Assédio
Título original: Besieged
País: França/Itália
Ano: 1998
Gênero: Drama
Duração: 92 min
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Thandie Newton, David Thewlis e Claudio Santamarí.
Sinopse: pianista inglês se apaixona por refugiada africana.
País: França/Itália
Ano: 1998
Gênero: Drama
Duração: 92 min
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Thandie Newton, David Thewlis e Claudio Santamarí.
Sinopse: pianista inglês se apaixona por refugiada africana.
Crítica: a história é simples, com um roteiro linear. Uma descrição sim levaria-nos, a princípio, a achar que é apenas mais um filme. Mas o trabalho surpreende pelas emoções transmitidas por seus personagens. Talvez para alguns seja um pouco monótono, pois há poucos diálogos.
O filme se constrói sobre os contrastes, bastante explorados na trama. Numa mesma casa, estão a empregada africana Shandurai (Thandie Newton), que fugiu do país por motivos políticos, e um rico herdeiro europeu.
Das imagens ásperas da miserável África, somos levados a uma belíssima vila italiana onde Mr. Kinski (David Thewlis) consome seu tempo compondo e dando aulas de piano. Depois da apresentação inicial dessas contradições, as mudanças na vida dessas duas criaturas começam a acontecer. O gradual empobrecimento do europeu, a evolução de sua música, vão diminuindo a distância entre os protagonistas.
Som e fotografia quase se equiparam em importância nesse filme. Os diálogos pouco importam frente às expressões dos atores e à música. A música africana e a erudita são utilizados pelo cineasta para destacar as nuances e a aproximação entre Shandurai e Mr. Kinksi.
O filme se constrói sobre os contrastes, bastante explorados na trama. Numa mesma casa, estão a empregada africana Shandurai (Thandie Newton), que fugiu do país por motivos políticos, e um rico herdeiro europeu.
Das imagens ásperas da miserável África, somos levados a uma belíssima vila italiana onde Mr. Kinski (David Thewlis) consome seu tempo compondo e dando aulas de piano. Depois da apresentação inicial dessas contradições, as mudanças na vida dessas duas criaturas começam a acontecer. O gradual empobrecimento do europeu, a evolução de sua música, vão diminuindo a distância entre os protagonistas.
Som e fotografia quase se equiparam em importância nesse filme. Os diálogos pouco importam frente às expressões dos atores e à música. A música africana e a erudita são utilizados pelo cineasta para destacar as nuances e a aproximação entre Shandurai e Mr. Kinksi.
Avaliação: ***
0 comentários:
Postar um comentário