quinta-feira, 2 de maio de 1991

Ajuste Final

Título original: Miller’s Crossing
País: EUA
Ano: 1990
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Gabriel Byrne, Marcia Gay Harden, John Turturro, Jon Polito, J.E. Freeman, Albert Finney, Mike Starr, Al Mancini, Richard Woods, Thomas Toner, Steve Buscemi, Mario Todisco e Olek Krupa.

Sinopse: em 1929, chefão do crime organizado rompe relações com seu principal auxiliar quando descobre que sua mulher o traiu com ele e passa a trabalhar para o seu maior rival. Um confronto de raças e ambições entre italianos, judeus e irlandeses, que desencadeiam uma guerra por poder, dinheiro e convicções.

Crítica: o terceiro longa-metragem dos irmãos Joel e Ethan Coen é um dos filmes de gângsteres mais violentos e sombrios dos anos 90.
Com uma trama repleta de reviravoltas, de grande ambiguidade moral, a trama consegue se manter original, já que o paradigma estético imposto pela primeira parte da trilogia "O Poderoso Chefão" foi deixado de lado. O suado roteiro é pontuado pelas características mais usuais da dupla. Um filme com personagens que acentuam a veia autoral dos irmãos, e que nunca são exatamente aquilo que parecem ser.
Nos anos 30, época da Lei Seca nos Estados Unidos, Miller's Crossing (título original do filme) era o lugar aonde os gângsteres levavam suas vítimas para serem executadas. Leo (Albert Finney) é um veterano gângster irlandês e líder político que controla o lado Leste da cidade, com a ajuda de seu homem de confiança, Tom (Gabriel Byrne). Mas é desafiado pelo italiano Johnny Casper (Jon Polito), seu capanga Eddie. Há também Verna, a garota (Marcia Gay Harden) que está entre Leo e Tom, além do vingativo Bernie. A partir daí, a trama se desenvolve da maneira mais inesperada possível.
“Ajuste Final” é mais um filme dos irmãos Coen, que já fizeram de tudo: aventuras, filmes 'noir', faroestes e até comédias românticas, mas, claro, com uma narrativa sempre difereciada.
Uma história bem contada sobre a máfia e seus massacres, com ótima parte técnica e elenco competente. Destaque para o fantástico Jon Polito, a melhor interpretação.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP