O Mundo de Andy
Título original: Man on the Moon
País: EUA
Ano: 1999
Gênero: Comédia
Duração: 118 min
Direção: Milos Forman
Elenco: Jim Carrey, Danny DeVito, Paul Giamatti, Courtney Love, Gerry Becker, Greyson Erik Pendry, Brittany Colonna, Leslie Lyles, Bobby Boriello, Budd Friedman e Tom Dreesen.
Sinopse: baseado em fatos reais, Jim Carrey retrata a vida de Andy Kaufman, considerado o mais inovador, excêntrico e cômico artista de seu tempo.
Crítica: o filme é bem detalhista contando a trajetória do cômico e excêntrico Andy Kaufman, bem interpretado por Jim Carrey, desde a infância até a sua morte. Algumas cenas são mesmo hilárias, mas a maioria não comprova o lado humorístico tão admirado pelos fãs de Andy.
Paul Giamatti faz um papel pequeno, Danny DeVito está muito bem.
Sua vida profissional foi atribulada. Contratado pela American Broadcasting Company (ABC) para estrelar o seriado Táxi, interpretando o estrangeiro Latka Gravas, o humorista que viveu apenas 35 anos (1949-1984) quebrou todas as estruturas da comédia convencional, apresentando números vanguardistas no teatro e em eventos públicos diversos. Conquistou o sucesso absoluto ao interpretar Elvis Presley e zombar de outras personalidades. Nesse universo, interpretava personagens que escondiam sua verdadeira identidade, como o cantor Tony Clifton. Seus números irreverentes e criativos o tornaram célebre nos Estados Unidos. Fez sucesso no programa Saturday Night Live e ganhou a admiração de críticos e artistas diversos com suas performances.
Mas Kaufman não se considerava humorista e começou a realizar piadas obscuras, ininteligíveis e preconceituosas para se relacionar com o público. Muitas vezes, irritava seus espectadores com pegadinhas, além de inventar falsas histórias para a imprensa americana. Kaufman queria ser o melhor artista do mundo e, após ser demitido da ABC, passou a fazer shows em ringues de luta livre, onde desafiava mulheres. Muitos o consideraram louco durante essa fase, mas Kaufman, muito além da realidade, estava interpretando seus personagens realísticos. Chegou a ler durante horas um romance para uma plateia entediada que pagara para assisti-lo em um show de humor. Essa concepção de humor o levou ao ostracismo.
A trama flui bem, mas entedia um pouco para quem não é fã do artista.
Avaliação: ***
0 comentários:
Postar um comentário