sábado, 4 de janeiro de 2003

Segunda-Feira ao Sol

Título original: Los Lunes al Sol
País: Espanha/França
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 113 min
Direção: Fernando León de Aranoa
Elenco: Javier Bardem, Luis Tosar, Jose Angel Egido e Nieve De Medina.

Sinopse: numa pequena cidade industrial ao norte da Espanha, na região da Galicia, um grupo de amigos, ex-operários metalúrgicos da indústria naval (Santa, José, Lino e Amador), se reúnem no bar Naval, pequeno bar de outro ex-operário (Rico), onde conversam e compartilham frustrações e esperanças.

Crítica: um dos principais personagens é Santa, interpretado por Javier Barden, homem solitário, apesar de sociável e de espírito solidário. É ex-liderança sindical de base, de personalidade marcante, organizador nato, “intelectual orgânico” de um coletivo de trabalho desestruturado pela reestruturação produtiva. O estaleiro naval em que trabalhavam – estaleiro Aurora – foi adquirido (e desativado) por investidores coreanos, que pretendem construir, no local, um hotel turístico de alto luxo.
A direção expõe com lirismo, humor e angústia a tragédia social e pessoal do desemprego. Desesperos, alegrias e ansiedades vem à tona por meio dos personagens com impressionante desenvoltura, atingindo em cheio o espectador.
A narrativa é simples, porém complexa, forte e repleta de significados. Envolve com sua suave trilha sonora e comove com uma produção e direção seguras e a memorável performance de Javier Bardem.

Curiosidade: vencedor de diversas premiações internacionais, incluindo 5 Prêmios Goya, 4 Kikitos no Festival de Gramado e 4 Prêmios no Festival de San Sebastian.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP