quinta-feira, 29 de março de 2001

Redemoinho

Título original: Maelström
País: Canadá
Ano: 2000
Gênero: Drama, comédia
Duração: 88 min
Direção: Denis Villeneuve
Elenco: Marie-Josée Croze, Jean-Nicolas Verreault, Stephanie Morgenstern, Pierre Lebeau, Klimbo, John Dunn-Hill e Marc Gélinas.

Sinopse: nesta fábula surrealista, o narrador é um peixe (!) que dá às pessoas uma segunda chance na vida, arranjando encontros que abrem diferentes possibilidades de mudança. Como aconteceu com a bela e bem-sucedida Bibiane Champagne (Marie-Josée Croze). Aos 25 anos, ela é uma jovem empresária que passa suas noitadas fora de casa, mantendo relacionamentos fugazes. Em uma dessas noites, a moça provoca um terrível acidente e mata um velho pescador. Tempos depois, por "ironia do destino", ela encontra Evian (Jean-Nicolas Verreault), filho do homem atropelado. Esta é a segunda chance que Bibiane recebe. Juntos, ela e o rapaz, lutarão para superar o trauma da morte, esquecer os erros do passado e renascer para a vida.

Crítica: as primeiras cenas já alertam o espectador para o tom de fábula, quase surreal, que permeará toda a trama, um misto de drama e comédia.
Toda a história é narrada por um peixe mortalmente ameaçado pelo facão de um peixeiro. Logo em seguida, o antigo sucesso “Good Morning Starshine” embala alegremente uma pesada cena de aborto.
A partir daí, ‘Redemoinho’ se equilibra entre o trágico, o mórbido e o cínico, sem poupar sarcasmo. O longa navega por caminhos tortos, mas tenta transmitir uma mensagem otimista. Uma história de erros que pode desaguar num acerto final, sem justificativas ou explicações, apenas deixando tudo fluir.
Vale a pena conferir.

Curiosidade: o filme ganhou cinco prêmios Genie, o Oscar canadense (em 2000), nas categorias Filme, Direção, Roteiro, Fotografia e Atriz (Marie-Joseé Croze). Também levou o Prêmio da Crítica em Berlim.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP