quarta-feira, 17 de abril de 1991

Dança com Lobos

Título original: Dances with Wolves
País: EUA
Ano: 1990
Gênero: Drama, faroeste
Duração: 180 min
Direção: Kevin Costner
Elenco: Kevin Costner, Mary McDonnell, Graham Greene, Rodney A. Grant, Floyd "Red Crow" Westerman, Tantoo Cardinal, Robert Pastorelli, Charles Rocket, Maury Chaykin, Jimmy Herman, Nathan Lee Chasing Horse e Michael Spears.

Sinopse: baseado em livro de Michael Blake. Durante a Guerra Civil Americana, o jovem Tenente John Dunbar protagoniza um ato heróico e, por sua opção, vai servir em uma região infestada de índios. Ao invés de participar de algum extermínio, ele consegue uma ousada aproximação com os nativos, descobrindo sua cultura, costumes e seu modo de comunicação.
Crítica: ‘Dança com Lobos’ é um filme extremamente inteligente que, ao invés de perder tempo utilizando os índios como os principais responsáveis pelos maiores problemas que o homem branco veio a enfrentar durante a conquista do Oeste dos EUA (visão comum nos clássicos faroestes), opta por fazer um estudo da psicologia humana quando esta encontra-se isolada do resto de sua raça e se vê obrigada a realizar um contato com uma outra civilização, para que assim possa sobreviver aos perigos impostos pela natureza local.
Certamente, o maior problema enfrentado entre a convivência destas duas raças tão divergentes é a comunicação entre ambas e o filme abordou e desenvolveu isso muito bem, no contato entre o protagonista (Kevin Costner, em um dos poucos papéis relevantes de sua carreira) e uma tribo de nativos que habita a região.
O longa é muito emocionante, principalmente pela maneira como trata das diferenças entre duas civilizações. Tem, ainda, direção, trilha sonora, atuações, direção de arte, maquiagem, figurino e, principalmente, fotografia, praticamente perfeitos.
Uma pena é se estender mais do que deveria e perder tempo com uma história de amor previsível, que nada acrescenta. Tática essa muito utilizada nos filmes hollywoodianos.
Curiosidade: vencedor de 7 estatuetas do Oscar em 1991: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP