sábado, 9 de dezembro de 2006

Você é Tão Bonito!

Título original: Je vous trouve très beau
País: França
Ano: 2006
Gênero: Comédia
Duração: 97 min
Direção: Isabelle Mergault
Elenco: Michel Blanc, Medeea Marinescu e Wladimir Yordanoff.

Sinopse: um fazendeiro viúvo, ao procurar por uma esposa numa agência de matrimônio, recebe a sugestão de ir a Romênia, onde muitas mulheres sonham em se casar com um francês para melhorar de vida.

Crítica: a princípio, parece se tratar de uma daquelas comédias românticas que a indústria cinematográfica produz aos montes. Ainda bem que é um engano.
O filme é cômico e romântico sim e até parte de uma premissa simples. Mas a direção é extremamente competente para escapar das mesmices a que estamos acostumados. Um camponês cuida de sua fazenda com a ajuda de sua esposa. Ela morre de maneira repentina e trágica. Ele, mais que a falta da fêmea e companheira, sente a ausência de alguém com quem compartilhar as tarefas existentes na fazenda. Aymé Pingrenet (Michel Blanc – numa interpretação fantástica) resolve apelar então para uma agência matrimonial (visto que não dispõe de tempo para flertar), que ao ouvir suas necessidades, orienta-o a buscar uma romena. De início ele reluta, mas sua incapacidade de lidar com a falta de uma ajudante e companheira acaba por conduzi-lo à Romênia.
Mais que uma comédia romântica, é uma crônica social e de costumes. O mundo que cerca Aimé (rural) é nos mostrado sem aquela maneira que sempre imaginamos. Não é um mundo caricato; pelo contrário, remete à realidade européia. Existe naquele país uma falta de mão-de-obra que se dedique ao campo. Mais que isso, há preconceito contra os africanos, as pessoas do Leste europeu (mulheres se prostituem para sobreviver) e os latinos – quer europeus ou não, que poderiam suprir essa falta. O longa revela, também, que quase todo o trabalho na fazenda é secundado pela tecnologia, que serve para suprir a ausência do homem.
Os momentos de humor são vários e dos melhores: destaque para a hilariante sequência das entrevistas, na Romênia, com as candidatas à esposa.
Sem efeitos visuais, no entanto, de uma profundidade e beleza impressionantes. E com mensagens e reflexões que valem por muitos filmes.
Além da direção eficiente, o elenco é sublime.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP