terça-feira, 2 de outubro de 2007

Sem Fim À vista

Título original: No End in Sight
País: EUA
Ano: 2007
Gênero: Documentário
Duração: 102 min
Direção: Charles Ferguson
Elenco: Campbell Scott, Gerald Burke, Ali Fadhil, Omar Fekeiki, Robert Hutchings, Paul Hughes, Marc Garlasco, James Bamford, George Tenet, Dick Cheney, Donald Rumsfeld, Paul Wolfowitz, Colin Powell, Samantha Power e Faisal Al-Istrabadi.

Sinopse: conta, cronologicamente, o fiasco da invasão americana no Iraque, mostrando especialmente as decisões tomadas na primavera de 2003 – e o pano de fundo, bem como o perfil daqueles que tomaram tais decisões, logo após a queda de Saddam. O filme mostra que não havia um plano de ocupação, tampouco estratégias adequadas para invadir o país e tropas suficientes. Dividido em capítulos (da história até as consequências), traz depoimentos de jornalistas, acadêmicos, soldados, militares de patentes e ex-funcionários do governo Bush, incluindo aqueles que estiveram em Bagdá em 2003.

Crítica: um das melhores abordagens sobre a guerra do Iraque, instigando reações furiosas no espectador. De maneira didática e bastante informativa, entrevista diplomatas, militares e políticos envolvidos na “reconstrução” do Iraque “pós”-guerra mostrando porque o país está como está. O documentário revela ainda uma série de decisões equivocadas que minaram a sociedade iraquiana, designando para a região pessoas que sequer conheciam a situação. A previsão é pessimista, mas real. O título não poderia ser mais apropriado.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP