se sabe quem vence, mas o final não é propriamente hollywoodiano.
Sobressai o ego inescrupuloso do coronel interpretado por Nick Nolte, que objetiva agradar superiores. Como contraponto, o capitão que se sente responsável por seus soldados, que reluta em mandá-los para a morte e que se nega a cumprir uma ordem suicida.
Há flashbacks aparentemente inócuos, porém, que se encaixam no roteiro quebrando a dureza da guerra com cenas mais poéticas, lembrando que em outros lugares há vida. Há cortes para cenas da natureza, como que a dizer que esta segue seu ciclo normalmente, apesar de tantas guerras e batalhas.
Os soldados têm medo e cólicas, rezam, vomitam e enlouquecem. Não morrem de repente, agonizam. Alguns estão ali não para guerrear, mas por obrigação. Nada parecidos com os heróis de ‘O Resgate do Soldado Ryan’.
Foi retratada de maneira muito crível a dominação dos japoneses e sua humilhação. Não a humilhação imposta pelo vencedor, e sim a sentida pela perda da batalha.
A indiferença inicial dos nativos em relação à guerra que transcorre ao seu lado é bem explorada, sobretudo numa cena em que o exército americano se dirige ao seu objetivo e encontra um deles que segue imperturbável. Tal comportamento causa surpresa.
Mas isso muda quando um dos soldados volta ao vilarejo e percebe, perplexo, que a guerra corrompeu os nativos que, agora, brigam entre si. Crianças que brincavam foram contaminadas por doenças e têm medo dele.
É o horror, a destruição, a morte, tudo bem distante da paz.
O filme, talvez, só não tenha agradado a todos por não ser tão violento, por questionar mais o porquê de causar mais mortes e sofrimento e, também, por ser bem extenso.
Avaliação: ***

Read more...

sexta-feira, 1 de janeiro de 1999

Notícias


Novo filme de Wim Wenders – uma história sobre culpa, perdão e aceitação  
Every Thing Will Be Fine, filme em 3D de Wim Wenders estrelado por James Franco, tem novidades no elenco. De acordo com o Hollywood Reporter, Charlotte Gainsbourg (Melancolia) e Marie-Josée Croze (O Escafandro e a Borboleta) estão se juntando ao projeto.
A trama vai acompanhar a história de Tomas (Franco), que acidentalmente mata uma criança ao bater o carro. Wenders descreve o roteiro de Bjørn Olaf Johannessen como "uma história sobre culpa e perdão, de aceitação de coisas que não podem ser mudadas" e filmará o longa em 3D por acreditar que o formato se encaixa bem em uma história íntima.
Sarah Polley (Madrugada dos Mortos) também está no elenco. Gian-Piero Ringel, que trabalhou com Wenders no documentário em 3D Pina, também assinará a produção.  
O filme, que conseguiu um orçamento de €$ 600 mil em incentivos do governo alemão, está sendo rodado em Montreal, no Canadá, e deve passar por um hiato, retomando as filmagens entre janeiro e março de 2014.


Amy Adams e Christoph Waltz nas primeiras imagens do novo filme de Tim Burton
Saíram as primeiras imagens de Big Eyes, nova empreitada do diretor Tim Burton. A atriz Amy Adams (Julie & Julia)  viverá a pintora Margaret Keane.
A trama ambientada na década de 1950 revela a luta judicial da artista norte-americana contra o marido, o pintor Walter Keane (Christoph Waltz, de Bastardos Inglórios), que afirmava ser o verdadeiro autor da sua série de retratos com crianças de olhos grandes. Roteirizado por Scott Alexander e Larry Karaszewski, o drama biográfico Big Eyes ainda não tem previsão de lançamento nos cinemas.
Adams, em cartaz como a Lois Lane de O Homem de Aço, retorna aos cinemas em breve com Her e American Hustle, novo trabalho de David O. Russell. Já Waltz estará em Os Muppets 2 e Ritter (da série Apartment 23) volta a viver a personagem Gia Goodman no filme Veronica Mars.


George Clooney dirigirá filme estrelado por Meryl Streep e Julia Roberts
George Clooney e Grant Heslov vão produzir um filme estrelado por Meryl Streep e Julia Roberts. O longa, "August: Osage County", é uma adaptação de peça de Tracy Letts vencedora do prêmio Tony.
O longa, feito pelo estúdio The Weinstein Company, será dirigido por John Wells e começa a ser gravado neste outono (hemisfério Norte).
Na história, vemos todas as mulheres de uma família se reunindo na cidade natal depois da morte do patriarca. Lá elas terão que lidar com todos os fantasmas do passado que as atormentavam. Streep será a matriarca, disfuncional e opressiva, enquanto Roberts pega o papel de uma das filhas.



“O Evangelho de Jesus Cristo”, de José Saramago, será adaptado para o cinema
O romance, que causou polêmica, conta a história da vida de Jesus de uma maneira moderna e crítica da religião. Mas a obra cinematográfica não leva em consideração o texto original e conta uma história humanizada da vida de Jesus e faz referência a uma eventual relação com Maria Madalena.
O projeto ainda está em fase inicial. Será produzido por Miguel Gonçalves Mendes, também responsável pelo documentário ‘José e Pilar’ (traça um retrato intimista da relação entre o escritor português e prêmio Nobel de Literatura e a jornalista espanhola Pilar Del Rio). 


Bradley Cooper e Robert De Niro juntos novamente
Após contracenarem no recente Sem Limites, Bradley Cooper e Robert De Niro devem trabalhar lado a lado mais uma vez. A dupla está em negociação para atuar em ‘The Silver Linings Playbook’, novo projeto do diretor indicado ao Oscar, David O. Russell (O Vencedor).
O longa marcaria o reencontro do cineasta com Mark Wahlberg, mas o cronograma de filmagens da produção impediu que os dois pudessem trabalhar juntos. O filme será rodado na primavera (outono, no Brasil) de 2012, mesma época em que acontecerão as gravações de Broken City, de Albert Hughes, com o qual o ator já está comprometido há muito tempo.
Com isso, Cooper foi chamado para substituir Wahlberg no papel principal e deve assinar contrato em breve. A história gira em torno de um ex-professor de colégio que volta para a casa da mãe após passar quatro anos internado em um hospício. O sujeito encontra apoio nos braços da vizinha, que sofre de depressão após a morte do marido.
Destaque em Inverno da Alma, Jennifer Lawrence irá interpretar a tal vizinha. Ainda não se tem notícia sobre qual será o papel de Robert De Niro.
Baseado em livro homônimo de Matthew Quick, ‘The Silver Linings Playbook’ ainda não tem data para entrar em cartaz.


Javier Bardem confirmado em ‘A Torre Negra’
O ator espanhol Javier Bardem, vencedor de um Oscar por ‘Onde os Fracos Não Têm Vez’, foi o escolhido pelo diretor americano Ron Howard para interpretar o protagonista de um megaprojeto audiovisual baseado na saga literária de Stephen King.
‘A Torre Negra’ é a particular visão de Stephen King sobre o velho oeste, misturando a fantasia de um universo mágico com o terror "marca da casa", e elementos próprios do western.
O projeto, comparado por sua magnitude ao ‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’, transforma Bardem em Roland Deschain, um pistoleiro que passou a vida buscando a ‘Torre Negra’ e que, no final, será a última esperança da humanidade para salvar a civilização.
O trabalho sobre os sete livros de King constará de três longas-metragens e duas minisséries de televisão, sendo o primeiro filme previsto para estrear em maio de 2013. E o primeiro episódio de televisão chegará nos meses posteriores ao longa.



Daryl Hannah confirma filmagem de ‘Kill Bill 3’
A atriz norte-americana Daryl Hannah confirmou a filmagem do longa que dá continuidade à saga de Quentin Tarantino. A obra contará com duelos entre a filha da protagonista e a filha da sua arqui-inimiga, avançou a Ellen Driver de ‘Kill Bill’.
O terceiro filme da saga deverá chegar aos cinemas em 2014.
Darryl Hannah não avançou detalhes da produção, uma vez que o próprio realizador ainda não sabe se incorporará recursos de animação ou outra tecnologia.
De acordo com as suas declarações, Tarantino não deu continuidade ao projeto mais cedo (depois dos filmes de 2003 e 2004) para esperar que a filha da Noiva (Uma Thurman) e a filha de Cabeça de Cobre fossem suficientemente mais velhas para poderem ser inimigas.
Na história, a filha da inimiga, Nikki Green (Ambrosia Kelley) vai enfrentar a filha da Noiva porque presenciou a morte da sua mãe pelas mãos da personagem de Uma Thurman (no primeiro filme), quando tinha apenas quatro anos.
De momento, Daryl Hannah que se formou como produtora está a preparar um documentário e vai realizar uma «pequena série de comédia», reconhecendo que realização de cinema é difícil e tira muito tempo.


Julianne Moore irá contracenar com Robert De Niro 
Indicada ao Globo de Ouro 2011 por sua atuação em ‘Minhas Mães e Meu Pai’, Julianne Moore acaba de entrar para o elenco de ‘Another Night’, novo filme de Paul Weitz (American Pie e Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família).
A atriz irá contracenar com Robert De Niro, Paul Dano (Pequena Miss Sunshine) e Olivia Thirlby (Juno) na produção.
Adaptação de "Another Bullshit Night in Suck City", livro de memórias de Nick Flynn, o longa conta a história de como o autor (Dano), empregado de um abrigo em Boston, acaba encontrando seu pai, um misterioso e estranho morador de rua (De Niro).
Thirlby irá interpretar o interesse amoroso do jovem Flynn. Não se sabe qual será o papel de Julianne Moore.
Another Night ainda não possui previsão de lançamento. A produção será de Chris Weitz (Direito de Amar) e Michael Costigan (Robin Hood).
Paul Weitz também está envolvido na realização de Admission, longa que pode contar com a presença de Tina Fey (Uma Noite Fora de Série e 30 Rock).


Gael García Bernal interpretará lutador de boxe
Gael García Bernal (Ensaio Sobre a Cegueira) irá interpretar o ex-campeão mundial de boxe Roberto Durán, no filme Hands of Stone.
O lutador panamenho foi conhecido como “Mão de Pedra” e conquistou a fama após derrotar o lendário Sugar Ray Leonard em junho de 1980.
Os boxeadores voltaram ao ringue pouco tempo depois para uma revanche, numa batalha que ficou conhecida como “a luta do não mais” e que entrou para a história do boxe mundial.
No oitavo round de um confronto equilibrado, Durán retornou ao seu córner e disse apenas “não mais”, cedendo a vitória a Sugar Ray.
O filme será rodado no Panamá e nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova York, e está orçado em US$ 15 milhões. A produção é de Ben Silverman e Paul Webster e o roteiro, do venezuelano Jonathan Jakubowicz.
Al Pacino está cotado para viver o treinador de Durán, Ray Arcel.



Mel Gibson vai se aposentar como diretor após dirigir Leonardo DiCaprio 
Mel Gibson voltará ao cargo de diretor após os sucessos de 'Apocalypto' e 'A Paixão de Cristo'.
Gibson vai comandar 'Vikings', e revelou que deve ser seu último filme.
"Esta história foi a primeira que pensei em fazer, quando ainda era adolescente. E talvez seja o último filme que vou dirigir. Quando o filme chegar ao fim, minha jornada como diretor estará completa", revelou ao Los Angeles Times.
O roteiro ficará por conta de William Monaham e as filmagens devem começar no segundo semestre deste ano.


Irmãs coragem
Diretor de novelas da Rede Globo e de filmes da Xuxa, Rogério Gomes, o Papinha, rodará o longa-metragem "A Glória e a Graça", que será estrelado por Carolina Ferraz e Sandra Corveloni.
Vencedora do prêmio de melhor atriz do Festival de Cannes de 2008, com "Linha de Passe", Sandra viverá uma retratista bicho grilo que descobre que tem câncer linfático e sai em busca do irmão. Ao reecontrá-lo, Luiz Gustavo tornou-se Glória, travesti, interpretado por Carolina Ferraz.
Com orçamento de R$ 4,2 milhões, a produção é de Flavio Tambellini, e as filmagens estão previstas para o início do ano.


O filme “O Juiz” ganha nova versão
“O Juiz” (Judge Dredd), protagonizado por Sylvester Stallone em 1995, ganhará nova versão, com direção de
Pete Travis e roteiro de Alex Garland, conforme divulgado pela revista americana The Hollywood Reporter.
O projeto terá orçamento de US$ 45 milhões. Pete Travis foi diretor de filmes como Ponto de Vista, de 2008, e Frente a Frente com o Inimigo, de 2009, enquanto Alex Garland é autor do romance A Praia, base para o filme homônimo protagonizado por Leonardo di Caprio em 2000.
O longa de 1995, dirigido por Danny Cannon, tinha no elenco também Rob Schneider e Diane Lane e tropeçou em bilheteria. O orçamento milionário de US$ 90 milhões sequer foi coberto com a arrecadação mundial de apenas US$ 113,49 milhões.


Angelina Jolie pode ser Cleópatra em nova produção
Durante o USA Today, popular programa de TV nos Estados Unidos, o produtor Scott Rudin confirmou a atriz Angelina Jolie como a nova Cleópatra dos cinemas.
A versão para os acontecimento com a Rainha do Nilo terá roteiro baseado no livro Cleopatra: ‘A Life, de Stacy Schiff’.
A personagem histórica ficou conhecida em Hollywood com a interpretação de Elizabeth Taylor, em 1963.


Filmagens de Arthur, remake da comédia de 1981, devem iniciar em julho
Jennifer Garner e Nick Nolte estão em negociações para atuar em Arthur, remake da comédia de 1981, que será dirigida por Jason Winer.
No longa, com roteiro de Peter Baynham, para não perder a herança da família, playboy precisa se casar com uma mulher rica. Porém, o rapaz se apaixona por uma garçonete e precisa decidir entre o amor e o dinheiro.
Nesta versão, Russell Brand será o personagem-título, interpretado na original por Dudley Moore, que vivia um playboy cuja mãe ameaça deserdar se ele não se casar com uma moça abastada.
Jennifer deve interpretar uma herdeira que tem seus segredos e com quem Arthur deve se casar, enquanto Nolte deve viver o religioso pai da moça. As filmagens estão previstas para julho, em Nova York.




Bollywood vai produzir um filme sobre Hitler e Eva Braun
De acordo com uma reportagem publicada no jornal inglês The Guardian, Bollywood (a indústria do cinema indiano) vai produzir um filme biográfico sobre o relacionamento entre Hitler e Eva Braun, durante os últimos dias do Terceiro Reich.
A produção será estrelada por duas celebridades do cinema bollywoodiano (sim, Hitler e Eva Braun serão vividos por dois indianos): Anupam Kher e Neha Dhupia. Vale lembrar que ele já interpretou Gandhi no cinema.
O filme seria chamado de Dear Friend Hitler ("Querido Amigo Hitler", em tradução livre) e será centrado no relacionamento entre o casal principal. A direção será de Rakesh Ranjan Kumar.


Bruce Willis será chefão do crime
O ator Bruce Willis, o policial protagonista da série Duro de Matar, mudará de lado em seu próximo filme, Catch .44. Nele, sua função será interpretar um chefão do crime.
O longametragem marcará a estreia de Aaron Harvey como diretor e terá também Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia), Malin Akerman (Watchmen) e Kate Mara (O Segredo de Brokeback Mountain) no elenco. Na trama, Akerman será a líder de um grupo de garotas que precisa lidar com um assassino psicopata (Whitaker).
O início das filmagens está previsto para 11 de julho, em Shreveport, Los Angeles.



Machado baiano
"O Alienista", clássico da obra de Machado de Assis, ganhará versão para os cinemas.
Livremente adaptada pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos em 1969, no filme "Azyllo muito Louco", a trama machadiana desta vez será fielmente seguida por Cleo Gondim, que assina o roteiro.
A direção é do produtor baiano Heron Brandão, que faz sua estreia como cineasta. O filme será rodado na Bahia, em 2011, e Lázaro Ramos está sendo sondado para o elenco.


Red Sonja terá sua estréia em 2011
Red Sonja é um filme baseado na personagem das histórias em quadrinhos de mesmo nome.
O filme conta a origem da personagem, desde sua trágica juventude até se tornar uma guerreira.
Em junho de 2008, a atriz Rose Ariana McGowan foi confirmada para estrelar no papel principal. Rose é uma atriz americana, reconhecida principalmente por seu papel como Paige Matthews na série televisiva Charmed.
O produtor do filme será Robert Rodríguez.
Devido à atrasos na produção do filme, ele provavalmente só terá sua estréia em 2011.


Robert Downey Jr. em novo filme da Warner Bros.
O ator Robert Downey Jr. estará no novo filme da Warner Bros., “Gravity”, de Alfonso Cuáron, segundo o site Deadline Hollywood. Angelina Jolie foi convidada para ser a parceira do astro, mas recusou por causa de outros projetos.


“Terceiro Triplo X” em 3-D
Seguindo a moda do momento, o terceiro Triplo X, xXx: The Return of Xander Cage, será filmado com câmeras especiais para a captação de 3-D estereoscópico.
Vin Diesel retornará e a ideia é começar a filmar assim que o ator termine Fast Five (o quinto Velozes e Furiosos). O lançamento do terceiro Triplo X deve ocorrer no final de 2011 ou início de 2012.
Na trama, Xander Cage (Diesel) é deixado para morrer, mas retorna para executar uma perigosa missão, uma do tipo que apenas ele é capaz. Saiba mais sobre a trama aqui.
A ação se passará na Europa e Samuel L. Jackson deve retornar como o agente especial que fornece as missões para Cage, Augustus Gibbons.


A pátria em chuteiras
"Fora de Campo", filme de Adirley Queiróz e Thiago Mendonça, estreou, no mês de abril, na mostra competitiva do Festival É Tudo Verdade, no Espaço Unibanco de Cinema, em São Paulo. Radiografia seca do universo futebolístico nacional, o filme discute as dificuldades do esporte. No Brasil há cerca de 500 clubes profissionais, mas apenas 8% fazem parte da "elite" do futebol.



Rachel Weisz interpretará Jackie Kennedy
A atriz britânica Rachel Weisz será a encarregada de interpretar Jackie Kennedy em "Jackie", um filme centrado nos dias posteriores ao assassinato de seu marido, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.
Segundo a "Entertainment Weekly", Weisz, vencedora do Oscar pelo filme "O Jardineiro Fiel" (2005), interpretará a ex-primeira-dama americana em um filme dirigido e produzido por seu atual namorado, Darren Aronofsky ("O Lutador"), com quem já trabalhou em "Fonte da Vida" (2006).
O roteiro, de Noah Oppenheim, se passa nos quatro dias entre o assassinato de Kennedy em Dallas (Texas) e seu enterro no cemitério nacional de Arlington (Washington).
O filme deverá mostrar a face mais humana e vulnerável de Jackie Kennedy.



Warner Bros. define diretor de “Os Três Mosqueteiros”
O cineasta Doug Liman (Sr. e Sra. Smith) foi contratado para comandar a versão cinematográfica de 'Os Três Mosqueteiros' para a Warner Bros.
O roteiro é de Peter Straughan (Os Homens Que Encaravam Cabras) e a produção de Lionel Wigram, que produziu Sherlock Holmes.
A Warner planeja um lançamento antecipado, para não bater com a concorrência. É que a Summit Entertainment, responsável por Crepúsculo, está produzindo um filme com os mesmos heróis, em 3D. Ganha quem chegar primeiro.


Robert De Niro viverá um polêmico ex-governador do Alabama
No filme "Selma", do diretor Lee Daniels, Robert De Niro será o ex-governador do Alabama, George Wallace, que governou em vários períodos entre 1963 e 1987 e personificou a rejeição ao movimento pelos direitos civis no Alabama, provocando as famosas marchas de Martin Luther King, em 1965, de Selma para Montgomery.
O ex-governador ficou famoso pelo discurso de "segregação agora, segregação amanhã, segregação sempre". No elenco de Selma também estarão Hugh Jackman e Lenny Kravitz, que interpretarão ativistas dos direitos civis.


Última produção com Brittany Murphy
Brittany Murphy, que morreu em dezembro de 2009 de insuficiência cardíaca, está no suspense psicológico "Abandoned", seu último filme.
A estreia do longa está prevista para o próximo verão americano. A produção é de Jeffrey Schenck e Barry Barnholtz.
A atriz interpreta uma mulher inteligente e forte, Mary Walsh, que leva o namorado para uma pequena cirurgia. Misteriosamente ele desaparece, surgindo em seguida um pedido de resgate. No elenco estão também Dean Cain ("Por um Triz") e Mimi Rogers. 

Read more...

Os Melhores

Recomendo:

1º XXY
2º Capote
3º Uma Mente Brilhante
4º O Jardineiro Fiel
5º Diários de Motocicleta
6º Tsotsi – Infância Roubada
7º Má Educação
8º Mar Adentro
9º O Segredo de BrokeBack Mountain
10º Fale com Ela
11º Meninos não choram
12º Meu Pé Esquerdo
13º A Sociedade dos Poetas Mortos
14º Edukators
15º Mistérios da Carne
16º Sangue Negro
17º Bastardos Inglórios
18º Menina de Ouro
19º Sobre Meninos e Lobos
20º A Partida
21º Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
22º Filhos do Paraíso
23º A Vida Secreta das Palavras
24º A Queda: As Últimas Horas de Hitler
25º Eu Fui a Secretária de Hitler
26º Tiros em Columbine
27º A Marcha dos Pingüins
28º Minha Vida sem Mim
29º Hanami – Cerejeiras em Flor
30º Cidade de Deus
31º Crazy – Loucos de Amor
32º As Bicicletas de Belleville
33º Adeus, Meninos
34º A Voz do Coração
35º Edukators
36º Nossa Vida sem Grace
37º Invictus
38º O Segredo dos Seus Olhos
39º A Culpa é de Fidel
40º Cidadão Boilesen
41º Cazuza
42º Anjos do Sol
43º Tartarugas podem Voar
44º O Senhor das Armas
45º A Lula e a Baleia
46º Terra Fria
47º Longe do Paraíso
48º O Óleo de Lorenzo
49º Sicko - SOS Saúde
50º Nicotina

51º O Bom Coração

52º Bravura Indômita

53º Trabalho Sujo

54º Cópia Fiel

55º José e Pilar

56º Vatel

57º Tropa de Elite 2

58º Toy Story 3

59º Minhas Mães e Meu Pai

60º O Vencedor

61º Ensaio sobre a Cegueira

62º A História Oficial

63º Promessas de Um Novo Mundo

64º Camelos Também Choram

65º O Profeta

66º London River

67º A Minha Versão do Amor

Read more...

Curiosidades

Bollywood é o nome dado à indústria cinematográfica indiana que faz alusão a Hollywood.

Os filmes são falados em hindi e fazem um grande sucesso na Ásia e em países onde existem expressivas comunidades de imigrantes indianos, como Reino Unido e Estados Unidos.

O nome “Bollywood” tem origem na fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde está concentrada a indústria), e de Hollywood (indústria cinematográfica americana).

No entanto, apesar da indústria cinematográfica indiana estar em voga, resultado do sucesso de "Quem Quer Ser um Milionário?" (ganhou 8 estatuetas do Oscar 2009), os filmes bollywoodianos exaltam a riqueza. Já o vencedor do Oscar foi alvo de protestos, por ter retratado a miséria e a pobreza nas favelas de Mumbai.

Bollywood domina 90% do mercado do gigante asiático. No país, são vendidos 3,5 bilhões de ingressos por ano (3,1 por habitante, quase sete vezes a mais per capita que no Brasil).

Os filmes de Bollywood têm como características uma grande dose de melodrama, cenas em que os atores cantam e dançam em cenários em países estrangeiros.

As maiores estrelas são Amitabh Bachchan (chamado de "o homem mais famoso da Índia" em "Quem Quer Ser um Milionário?"), Shahrukh Khan e Aamir Khan.

Numa indústria dominada principalmente por homens, somente algumas atrizes conseguem se sobressair como Madhuri Dixit e Aishwarya Ray (considerada por Julia Roberts a mulher mais bonita do mundo), que migrou para filmes hollywoodianos como "Pantera Cor-de-Rosa 2".

Read more...

Festivais de Cinema

São eventos organizados por universidades, organizações privadas, governos locais, associações de arte e/ou sociedades de cinema.
O intuito é propiciar uma oportunidade para cineastas desconhecidos mostrarem seus filmes e serem analisados por críticos profissionais.

Festival de Cinema de Cannes: criado em 1946, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes.

Festival de Cinema de Sundance: tem início em 1978, como U.S. Film Festival. Em 1985, o Sundance Institute, fundado anos antes por Robert Redford com o intuito de ajudar novos cineastas, incorpora o festival entre seus programas, dirigindo o evento para as produções independentes. Hoje, o Sundance é o maior festival de filmes independentes dos EUA. Os principais prêmios são o de melhor filme e o de melhor documentário.

Festival de Cinema de Toronto: festival de cinema que ocorre todo mês de setembro na cidade de Toronto (Canadá) desde 1976. O evento começa oficialmente na quinta-feira após o Dia do Trabalhador no Canadá e segue durante mais dez dias. Já exibiu cerca de 400 filmes ao longo de sua existência e é considerado um dos festivais mais importantes da indústria cinematográfica mundial, ao lado do Festival de Cannes, Festival de Veneza e Festival de Berlim.

Festival de Cinema de Veneza: festival anual, realizado na cidade de Veneza (Itália), no Palazzo del Cinema, desde 1932. O Festival de Veneza é uma mostra competitiva cujo principal prêmio, o de melhor filme, é denominado Leão de Ouro (Leone d'Oro, em italiano). O júri também concede o prêmio Leão de Prata (Leone d'Argento) ao melhor diretor/realizador e o Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri.
Embora o festival seja anual, está englobado no que se designa como Bienal de Veneza, uma exposição internacional das artes que, como o seu nome indica, se celebra a cada dois anos.

Festival de Cinema de Berlim: também conhecido com "Berlinale", acontece todos os anos em fevereiro, em Berlim. Teve início em 1951 por uma iniciativa dos Estados Unidos, que ocupavam parte da cidade depois da Segunda Guerra Mundial. O júri sempre deu ênfase a filmes representativos de todos os lugares do mundo, do antigo bloco de leste bem como dos países ocidentais. Os prêmios são chamados de Urso de Ouro e Urso de Prata, sendo que o urso é o símbolo de Berlim.

Festival de Cinema de Viena: também chamado de Viennale, foi fundado em 1951 e é promovido anualmente em Viena, em cinco semanas entre maio e junho. Desde 1988 o diretor artístico do evento é Luc Bondy.

Festival de Cinema de Gramado: festival anual de cinema do Brasil, realizado desde 1973, no Palácio dos Festivais na cidade gaúcha de Gramado. Desde sua 20ª edição (1992), inclui não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina – o que resultou em uma nova designação, "Festival de Cinema Brasileiro e Latino".

Read more...

Próximos Lançamentos


This Must Be the Place

Título original: This Must Be the Place
País: Itália/EUA
Ano: 2011
Gênero: Drama, policial
Duração: 118 min
Direção: Paolo Sorrentino
Elenco: Sean Penn, Harry Dean Stanton, Judd Hirsch, Frances McDormand e Kerry Condon.

Sinopse: após a morte de seu pai, rockstar aposentado inicia uma busca pelo homem que o torturou anos atrás.


O Exército do Estado
Título original: L’exercise de L’estat
País: Bélgica/França
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: ?? min
Direção: Pierre Schollet
Elenco: -

Sinopse: enfoque da trajetória de um irascível duro político que assume o ministério dos transportes e tenta impor as suas condições de trabalho entre tensão e pressões.


Take Shelter
Título original: Take Shelter
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Terror
Duração: 120 min
Direção: Jeff Nichols
Elenco: Michael Shannon, Jessica Chastain, Shea Whigham, Katy Mixon, Kathy Baker e Tova Stewart.

Sinopse: atormentado por uma série de visões apocalípticas, um jovem pai de família enfrenta o seguinte questionamento: proteger sua família da iminente tempestade ou a si mesmo?



Le Havre
Título original: Le Havre
País: Finlândia/França
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: ?? min
Direção: Aki Kaurismaki
Elenco: Kati Outinen, Jean-Pierre Darroussin, Blondin Miguel, Elina Salo, Evelyne Didi, Quoc Dung Nguyen, Laïka, François Monnié,  Roberto Piazza, Pierre Étaix e Jean-Pierre Léaud.

Sinopse: garoto imigrante da África, que entrou clandestinamente no norte da França e é perseguido pela polícia, ganha a ajuda de um boêmio.
Curiosidade: conquistou o Prêmio de Melhor Direção, no Festival de Cannes 2011.
‘Le Havre’ é o nome de uma pequena comuna francesa, onde se passa o filme.


The Artist
Título original: The Artist
País: França
Ano: 2011
Gênero: Comédia dramática
Duração: ?? min
Direção: Michel Hazanavicius
Elenco: Bérénice Béjo, Jean Dujardin, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller e Missi Pyle.

Sinopse: Hollywood de 1927. Conta uma história amorosa entre a vedeta do cinema mudo de Hollywood dos anos 20, que entra em decadência com a introdução do sonoro, e uma figurante que se torna uma estrela durante o mesmo processo.


Quero Matar Meu Chefe
Título original: Horrible Bosses
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Comédia
Duração: ?? min
Direção: Seth Gordon
Elenco: Jennifer Aniston, Colin Farrel, Kevin Spacey, Charlie Day, Jason Sudeikis, Jason Bateman e Jamie Foxx.

Sinopse: a história de três trabalhadores infelizes que acham que a única coisa que faria suas rotinas mais toleráveis seria se livrar permanentemente de seus chefes.


Brave
Título original: Brave
País: Escócia
Ano: 2012
Gênero: Animação
Duração: ?? min
Direção: Estúdios Pixar
Elenco: vozes de: Kelly Macdonald, Billy Connoly e Emma Thompson.

Sinopse: Mérida é uma princesa escocesa de um reino governado pelo rei Fergus e a rainha Elinor (Emma Thompson).



Corações Sujos
Título original: Corações Sujos
País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Vicente Amorim
Elenco: Tsuyoshi Ihara, Takako Tokiwa, Issamu Yazaki, Eiji Okuda, Shun Sugata, Kimiko Yo, Celine Miyuki e Eduardo Moscovis.

Sinopse: um filme sobre intolerância, fundamentalismo, racismo e amor, baseado no bestseller de Fernando Morais e passado no interior de São Paulo logo depois da Segunda Guerra Mundial. Ele conta a história do imigrante japonês Takahashi (Tsuyoshi Ihara), dono de uma pequena loja de fotografia, casado com Miyuki (Takako Tokiwa), uma professora primária. Inspirado em fatos reais, Corações Sujos nos mostra a transformação de Takahashi de homem comum em assassino, enquanto sua mulher luta contra o destino, tentando em vão salvar seu amor em meio ao caos e à violência.
Curiosidade: baseado no livro homônimo de Fernando Morais, sobre um capítulo pouco conhecido e bastante sangrento da história da imigração japonesa no país. O elenco é liderado por japoneses, e o filme será 70% falado em japonês.


180º
Título original: 180º
País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 85 min
Direção: Eduardo Vaisman
Elenco: Malu Galli, Eduardo Moscovis e Felipe Abib.

Sinopse: Anna (Malu Galli) e Russell (Eduardo Moscovis) são jornalistas e vivem juntos. Bernardo (Felipe Abib) começou a trabalhar há pouco tempo na redação, mas logo se torna amigo da dupla. Quando Anna e Russell decidem se separar, ele abandona a carreira e decide tocar o negócio do pai, envolvendo a plantação de laranjas, enquanto que ela resolve abrir uma editora. Um dia, após uma noite de bebedeira, Bernardo encontra uma caderneta que o inspira a escrever um livro. Ele o apresenta a Anna, que decide publicá-lo. Logo o livro torna-se um best seller, fazendo com que Bernardo vire uma estrela da literatura nacional. Só que, repentinamente, ele passa a receber ameaças do dono da caderneta.


O Amor Está de Volta
Título original: Larry Crowne
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Drama, comédia
Duração: 99 min
Direção: Tom Hanks
Elenco: Tom Hanks, Julia Roberts, Taraji P Henson, Jon Seda, Maria Canals Barrera, Gugu Mbatha-Raw, Cedric the Entertainer, Rami Malek, George Takei, Dale Dye e Peter Scolari.

Sinopse: acompanha o amável Larry Crowne (Hanks), líder nato na equipe da empresa em que trabalhava, até que a crise bate à sua porta. Afundado em dívidas e precisando pagar a sua hipoteca, ele precisa voltar à sala de aula para começar uma nova vida. Na faculdade ele se torna parte de uma turma de pessoas que estão na mesma situação que ele, precisando encontrar um futuro melhor. Mas em sua aula de oratória, Larry desenvolve uma paixão inesperada por sua professora Mercedes Tainot (Roberts), uma mulher que perdeu a paixão por ensinar como também o amor pelo marido.


O Garoto de Bicicleta
Título original: Le Gamin au Vélo
País: França
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 87 min
Direção: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
Elenco: Cécile de France, Thomas Doret, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione e Olivier Gourmet.

Sinopse: Cyrill, com quase 12 anos, tem uma coisa em mente: encontrar seu pai que o colocou temporariamente em um orfanato prometendo buscá-lo no prazo de um mês. Em uma de suas fugas, Cyrill encontra Samantha, uma cabeleireira que concorda em levá-lo para casa para nos finais de semana.


Polisse

Título original: Polisse
País: França
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 127 min
Direção: Maïwenn Le Besco
Elenco: Karin Viard, Joey Starr, Marina Foïs, Nicolas Duvauchelle, Maïwenn Le Besco, Karole Rocher, Emmanuelle Bercot   e Frédéric Pierrot.

Sinopse: a vida dos policiais da Brigada de Proteção de Menores, em que devem lidar diariamente com assuntos sérios, como fome e pedofilia. Para piorar, terão agora de lidar com Melissa (Maïwenn Le Besco), jornalista enviada pelo Ministério do Interior para realizar um livro de fotos sobre seu trabalho.
Curiosidade: venceu o Prêmio do Júri de Melhor Filme, no Festival de Cannes de 2011.



O Amor Chega Tarde

Título original: Bis Später, Max!
País: Alemanha/Áustria/EUA
Ano: 2007
Gênero: Drama, romance
Duração: 86 min
Direção: Jan Schütte
Elenco: Otto Tausig, Rhea Perlman, John C. Vennema, Olivia Thirlby, Bunny Levine, Brad Lee Wind e Caroline Aaron.


Sinopse: Max (Otto Tausig), imigrante austríaco que vive em Nova York, está chegando aos 80 anos, mas sente que sua vida está apenas começando. Ele é um aclamado escritor de contos e sua vida amorosa é agitada, seja com relacionamentos reais ou apenas imaginados. Todo este vigor juvenil acaba colocando em risco seu caso com Reisel, a mulher que ama. Durante uma viagem de trem rumo a uma palestra, Max incorpora o personagem principal de sua última criação literária, e ficção e realidade se confundem definitivamente. Baseado na obra literária de Isaac Bashevis Singer.


O Homem ao Lado
Título original: El Hombre de al Lado
País: Argentina
Ano: 2010
Gênero: Comédia dramática
Duração: 100 min
Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat
Elenco: Rafael Spregelburd, Daniel Aráoz, Eugenia Alonso, Inés Budassi e Loren Acuña.


Sinopse: Leonardo é um designer industrial que vive com sua esposa Anne, a filha Lola e sua empregada Elba, na única casa que o grande arquiteto Le Corbusier construiu na América, localizado na cidade de La Plata, em Buenos Aires, Argentina. Como um designer industrial, ele tem uma grande reputação graças ao desenho de uma cadeira que foi internacionalmente reconhecida e elogiada. Sua rotina matinal e o conforto de sua prestigiada casa são afetados pelo início das obras em uma casa adjacente. Um vizinho tenta fazer, ilegalmente, uma janela "com vista" para sua casa.


Minhas Tardes com Marguerite
Título original: La tête en friche
País: França
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 81 min
Direção: Jean Becker
Elenco: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Maurane, Patrick Bouchitey, Jean-François Stévenin, François-Xavier Demaison, Claire Maurier e Sophie Guillemin.


Sinopse: uma história sobre encontros inesperados da vida. Germain (Gérard Depardieu) é um iletrado e solitário homem. Para preencher suas tardes, ele faz amizade com a senhora Margueritte (Gisèle Casadesus), que o apresenta ao mundo maravilhoso dos livros.
Curiosidade: do mesmo diretor de ‘Conversas com Meu Jardineiro’.
Baseado no livro de Marie-Sabine Roger.


Belair
Título original: Belair
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 80 min
Direção: Noa Bressane e Bruno Safadi
Elenco: -


Sinopse: Belair Filmes foi a produtora criada por Julio Bressane e Rogério Sganzerla que, entre fevereiro e maio de 1970, realizou sete filmes de longa metragem. Belair é uma história do cinema. Interditados pela censura da época, estes filmes de ficção são uma desconhecida e reveladora máscara-espelho daquele período sombrio. Uma escavação ótica traz estes fotogramas clandestinos à luz.

 Arte de Perder
Título original: A Arte de Perder
País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Romance
Duração: ?? min
Direção: Bruno Barreto
Elenco: Glória Pires


Sinopse: uma história de amor entre duas mulheres, que circulavam pelos círculos de poder e refinamento do Rio de Janeiro na década de 1950. Trata-se do relacionamento entre a poeta norte-americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Baseado no livro “Flores Raras, Banalíssimas”, de Carmen Lucia Oliveira.


Planeta dos Macacos: A Origem
Título original: Rise of the Planet of the Apes
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Ação, aventura
Duração: ?? min
Direção: Rupert Wyatt
Elenco: James Franco, Tom Felton, Freida Pinto, Andy Serkis, Brian Cox e John Lithgow.


Sinopse: Will (James Franco) é um cientista que faz experimentos genéticos com macacos. Sua pesquisa faz com que os animais tenham uma maior inteligência e tornem-se uma ameaça para a humanidade.
Curiosidade: baseado no livro ‘La planète des singes’ de Pierre Boulle. Essa será a décima produção sobre o livro do autor.



A Missão Proibida – Apollo 18
Título original: Apollo 18
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Ficção científica, suspense
Duração: ?? min
Direção: Gonzalo López-Gallego
Elenco: -


Sinopse: são descobertos vídeos russos que sugerem que a missão norte-americana Apollo 18 realmente aconteceu, apesar de ter sido supostamente cancelada pelo presidente Nixon no início dos anos 1970.



Do Jazz ao Samba
Título original: Do Jazz ao Samba
País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Duração: 98 min
Direção: Bruno Veiga Neto
Elenco: -


Sinopse: documentário que compara o samba brasileiro com o jazz e o pop. Com depoimentos de Elza Soares, Haroldo Costa, Roberto Menescal, Ed Motta, Ivan Lins, Tárik de Souza, Wil.I.Am, Kay Jay e Manu Chao.



Super 8
Título original: Super 8
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Ficção científica
Duração: ?? min
Direção: J. J. Abrams
Elenco: Kyle Chandler, Ron Eldard, Noah Emmerich, Joel Courtney, Riley Griffiths, Elle Fanning, Ryan Lee, Zach Mills, Josh McFarland, Gabriel Basso, Amanda Michalka, Glynn Turman e Michael Hitchcock.


Sinopse: a trama se passa no verão de 1979, quando um grupo de seis garotos, em uma cidade industrial de Ohio, testemunha uma catastrófica colisão noturna de um caminhão com um trem de carga. Eles registram tudo com a câmera Super-8 (daí o nome da película) com a qual estavam tentando fazer um filme. Não tarda para que eles comecem a desconfiar que aquilo não foi um acidente, já que misteriosos desaparecimentos começam a acontecer e o exército tenta encobrir a verdade – algo muito mais terrível do que eles poderiam imaginar



Professora sem Classe
Título original: Bad Teacher
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Comédia
Duração: 92 min
Direção: Jake Kasdan
Elenco: Cameron Diaz, Justin Timberlak, Jason Segel, Lucy Punch, Eric Stonestreet, Thomas Lennon e Alanna Ubach.


Sinopse: conta a história de Elizabeth (Cameron Diaz), uma professora desbocada, com sérios problemas de comportamento. Justin Timberlake interpretará um professor substituto e interesse amoroso de Diaz. Quando ela é abandonada por seu parceiro, um velho rico que a sustenta, começa a perseguir um colega de trabalho, o que cria um conflito entre ela e a professora perfeitinha da escola.



O Homem do Futuro
Título original: O Homem do Futuro
País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Comédia
Duração: ?? min
Direção: Cláudio Torres
Elenco: Wagner Moura e Alinne Moraes.


Sinopse: cientista volta acidentalmente ao passado e se vê diante da possibilidade de reconquistar a mulher da sua vida.



Gato de Botas
Título original: Puss in Boots
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Animação
Duração: ?? min
Direção: Chris Miller
Elenco: vozes de Antonio Bandera (Gato de Botas), Zach Galifianakis e Salma Hayek


Sinopse: a trama, que antecede o primeiro Shrek, mostrará o felino em um plano de assalto ao lado de Humpty Dumpty e Kitty para roubar a famosa gansa das fábulas que bota ovos de ouro. Dumpty é o personagem oval do folclore das histórias infantis anglo-saxãs, presente em inúmeras obras de ficção, incluindo Alice no País das Maravilhas.
Curiosidade: mesmo diretor de Shrek Terceiro.



Um Lugar ao Sol
Título original: Um Lugar ao Sol
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 71 min
Direção: Gabriel Mascaro
Elenco: -


Sinopse: moradores de luxuosas coberturas de prédios abrem seus apartamentos para revelar anseios, desejos, reflexões, incertezas e medos e promover um debate sobre visibilidade, insegurança, status e poder.



The Vow
Título original: The  Vow
País: EUA/Brasil/França/Austrália/Reino Unido/Alemanha
Ano: 2012
Gênero: Romance
Duração: ?? min
Direção: Michael Sucsy
Elenco: Rachel McAdams, Channing Tatum, Scott Speedman, Jessica Lange e Sam Neill.


Sinopse: Paige entra em coma depois de um acidente de carro. Ela acorda com problemas de memória e seu marido precisa conquistá-la novamente.


Capitão América: O Primeiro Vingador
Título original: Captain America: The First Avenger
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Ficção científica
Duração: 116 min
Direção: Joe Johnston
Elenco: Chris Evans, Hugo Weaving, Sebastian Stan, Hayley Atwell, Tommy Lee Jones, Samuel L. Jackson e Hugo Weaving.


Sinopse: conta a história do franzino Steve Rogers. Após ser barrado do serviço militar por não ter o porte físico necessário, ele se voluntaria em um projeto secreto que o transforma no Capitão América, um herói dedicado ao defender os ideais norte-americanos. Nos quadrinhos, a primeira edição do Capitão América foi publicada em 1941, em meio à onda de patriotismo que tomou conta dos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial.
Curiosidade: mesmo diretor do filme ‘Parque dos Dinossauros 3’.


Mamonas Assassinas – O Filme
Título original: Mamonas Assassinas – O Filme
País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Duração: 84 min
Direção: Cláudio Kahns
Elenco: -


Sinopse: com entrevistas e imagens inéditas, narra a carreira meteórica da banda – de 8 meses e mais de 3 milhões de discos vendidos – interrompida por um desastre aéreo, que matou os cinco integrantes.



Amor à Toda Prova
Título original: Crazu, Stupid, Love
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Comédia
Duração: 90 min
Direção: Glenn Ficarra e John Requa
Elenco: Steve Carrell, Julianne Moore, Ryan Gosling, Emma Stone, Marisa Tomei, Kevin Bacon, John Carroll Lynch, Joey King, Liza Lapira, Karolina Wydra, Crystal Reed, Analeigh Tipton, Beth Littleford, Richard Steven Horvitz, Jenny Mollen e Jonah Bobo.


Sinopse: o quarentão Cal Weaver (Steve Carell) tem a vida dos sonhos: bom emprego, boas condições de vida, é casado com seu amor da adolescência, filhos bem comportados... Mas essa vida perfeita desaba depois da descoberta de que Emily (Julianne Moore), sua esposa, está tendo um caso e quer divórcio. Desamparado, Cal conhece Jacob Palmer (Ryan Gosling), um cara que vai ensiná-lo a ter estilo, beber e paquerar mulheres.


Família Vende Tudo
Título original: Família Vende Tudo
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Comédia
Duração: ?? min
Direção: Alain Fresnot
Elenco: Marissol Ribeiro, Luana Piovani, Lima Duarte, Caco Ciocler, Vera Holtz, Marisa Orth, Ailton Graça e Lilia Cabral.


Sinopse: família com dificuldades financeiras tem uma brilhante ideia: fazer com que a filha Lindinha (Marissol Ribeiro) engravide do famoso cantor Ivan Cláudio (Caco Ciocler), o rei do Xique. Eles só não contavam com a ciumenta Jennifer (Luana Piovani), mulher de Ivan, e seus dois filhos gêmeos.


Contra o Tempo
Título original: Source Code
País: Canadá/França/EUA
Ano: 2011
Gênero: Ficção Científica
Duração: 93 min
Direção: Duncan Jones
Elenco: Jake Gyllenhall, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright, Michael Arden, Cas Anvar, Russell Peters, Brent Skagford, Craig Thomas, Gordon Masten, Susan Bain, Paula Jean Hixson, Lincoln Ward, Kyle Gatehouse, Albert Kwan, Anne Day-Jones e Clarice Byrne.


Sinopse: esta não é a vida dele ... e ele não está no corpo dele. Quando o capitão Stevens (Jake Gyllenhall) acorda e se vê na pele de um homem que não conhece, descobre que está fazendo parte de um experimento criado pelo governo americano chamado de "Código Fonte". O programa possibilita que Stevens assuma a identidade de um outro homem em seus últimos 8 minutos de vida. Agora, sua missão é encontrar os responsáveis por um atentado que deixou milhares de vítimas.



Saturno em Oposição
Título original: Saturno Contro
País: Itália/França/Turquia
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Ferzan Ozpetek
Elenco: Stefano Accorsi, Margherita Buy, Pierfrancesco Favino, Serra Yilmaz, Ennio Fantastichini, Ambra Angiolini, Luca Argentero, Filippo Timi


Sinopse: num momento em que antigos valores deixam de fazer sentido, personagens de meia idade tentam dar rumos às suas vidas. Só a amizade pode ajudar.
Curiosidade: do mesmo diretor de ‘O Primeiro que Disse’.

 
Entre Segredos e Mentiras
Título original: All Good Things
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Drama, suspense
Duração: 101 min
Direção: Andrew Jarecki
Elenco: Ryan Gosling, Kristen Dunst, Frank Langella, Lily Rabe, Philip Baker Hall, Michael Esper, Diane Venora, Nick Offerman, Kristen Wiig, Stephen Kunken, John Cullum, Maggie Kiley, Liz Stauber, Marion McCorry e Mia Dillon.


Sinopse: inspirado no caso de desaparecimento mais famoso de Nova York, o filme conta uma história de amor e mistério situada nos anos 1980. Na adaptação, David Marks (Ryan Gosling) é o suspeito de assassinar sua esposa Katie (Kristen Dunst).


Duch, o Mestre das Fogueiras do Inferno
Título original: Duch
País: Camboja
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Duração: ?? min
Direção: Rithy Panh
Elenco: -


Sinopse: o documentário denuncia a grande tragédia do Camboja: o regime genocida do Khmer Vermelho (1975-1979). Sob a liderança de Pol Pot, 1,8 milhão de habitantes foram mortos, o que representava um quarto da população do país no período. O cineasta reconstitui em detalhes o modelo daquele aparato genocida. Testemunhos e reencenações com seus subordinados e cenas de arquivo complementam o discurso.



Tintin
Título original: Tintin
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Animação
Duração: ?? min
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Jamie Bell e Daniel Craig.


Sinopse: histórias do clássico dos quadrinhos Tintin – Aventuras de Tintin: O Segredo de Licorne, em 3D.
Curiosidade: uma animação em 3D, com o uso da tecnologia de captura de movimentos reais para dar vida aos personagens – a mesma usada em A Lenda de Beowulf (2007) e Avatar (2010) – e é o primeiro filme de uma trilogia pensada por Spielberg já nos anos 80.
A história que inspira o longa foi publicada em 1942, em um jornal belga, origem do autor de Tintin, Georges Remi, conhecido como Hergé, que criou Tintin em 1929 e só parou de desenhá-lo em 1983, ano de sua morte.


Não se preocupe, nada vai dar certo
Título original: Não se preocupe, nada vai dar certo
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Comédia
Duração: ?? min
Direção: Hugo Carvana
Elenco: Gregório Duvivier, Tarcísio Meira, Herson Capri, Ângela Vieira, Mariana Rios, Flávia Alessandra e Antônio Pedro Borges.


Sinopse: o ator de comédia stand up Lalau (Gregório Duvivier) viaja pelo interior do Brasil se apresentando em pequenas cidades. Seu pai, Ramon Velasco (Tarcísio Meira), também é ator e empresário do filho. Certo dia, Lalau recebe uma proposta milionária para usar seus talentos e fingir ser um famoso Guru, em uma palestra motivacional. Em nome da grana, ele aceita a proposta rapidinho, mas algo não dá certo e Lalau precisa mais uma vez da ajuda de seu pai, que, nas situações mais complicadas, solta o velho bordão: “Não se preocupe, nada vai dar certo”.



Deu a Louca no Chapeuzinho 2
Título original: Hoodwinked 2: Hood vs. Evil
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Animação
Duração: ?? min
Direção: Mike Disa
Elenco: vozes de: Glenn Close, Hayden Panettiere, Cheech Marin, Patrick Warburton, Joan Cusack, Bill Hader, David Ogden Stiers


Sinopse: a Chapeuzinho Vermelho está treinando um grupo com outras Chapeuzinhos quando ela e o Lobo Mau são chamadas para examinar os desaparecimentos misteriosos de João e  Maria.
Curiosidade: do mesmo diretor de ‘Pocahontas’.



O Ursinho Pooh
Título original: Winnie the Pooh
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Animação
Duração: ?? min
Direção: Stephen J. Anderson e Don Hall
Elenco: -


Sinopse: Corujão convoca Pooh (urso de pelúcia), Tigrão, Leitão, Bisonho, Guru, Roque-Roque e Abel para salvar o menino Cristovão de um inimigo imaginário. Pooh só quer achar um pouco de mel, mas a turma se mete em altas confusões.
Curiosidade: o filme também inspirou a criação de uma atração com o mesmo nome na Disneylândia, no Walt Disney World e na Disneylândia de Hong Kong.


Win Win
Título original: Win Win
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Drama, comédia
Duração: 106 min
Direção: Thomas McCarthy
Elenco: Melanie Lynskey, Paul Giamatti, Burt Young, Jeffrey Tambor, Bobby Cannavale, Margo Martindale, Amy Ryan e Amy Landecker.


Sinopse: conta a história de Mike Flaherty (Paul Giamatti), um advogado falido, cuja situação ainda piora quando seu único hobby, treinar o time de luta-livre da escola, revela-se infrutífero. Isso até Kyle (Alex Shaffer) aparecer. O jovem, que está praticamente fugindo de sua mãe viciada em drogas, tem talento para o esporte e pode mudar toda a história. Mas, claro, a mãe do menino chega inesperadamente e pode pôr tudo a perder.
Curiosidade: mesmo diretor de ‘O Visitante’ e ‘O Agente da Estação’.



Miral
Título original: Miral
País: França/Israel/Itália/Índia
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 107 min
Direção: Julian Schnabel
Elenco: Willem Dafoe, Hiam Abbass, Freida Pinto, Omar Metwally e Alexander Siddig.


Sinopse: filme sobre o conflito palestino, baseado no romance homônimo da jornalista Rula Jebreal. Percorre meio século de conflito no Oriente Médio através dos olhos de quatro mulheres palestinas. A atriz protagonista é Freida Pinto, conhecida por seu papel em ‘Quem quer ser um Milionário?’, que interpretará uma órfã palestina.
Curiosidade: mesmo diretor de ‘O Escafandro e a Borboleta’.



The Double Hour
Título original: The Double Hour
País: Itália
Ano: 2011
Gênero: Romance, suspense
Duração: ?? min
Direção: Giuseppe Capotondi
Elenco: Kseniya Rappoport, Filippo Timi e Antonia Truppo.
Sinopse: conta a história de Filippo Timi e Ksenia Rappoport. Ela é uma empregada doméstica; ele, um ex-policial. Eles se conheceram por meio de uma agência de relacionamentos e tudo parecia estar indo bem, até que um assassinato acontece e nada é o que aparentava ser. Combinando elementos do film noir, melodrama e suspense, a trama promete prender a atenção do espectador.



The Princess of Montpensier
Título original: The Princess of Montpensier
País: França/Alemanha
Ano: 2010
Gênero: Ação, drama
Duração: 139 min
Direção: Bertrand Tavernier
Elenco: Melanie Thierry, Lambert Wilson, Louis Garrel, Gaspard Ulliel, Gregoire Leprince-Ringuet, Raphaël Personnaz, Anatole De Bodinat e Eric Rulliat.


Sinopse: 1562. Na França, durante o reinado de Charles IX, são muitas as guerras envolvendo religião. Marie de Mezieres, herdeira de uma das maiores fortunas do Reino, ama o jovem duque de Guise, conhecido nos anais da história como Le Balafre 'Scarface '. Ela acredita que ele a ama. Mas para aumentar o prestígio de sua família, seu pai, o Marquês Mezieres, obriga Marie a se casar com o príncipe de Montpensier, que ela não conhece.


Monte Carlo
Título original: Monte Carlo
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Aventura
Duração: ?? min
Direção: Thomas Bezucha
Elenco: Andy MacDowell, Selena Gomez, Leighton Meester, Cory Monteith, Katie Cassidy, Brett Cullen, Catherine Tate, Amanda Fairbank-Hynes, Luke Bracey e Pierre Boulanger.


Sinopse: três mulheres de Nova Jersey vão para Monte Carlo em busca de maridos ricos e o que acham são quatro gigolôs se passando por playboys.


Arthur, o Milionário Irresistível
Título original: Arthur
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Comédia
Duração: ?? min
Direção: Jason Winer
Elenco: Russel Brand, Helen Mirren, Greta Gerwig, Jennifer Garner, Geraldine James, Luis Guzmán, Nick Nolte, Christina Calph, Murphy Guyer, José Ramón Rosario, John Hodgman e Scott Adsit. 


Sinopse: Arthur Bach (Russell Brand) sempre contou com duas coisas para sobreviver: sua fortuna ilimitada e o bom senso de sua babá de longa data, Hobson (Helen Mirren), para mantê-lo longe dos problemas. Mas agora enfrenta seu maior desafio – escolher entre um casamento arranjado que garantirá seu estilo de vida luxuoso ou um futuro incerto com algo que o dinheiro não pode comprar, Naomi (Greta Gerwig), a única mulher que ele amou.
Curiosidade: remake do filme Arthur – O Milionário, de 1981, estrelado por Dudley Moore.



Feliz Que Minha Mãe Está Viva
Título original: Je suis heureux que ma mère soit vivante
País: França
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Claude Miller e Nathan Miller
Elenco: Vincent Rottiers, Sophie Cattani, Christine Citti, Yves Verhoeven, Maxime Renard e Olivier Guéritée.


Sinopse: quando adolescente, Julie (Sophie Cattani) abandonou seus dois filhos, um de quatro anos e o outro ainda bebê. Adotados por um casal, o irmão mais novo cresceu sem crises existenciais, mas Thomas (Vincent Rottiers) sempre quis conhecer suas origens. A raiva que o abandono causou em Thomas começa a se manifestar na sua pré-adolescência. Aos 20 anos, Thomas encontra a mãe biológica e, na tentativa de ocupar o hiato da relação entre os dois, força um envolvimento e intimidade não convencional entre mãe e filho.



How I Spent my Summer Vacation
Título original: How I Spent my Summer Vacation
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Ação
Duração: ?? min
Direção: Adrian Grunberg
Elenco: Mel Gibson, Peter Stormare, Scott Cohen,Dean Norris, Bob Gunton, Johnny Yong Bosch, Stephanie Lemelin, Patrick Bauchau, Daniel Giménez Cacho, Zak Knutson, Jesús Ochoa, Tom Schanley, Gustavo Sánchez Parra e Sofía Sisniega.


Sinopse: um criminoso aprende a dura realidade de uma prisão mexicana com a ajuda de um garoto de 9 anos.



No Olho da Rua
Título original: No Olho da Rua
País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: ?? min
Direção: Rogério Corrêa
Elenco: Murilo Rosa, Gabriela Flores, Leandro Firmino da Hora, Pascoal da Conceição, Eric Lenate, Nelson Baskerville e Marília Simões.


Sinopse: conta a história do metalúrgico Oton (Murilo Rosa) e sua esposa Camila (Gabriela Flores). Após 20 anos em uma empresa, Oton é demitido e começa a fazer carretos com sua pick-up. Ao ter seu carro roubado, não consegue mais sustentar a família e é abandonado pela mulher, que leva os dois filhos. Sem condições de pagar o aluguel, é despejado e vai dormir na rua até que resolve voltar à fábrica para exigir seu emprego de volta.



O Gerente de Recursos Humanos
Título original: The Human Resources Manager
País: Israel/Alemanha/França/Romênia
Ano: 2011
Gênero: Drama, comédia
Duração: 103 min
Direção: Eran Riklis
Elenco: Mark Ivanir, Guri Alfi, Silver Noah, Cambos Rozina, Negulesco Julian e Stanoevitch Bogdan.


Sinopse: o gerente de recursos humanos da maior padaria de Jerusalém está em apuros. Ele é separado de sua esposa, distanciada da sua filha, e tem um emprego que odeia. Quando um de seus empregados, um trabalhador estrangeiro, é morto em um atentado suicida, a padaria é acusada de indiferença, e o gerente de RH é enviado à cidade natal da vítima na Romênia para confortar a família. Nessa missão de ajuda, onde passa a admirar uma das mulheres, parente da vítima, luta também para recuperar a reputação de sua empresa e, possivelmente, de sua própria humanidade.
Curiosidade: do mesmo diretor de ‘A Noiva Síria’ e ‘Lemon Tree’.



Cowboys & Aliens
Título original: Cowboys and Aliens
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Ação
Duração: min
Direção: Jon Favreau
Elenco: Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde e Sam Rockwell.


Sinopse: em 1873, um estranho (Daniel Craig) sem memória vai parar em Absolution, cidade inóspita para visitantes, dominada pelo medo e comandada pelo pulso forte do Coronel Woodrow Dollarhyde (Harrison Ford). Mas as coisas pioram com a invasão de seres alienígenas, forçando os homens brancos a unir forças com os índios Apaches contra a ameaça extraterrestre.



O Samba que Mora em Mim
Título original: O Samba que Mora em Mim
País: Brasil / Portugal
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 72 min
Direção: Georgia Guerra-Peixe
Elenco: -


Sinopse: partindo de uma pesquisa autobiográfica, o filme sai da quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira e sobe o Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, trazendo um relato pessoal do samba e da história da comunidade com depoimentos de: Timbaca, Cosminho, Lili, Vó Lucíola, Hevalcy, Mestre Taranta e DJ Glauber.



Ladrões
Título original: Takers
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Ação, policial
Duração: 107 min
Direção: John Luessenhop
Elenco: Chris Brown, Hayden Christensen, Matt Dillon, Michael Ealy, Idris Elba, Steve Harris, T.I., Jay Hernandez, Zoe Saldana, Johnathon Schaech e Paul Walker.


Sinopse: um grupo de ladrões de banco tem plano de assalto de US$ 20 milhões atrapalhado por causa de um detetive.

 
Reidy – A Construção da Utopia
Título original: Reidy – A Construção da Utopia
País: EUA
Ano: 2008
Gênero: Documentário
Duração: 77 min
Direção: Ana Maria Magalhães
Elenco: entrevistas exclusivas: com o urbanista Lucio Costa, a engenheira Carmen Portinho, o arquiteto francês Roland Castro e o brasileiro Paulo Mendes da Rocha.


Sinopse: aborda a repercussão na atualidade da obra do arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy, autor dos projetos do Museu de Arte Moderna e do Aterro e Parque do Flamengo, o mais querido da cidade, e sua contribuição para a construção da paisagem urbana do Rio de Janeiro sob a perspectiva de uma utopia com capacidade de ação no mundo real.



Sentimento de Culpa
Título original: Please Give
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Comédia dramática
Duração: 90 min
Direção: Nicole Holofcener
Elenco: Rebecca Hall, Elizabeth Keener, Elise Ivy, Catherine Keener, Josh Pais, Sarah Steele, Ann Morgan Guilbert, Amanda Peet e Oliver Platt.


Sinopse: em Nova York, Kate (Catherine Keener) e Alex (Oliver Platt) são um casal como outro qualquer. Eles têm uma filha adolescente com conflitos normais para a idade, mas tudo pode mudar na vida deles quando a vizinha idosa Andra (Ann Guilbert) adoece e alguém tem de cuidar de suas duas netas.



Um Mar de Aventuras
Título original: Under the Sea
País: EUA/Canadá
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 41 min
Direção: Howard Hall
Elenco: narração de Jim Carrey.


Sinopse: a mais nova aventura em Imax3D leva os espectadores a um dos mais exóticos e isolados locais submersos na Terra, incluindo o sul da Austrália, a Grande Barreira de Corais, e as Ilhas do Triângulo de Coral, em Papua, Nova Guiné e Indonésia, e possibilita encontros ca-a-cara com algumas das mais misteriosas e maravilhosas criaturas do mar.



The Oath
Título original: The Oath
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: ?? min
Direção: Laura Poitras
Elenco: -


Sinopse: acompanha a vida na América de Abu Jandal, ex-segurança de Osama bin Laden, e Salim Hamdan, ex-prisioneiro de Guantánamo. Este tem o seu cativeiro de sete anos narrado através de cartas da prisão. Filmado no Iêmen e na Baía de Guantánamo, em Cuba.



Waiting for Superman
Título original: Waiting for Superman
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: ?? min
Direção: Davis Guggenheim
Elenco: -


Sinopse: analisa as falhas do ensino público norte-americano, seguindo vários alunos no sistema educacional.
Curiosidade: o filme recebeu o Prêmio do Público para melhor documentário no Sundance Film Festival 2010.

Bróder
Título original: Bróder
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Jeferson De
Elenco: Caio Blat, Jonathan Haagensen, Silvio Guindane, Cássia Kiss e Ailton Graça.


Sinopse: focada na amizade, a história, passada em 24 horas, traça o reencontro de três amigos que dividiram a infância no Capão: Jaiminho (Jonathan Haagensen), um jogador de futebol em ascensão no exterior; Pibe (Silvio Guindane), um sacrificado corretor de imóveis e Macu (Caio Blat), o jovem protagonista que se mantém no bairro, flertando com a criminalidade.



Programa Casé – O Que a Gente Não Inventa, Não Existe
Título original: Programa Casé – O Que a Gente Não Inventa, Não Existe
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 88 min
Direção: Estevão Ciavatta
Elenco: Ademar Casé, Regina Casé, Braguinha, Dorival Caymmi, Orlando Silva, Nássara, Almirante, Carmen Miranda, Sílvio Caldas, Noel Rosa, Ciro Monteiro e Roquette Pinto.


Sinopse: a saga do pernambucano Ademar Casé, um revolucionário que, de vendedor de rádios, transformou-se no principal comunicador do rádio brasileiro dos anos 1930 e 40 e teve um papel fundamental nas primeiras exibições de televisão no país.



Contos da Era Dourada
Título original: Amintiri Din Epoca De Aur
País: Romênia
Ano: 2009
Gênero: Comédia
Duração: 155 min
Direção: Hanno Höfer, Razvan Marculescu, Cristian Mungiu, Constantin Popescu e Ioana Uricaru
Elenco: Diana Cavallioti, Radu Iacoban, Vlad Ivanov, Tania Popa, Liliana Mocanu, Alexandru Potocean, Teodor Corban, Emanuel Parvu e Calin Chirila.


Sinopse: a partir dos contos urbanos e mitos dos últimos 15 anos do regime de Nicolae Ceausescu, diversos episódios refletem sobre o comunismo na Romênia. Sem perder o que mantém no país: o humor.
Curiosidade: dos mesmos produtores de ‘4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias’.



Meninos de Kichute
Título original: Meninos de Kichute
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Luca Amberg
Elenco: Lucas Alexandre, Vivianne Pasmanter, Werner Schunemann, Arlete Salles, Paulo César Pereio, Mario Bortolotto, Jota Pingo, Mayara Comunale, Marcos Cesana e Mauro Zanatta.


Sinopse: conta a história de Beto, um menino de 12 anos que vive com seus pais e irmãos, em um bairro operário do Brasil. Seu grande sonho é o de se tornar um importante jogador de futebol; na realidade, ele quer mesmo é “ser o goleiro da seleção brasileira”. No entanto, seu sonho se esbarra com o radicalismo de seu pai, Lázaro, que vê o jogo como um grande pecado.
Nos anos 70, época em que o filme se passa, vivia-se o mito do “Brasil, o País do futebol”, do milagre econômico e, também, da pressão social. Beto e seus amigos, bem distantes dos problemas do mundo, se divertiam com os simples prazeres da infância, como jogar bola, fazer um lindo gol de placa e bater figurinhas. A turma criou o clubinho “meninos de kichute”. O que eles queriam mesmo era aproveitar a liberdade plena, incondicional, desafiadora e emocionante dessa fase da vida. Adaptação cinematográfica do livro homônimo de Márcio Américo.



Terra Deu, Terra Come
Título original: Terra Deu, Terra Come
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 88 min
Direção: Rodrigo Siqueira
Elenco: -


Sinopse: conta a história de Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, que comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos que nos põem em dúvida o tempo inteiro.



Assalto ao Banco Central
Título original: Assalto ao Banco Central
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Suspense, policial
Duração: ?? min
Direção: Marcos Paulo
Elenco: Milhem Cortaz, Hermila Guedes, Lima Duarte, Giulia Gam, Eriberto Leão, Gero Camilo, Cássio Gabus Mendes, Milton Gonçalves, Tonico Pereira, Vinícius de Oliveira e Antônio Abujamra.


Sinopse: retrata o milionário furto realizado no Banco Central, em Fortaleza, no Ceará, em agosto de 2005, e o destino de seus autores. A ação retratada pelo filme foi o maior furto a banco da história do Brasil. Na ocasião, R$ 164,8 milhões foram levados do BC através de um túnel cavado por uma quadrilha em uma casa alugada nas imediações do prédio da instituição. Investigações da Polícia Federal levaram a prisões de 122 pessoas acusadas de envolvimento no crime.



A Verdade e o Medo
Título original: Beyond a Reasonable Doubt
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Peter Hyams
Elenco: Michael Douglas, Jesse Metcalfe, Amber Tamblyn e Joel Moore.


Sinopse: remake do filme de Fritz Lang, com o mesmo título, sobre o plano de um homem que visa expor o carácter corrupto do Procurador do Ministério Público, sem saber que as teias da corrupção são maiores do que ele julga.



Your Highness
Título original: Your Highness
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Comédia
Duração: ?? min
Direção: David Gordon Green
Elenco: Justin Theroux, Zooey Deschanel, Natalie Portman, James Franco, Damian Lewis, Danny McBride, Brian Steele, Toby Jones, Charles Dance e Noah Huntley.


Sinopse: a trama segue dois príncipes: o preguiçoso e arrogante Thadeous (Danny McBride) e seu irmão Fabious (James Franco). Quando a noiva do segundo (Zooey Deschanel) é raptada e o reinado do pai deles é ameaçado, ambos precisam embarcar em uma expedição.




A Alegria
Título original: A Alegria
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Fantasia
Duração: ?? min
Direção: Felipe Bragança e Marina Meliande
Elenco: Clara Barbieri, César Cardadeiro, Flora Dias, Maria Gladys, Mariana Lima, Sandro Mattos, Tainá Medina, Rikle Miranda, Junior Moura e Marcio Vito.


Sinopse: Luíza tem 16 anos e está cansada de ouvir sobre o fim do mundo. Na véspera de Natal, seu primo João é morto no Rio de Janeiro. Algumas semanas depois, Luíza está em seu apartamento e descobre o fantasma de João na sala. Ele quer se esconder ali.



Um Quarto em Roma
Título original: Habitación em Roma
País: Espanha
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 109 min
Elenco: Elena Anaya, Natasha Yarovenko, Enrico Lo Verso e Najwa Nimri.


Sinopse: Alba e Natasha conheceram-se recentemente e dirigem-se para um quarto de hotel na capital italiana. Nesse local elas terão uma aventura física que se desdobra em sentimentos confusos.



Vida sobre Rodas
Título original: Vida sobre Rodas
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: ?? min
Direção: Daniel Baccaro
Elenco: -


Sinopse: primeiro longa-metragem sobre skate feito no Brasil, irá contar a história do skate brasileiro nesses últimos 20 anos, um período marcado pela transição da marginalidade para a chamada fase "pop", quando o skate nacional conquista seu espaço na grande mídia e com ele o respeito da sociedade como um todo. Bob Burnquist, Lincoln Ueda, Sandro Dias e Cristiano Mateus falam de suas carreiras e protagonizam algumas das principais sequências de ação, no Brasil e nos EUA.



Ramona e Beezus
Título original: Ramona and Beezus
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Comédia
Duração: ?? min
Direção: Elizabeth Allen
Elenco: Selena Gomez, Joey King, Bridget Moynahan, Ginnifer Goodwin, John Corbett, Sierra McCormick e Hutch Dano.


Sinopse: Beezuz e Ramona são duas irmãs. Enquanto a certinha Beezus, irmã mais velha, tenta se enturmar, ela também tem que tomar conta de Ramona, uma garotinha propensa a se envolver em acidentes.
Curiosidade: baseado na série de livros de ‘Beverly Cleary’.



Client 9
Título original: Client 9
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: ?? min
Direção: Alex Gibney
Elenco: -


Sinopse: o documentário retrata a vida política de Eliot Spitzer, advogado e político do Partido Democrata dos Estados Unidos da América. Foi governador do estado de Nova Iorque de janeiro de 2007 a 12 de março de 2008, quando anunciou a renúncia. Antes de ser eleito governador, Spitzer foi advogado-geral do estado nova-iorquino.
Filho do magnata do ramo imobiliário Bernard Spitzer e da professora de literatura inglesa Anne Spitzer, nasceu e cresceu no famoso bairro do Bronx. Estudou nas universidades Princeton e Harvard, onde conheceu Silda Wall, com quem viria a se casar.
Spitzer se envolveu em um escândalo sexual. A polícia descobriu que ele fez uso dos serviços da prostituta Ashley Alexandra Dupré. Parte do escândalo foi revelado ao FBI pela cafetina brasileira Andréia Schwartz.
Curiosidade: Alex Gibney é o diretor vencedor do Oscar de Melhor Documentário (2008) antiguerra "Taxi to the Dark Side", que analisou a muitas questões, incluindo o que levou ao desaparecimento da empresa de energia Enron.



A Menina que Brincava com Fogo
Título original: Flickan som lekte med elden
País: Suécia
Ano: 2009
Gênero: Ação, drama, suspense
Duração: 129 min
Direção: Daniel Alfredson
Elenco: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Lena Endre, Jacob Ericksson, Per Oscarsson, Tanja Lorentzon, Georgi Staykov, Micke Spreitz, Yasmine Garbi e Paolo Roberto.


Sinopse: baseado no romance best-seller (uma trilogia) de mesmo nome do falecido autor sueco Stieg Larsson. Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados – um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis, e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados.


A Menina do Castelo de Ar
Título original: Girl Who Kicked the Hornet's Nest
País: Suécia
Ano: 2010
Gênero: Drama, suspense
Duração: 148 min
Direção: Daniel Alfredson
Elenco: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Tehilla Blad, Lena Endre, Annika Hallin, Sofia Ledarp e Jacob Ericksson.


Sinopse: baseado no romance best-seller (uma trilogia) de mesmo nome do falecido autor sueco Stieg Larsson.
Lisbeth Salander é hospitalizada após o encontro com seu pai e, posteriormente, levada a julgamento. Mikael Blomkvist assume a tarefa de provar que ela é inocente, apontando as razões pelas quais Lisbeth foi tratada tão duramente pelas autoridades suecas.



Skyline
Título original: A invasão
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Ficção Científica
Duração: ?? min
Direção: Colin Strause e Greg Strause
Elenco: Eric Balfour, Scottie Thompson, David Zayas, Donald Faison, Brittany Daniel, Crystal Reed, Neil Hopkins, J. Paul Boehmer, Tanya Newbould e Pam Levin.


Sinopse: 'Skyline – A Invasão' começa quando o governo dos EUA envia uma mensagem para o espaço, visando encontrar vida alienígena. Meses depois, luzes estranhas descem sobre a cidade de Los Angeles, e uma força extraterrestre começa a abduzir os seres humanos.



Conspiração Xangai
Título original: Shanghai
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Drama, suspense
Duração: 105 min
Direção: Mikael Håfström
Elenco: John Cusack, Jeffrey Dean Morgan, Ken Watanabe, David Morse, Franka Potente, Yun-Fat Chow, Li Gong, Rinko Kikuchi, Daniel Lapaine, Hugh Bonneville, Gemma Chan e Nicholas Rowe.


Sinopse: Paul Soames (John Cusack), um agente secreto americano, que investiga o assassinato de seu melhor amigo, acaba se envolvendo em uma rede de conspiração e mentiras. Com a ajuda do oficial de inteligência japonesa Tanaka (Ken Watanabe), Paul concentra a sua investigação no carismático gangster da cidade, Anthony Lanting (Chow Yun-Fat) e sua bela esposa Anna (Gong Li). Logo, Paul e Anna se envolvem e colocam tudo o que possuem em jogo, inclusive suas vidas. Apenas a investigação revelará que a verdade esconde vários segredos.


The Secretariat
Título original: The Secretariat
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Randall Wallace
Elenco: Diane Lane, John Malkovich, Scott Glenn, Dylan Walsh, Kevin Connolly e James Cromwell.


Sinopse: centrado na dona de casa e mãe Penny Chenery que concorda em cuidar do estábulo de seu pai que está doente, mesmo não tendo nenhum conhecimento sobre cavalos. Porém, contra todas as expectativas, ela, com a ajuda de um treinador veterano, consegue se destacar em um negócio dominado por homens. Secretariat, um de seus cavalos, é premiado pela primeira vez em três corridas seguidas e se torna um dos maiores cavalos de corrida de todos os tempos.



Lo Que Más Quiero
Título original: O Que Mais Quero
País: Argentina
Ano: 2010
Gênero: Comédia
Duração: 76 min
Direção: Delfina Castagnino
Elenco: Pilar Gamboa, María Villar, Esteban Lamothe e Leonardo Castañeda.


Sinopse: a história de uma amizade entre duas garotas, suas alegrias, decepções e confidências.



Enterrado Vivo
Título original: Buried
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Suspense
Duração: 95 min
Direção: Rodrigo Cortés
Elenco: Ryan Reynolds, Robert Paterson, José Luis García, Stephen Tobolowsky, Samantha Mathis, Warner Loughlin e Erik Palladino.


Sinopse: Paul Conroy (Ryan Reynolds) ainda não está pronto para morrer. Mas, quando ele acorda dentro de um caixão a 2 metros abaixo da terra sem a menor ideia de quem ou porque o colocaram lá, a vida dele se transforma em um único esforço extremo pela sobrevivência. Enterrado apenas com um celular e um isqueiro, o pouco oxigênio transforma ‘Enterrado Vivo’ numa aflitiva experiência de corrida contra o tempo. Paul tem apenas 90 minutos para conseguir que o resgatem antes que seu pior pesadelo se torne verdade.

Ela se Chamava Sarah
Título original: Elle S'Appelait Sarah
País: França
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: min
Direção: Gilles Paquet-Brenner
Elenco: Kristin Scott Thomas e Mélusine Mayance.


Sinopse: os segredos escondidos numa casa em Paris e os horrores vividos na época da caça aos judeus durante o governo colaboracionista de Vichy é o que leva Julia Jarmond (Scott Thomas), uma jornalista americana estabelecida em Paris, a se envolver em uma busca que a faz navegar entre dois mundos.
O longa conta duas histórias distanciadas no tempo por 60 anos e que se cruzam através de uma casa do bairro parisiense de Le Marais.
Em 1942, uma família judia é desalojada desse apartamento onde Michel, o caçula, fica escondido em um armário, por ideia da irmã Sarah (Mélusine Mayance).
Sessenta anos depois, Julia começa a investigar a origem do apartamento de seus sogros, onde quer começar uma nova vida com o marido.




Cassino Jack
Título original: Casino Jack
País: Canadá
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Direção: George Hickenlooper
Elenco: Kevin Spacey, Kelly Preston, Maury Chaykin, Rachelle Lefevre, Barry Pepper, Jon Lovitz, Yannick Bisson, Eric Schweig, Christian Campbell, Spencer Garrett e Matt Gordon.


Sinopse: conta a história de Jack Abramoff (Kevin Spacey), um ex-lobista de Washington que vai usar do tráfico de influência para fugir das acusações de corrupção e assassinato.



The Killer Inside Me
Título original: The Killer Inside Me
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: ?? min
Direção: Michael Winterbottom
Elenco: Liam Aiken, Kate Hudson, Casey Affleck, Simon Baker, Elias Koteas e Jessica Alba.


Sinopse: o filme se baseia no livro homônimo de 1952 do escritor de tramas noir, Jim Thompson. Casey Affleck é um xerife do oeste do Texas que esconde um lado assassino psicótico. Jessica Alba interpreta uma prostituta, que se envolve com o xerife e Kate Hudson é a namorada dele.



Os Perdedores
Título original: The Losers
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Ação, comédia, suspense
Duração: 98 min
Direção: Sylvain White
Elenco: Jason Patric, Columbus Short, Idris Elba, Jeffrey Dean Morgan, Zoe Saldana e Chris Evans.


Sinopse: o filme gira em torno de uma unidade das forças especiais que se dedica a limpar os trabalhos sujos do governo. Tudo isso muda quando Max (Jason Patric), um suposto agente da CIA, os envia a uma missão que resulta ser um trabalho, através do qual são dados por mortos. Passado um tempo, os integrantes da unidade decidem voltar à ação e vingar-se de seus antigos chefes.



Triple Tap
Título original: Triple Tap
País: Hong Kong
Ano: 2010
Gênero: Ação, policial
Duração: ?? min
Direção: Derek Yee
Elenco: Daniel Wu, Louis Koo, Li Bingbing e Charlene Choi.


Sinopse: o campeão de box Ken (Koo) depara-se com um roubo de carro blindado. Ele atira. São quatro assaltantes, mas um escapa. Consegue resgatar um policial. Ken se torna um herói ilibado de culpa após uma investigação conduzida por Jerry Chang (Wu), um atirador do companheiro do competidor e policial. Mas quando Ken é posteriormente atacado pelo assaltante que fugiu, o confronto revela detalhes que lançam suspeitas sobre Ken. Isto leva a um confronto entre Ken e Jerry.


Another Year
Título original: Another Year
País: Reino Unido
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: ?? min
Direção: Mike Leigh
Elenco: Jim Broadbent, Lesley Manville, Ruth Sheen, Stuart McQuarrie e Imelda Staunton.


Sinopse: a história de um casal de meia-idade feliz no casamento que enfrenta os problemas de outras pessoas.



Repo Men
Título original: Repo Men
País: EUA/Canadá
Ano: 2010
Gênero: Ação, ficção científica
Duração: 111 min
Direção: Miguel Sapochnik
Elenco: Jude Law, Alice Braga, Forest Whitaker, Liev Schreiber e Carice van Houten.


Sinopse: num futuro próximo, humanos estenderam e melhoraram suas vidas usando órgãos mecânicos extremamente sofisticados, criados por uma companhia chamada The Union. Acontece que quem não paga a conta dessas maravilhas tecnológicas, é caçado pelos hábeis “repo man” da empresa. Jude Law é Remy, um dos melhores ‘repo men’ de órgãos do mercado. Até que ele sofre um ataque cardíaco em serviço e acorda com um coração super avançado e uma conta a pagar. Mas com o coração mecânico ele não pode mais trabalhar. Então, entra em cena o ator Forest Whitaker, seu ex-parceiro, colocado no seu encalço para reaver o órgão.



Ela é Demais Pra Mim
Título original: She's Out of My League
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Comédia, romance
Duração: 104 min
Direção: Jim Field Smith
Elenco: Jay Baruchel, Alice Eve, Mike Vogel, Nate Torrence, T.J. Miller, Lindsay Sloane, Kyle Bornheimer, Jessica St. Clair, Krysten Ritter, Kim Shaw, Jasika Nicole e Debra Jo Rupp.

Sinopse: Kirk, um cara comum (Jay Baruchel), conhece uma mulher perfeita. Mas sua família e seus amigos vão atrapalhar o relacionamento. Embora ele esteja preso em um trabalho final e aparentemente morto como um agente de segurança do aeroporto, contra todas as probabilidades, Molly (Alice Eve), uma garota bem sucedida e linda se apaixona por ele. Kirk fica atordoado, assim como todos ao seu redor.



Por Que Eu Me Casei Também?
Título original: Why Did I Get Married Too?
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Comédia
Duração: 121 min
Direção: Tyler Perry
Elenco: Tyler Perry, Janet Jackson, Jill Scott, Malik Yoba, Sharon Leal, Richard T. Jones, Tasha Smith, Lamman Rucker, Michael Jai White, Louis Gossett Jr., Cicely Tyson, Tyson Gilmore, Valarie Pettiford e Nia Iman Muhammad.
Sinopse: os quatro casais escolhem um novo destino para sua reunião anual: Bahamas. O objetivo, como sempre, renovar os votos do matrimônio, trocar experiências de vida enquanto aproveitam para discutir com humor seus respectivos relacionamentos. Mas a situação complica-se quando o ex-marido Mike (Richard T. Jones) aparece disposto a reconquistar Sheila (Jill Scott), atualmente casada com Troy (Lamman Rucker). Está aceso o estopim de uma série de questionamentos que surgem também para os demais integrantes do grupo.



Diário de Uma Banana
Título original: Diary of a Wimpy Kid
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Comédia
Duração: 94 min
Direção: Thor Freudenthal
Elenco: Zachary Gordon, Robert Capron, Rachael Harris, Steve Zahn, Devon Bostick, Karan Brar, Grayson Russell, Laine MacNeil, Alex Ferris, Andrew McNee, Andrew McNee e Belita Moreno.


Sinopse: Greg Heffley (Zachary Gordon) tem 13 anos de idade e sofre os mesmos problemas que a maioria dos garotos como ele, "normais", sofrem: não é popular. Com amigos que não estão entre os mais admirados da galera e dividindo os corredores da escola com garotos que são mais altos e já fazem a barba, ele só tem uma certeza: o ensino fundamental é a coisa mais idiota que existe. Então, ele encontra maneiras peculiares de lidar com os valentões do colégio e conquistar sua popularidade: registra toda a sua rotina na escola e também com a família em um diário.
Curiosidade: Diário de um Banana tornou-se um fenômeno literário que lidera o ranking infanto juvenil nos EUA e ficou à frente de outros grandes best-sellers, como a série Crepúsculo (Stephenie Meyer) e Harry Potter (J.K.Rowling).



Letters to God
Título original: Cartas para Deus
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: David Nixon e Patrick Doughtie
Elenco: Robyn Lively, Jeffrey Johnson, Bailee Madison, Maree Cheatham, Tanner Maguire, Michael Bolten, Dennis Neal, Ralph Waite, Cris Cunningham e L. Derek Leonidoff.


Sinopse: baseado numa história verdadeira que conta a vida do menino Tyler Doherty (Tanner Maguire), de apenas 8 anos, que sofre de câncer. Os médicos estão desacreditados sobre suas chances de vida. Apesar da situação difícil, Tyler coloca sua fé em Deus acima de tudo e, por meio de cartas, começa a escrever um diário sobre suas esperanças de que algum anjo possa salvá-lo. Um carteiro substituto, com uma vida bastante conturbada, começa a ler as cartas, o que acaba por incentivá-lo a procurar uma vida melhor para si e para o filho, que ele perdeu por causa do seu vício em álcool.



Um Lugar Chamado Brick Lane
Título original: Brick Lane
País: Inglaterra/Índia
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 98 min
Direção: Sarah Gavron
Elenco: Lalita Ahmed, Naeema Begum, Bernard Holley, Tannishtha Chatterjee e Christopher Simpson.


Sinopse: Nazneem, uma jovem de Bangladesh, chega na cidade de Londres em 1980, deixando para trás sua querida irmã e sua casa, para viver nova vida em um casamento arranjado. Trancada entre as quatro paredes de sua casa, e com um casamento nada amoroso com Chanu, ela sente que sua alma está morrendo aos poucos. Sua irmã Hasina, no entanto, continua a viver sua vida em Bangladesh, se envolvendo em uma aventura atrás da outra. Nazneem se esforça para aceitar seu novo estilo de vida, e manter sua cabeça afastada dos problemas, mas ela logo irá descobrir que a vida não pode ser evitada – e é forçada a confrontar isso no dia em que o jovem Karim bate à sua porta. Tendo como cenário uma tensão racial que se agrava, eles embarcam num romance que, finalmente, obriga Nazneen a tomar as rédeas de seu destino.



Os EUA contra John Lennon
Título original: OS EUA contra John Lennon
País: EUA
Ano: 2006
Gênero: Documentário
Duração: 99 min
Direção: David Leaf e John Scheinfeld
Elenco: -


Sinopse: em 1972, Richard Nixon buscava se reeleger presidente dos EUA em meio ao crescimento de movimentos populares contrários tanto à Guerra do Vietnã quanto ao preconceito racial. E por que raios um rockstar tinha que se meter no meio disso? É mais ou menos o que diz um ex-agente policial norte-americano a respeito de John Lennon (1940-1980), em entrevista que está neste documentário. O trabalho debruça-se sobre uma vasta quantidade de material de arquivo, como fotos e vídeos, além de entrevistas com gente como Yoko Ono, agentes do FBI, os jornalistas Walter Cronkite e Carl Bernstein, enfim, pessoas que estavam próximas ao que ocorreu à época (final dos anos 1960/início dos 1970). Desde a metade dos anos 1960, a vida de Lennon passou a sofrer "monitoramento" das autoridades tanto dos EUA quanto do Reino Unido devido ao seu constante envolvimento em causas como gente sendo presa sem passar por julgamento na Irlanda do Norte.
Curiosidade: produzido em 2006, só agora vem para o Brasil.



To Save a Life
Título original: To Save a Life
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Drama
Direção: Brian Baugh
Elenco: Randy Wayne, Deja Kreutzberg, Joshua Weigel, Steven Crowder, D. David Morin, Kim Hidalgo, Sean Michael Afable, Bubba Lewis e Robert Bailey Jr.


Sinopse: depois que um antigo amigo de infância se suicida, Jake Taylor, um estudante que tem tudo o que qualquer adolescente deseja ter deve mudar a sua vida e também sacrificar seus sonhos para salvar as vidas de outros.



Greenberg
Título original: Greenberg
País: EUA
Ano: 2009
Gênero: Comédia, drama
Duração: 107 min
Direção: Noah Baumbach
Elenco: Ben Stiller, Greta Gerwig, Koby Rouviere, Sydney Rouviere, Chris Messina e Susan Traylor.


Sinopse: após anos em Nova York, Roger Greenberg volta para Los Angeles a fim de dar um rumo na vida, mas em princípio deve se contentar em cuidar da casa do irmão mais velho, casado e com filhos – com quem vai morar por algumas semanas. Greenberg tenta refazer antigos laços de amizade, incluindo o velho companheiro Ivan. Porém, logo percebe que "velhos amigos" não significa "melhores amigos". É quanda ele se dá conta de que a única pessoa que lhe dá alguma atenção é a também solitária Florence, assistente pessoal do irmão. Ainda que relutem um envolvimento sentimental, Greenberg e Florence aos poucos percebem que a felicidade está ao alcance de ambos.



Sérgio
Título original: Sérgio
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 94 min
Direção: Greg Barker
Elenco: -


Sinopse: trajetória do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello (funcionário da Organização das Nações Unidas por 34 anos e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos desde 2002) que morreu em um atentado terrorista no Iraque, em 2003.
Curiosidade: o filme foi exibido em Amsterdã, na programação do Idfa – o maior festival de documentários do mundo.

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP