terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Feira das Vaidades

Título original: Vanity Fair
País: EUA/Inglaterra
Ano: 2004
Gênero: Drama, romance
Duração: 141 min
Direção: Mira Nair
Elenco: Reese Witherspoon, James Purefoy, Romola Garai, Jonathan Rhys-Meyers, Gabriel Byrne, Jim Broadbent, Bob Hoskins, Robert Pattinson, Rhys Ifans, Geraldine McEwan, Angelica Mandy, Ruth Sheen, Lillette Dubey e Roger Lloyd-Pack.

Sinopse: na Londres de 1820, Becky Sharp (Reese Witherspoon) é uma garota humilde que, após ficar jovem, depende de sua sexualidade, inteligência e malícia para começar a ascender-se socialmente, em uma sociedade extremamente ligada às aparências.

Crítica: ‘Feira das Vaidades’ é o primeiro romance de William Thackeray, que, em 1847, quando começou a publicá-lo em fascículos, era ainda praticamente desconhecido do público. Considerada um clássico, a obra é uma sátira à classe alta de Londres que, enquanto centenas de milhares de homens morrem nos campos de batalha, vítimas das atrocidades das Guerras Napoleônicas, continua imperturbável e feliz, a beber os seus cálices de Porto no meio dos maiores excessos, luxos e loucuras.
A história centra-se em duas alunas da escola de Miss Pinkerton que se tornam melhores amigas: a falsa, sedutora e ambiciosa Rebecca Sharp, mais conhecida por Becky, orfã e sem rendimentos, e a inocente e pura Amelia Sedley, filha de uma família da alta burguesia. Juntas, as duas amigas vão viver grandes momentos de paixão, sofrimento e vingança.
O filme não foi tão fiel à obra, que é infinitamente superior, e também peca por omitir diversos personagens.
Não é uma obra arrebatadora, mas tem uma ótima produção, com figurino e cenários de primeira.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP