domingo, 17 de março de 2002

Cine Majestic

Título original: The Majestic
País: EUA
Ano: 2001
Gênero: Drama
Duração: 153 min
Direção: Frank Darabont
Elenco: Jim Carrey, Martin Landau, Laurie Holden, Allen Garfield, Bruce Campbell, Amanda Detmer, Daniel Von Bargen, Karl Bury, Bob Balaban, Gerry Black, Brent Briscoe, Cliff Curtis, Jeffrey DeMunn e Catherine Dent.

Sinopse: na era de ouro de Hollywood (1951), Peter Appleton é um roteirista de cinema prestes a estrear sua obra "Sand Pirates of the Sahara". Acusado injustamente de ser simpatizante ao comunismo, Peter acaba perdendo tudo o que construiu, inclusive sua namorada. Em uma noite de chuva, sofre um acidente de carro e perde a memória, sendo levado para uma cidade interiorana da Califórnia. Vivendo o drama de não se conhecer, Peter é confundido com um herói da Segunda Guerra, filho do dono das salas de cinema da pequena cidade, que havia desaparecido há 8 anos. É com essa nova identidade que Peter começa a se interessar novamente pela Sétima Arte.
Crítica: no início da década de 50, a iminente Guerra Fria já começava a atingir a sociedade norte-americana. Aspirantes a comunistas, ou qualquer simpatizante com idéias de esquerda, começavam a ser perseguidos pela justiça, a chamada caça às bruxas. Liderada pelo senador republicano Joseph McCarthy (1908-1957), a iniciativa incluía também investigar os profissionais de Hollywood, muitos deles tidos como conspiradores. Roteiristas, diretores e atores eram chamados a depor, justificar falhas de comportamento e, principalmente, dedurar possíveis revolucionários entre os seus pares.
Essa fase negra da democracia americana, o período do "McCarthismo", é retratada na produção de Cine Majestic.
Bastante emotivo e com um roteiro dramático e minucioso, o filme é ótimo e traz um Jim Carrey completamente diferente do que estamos acostumados a ver. Atua com desenvoltura em momentos profundamente sérios e tristes.
Assista. Vale a pena.
Avaliação: ****

Read more...

sexta-feira, 15 de março de 2002

Iris

Título original: Iris
País: Inglaterra
Ano: 2001
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Richard Eyre
Elenco: Kate Winslet, Judi Dench, Jim Broadbent, Hugh Bonneville, Hugh Bonn, Eleanor Bron, Angela Morant, Penelope Wilton, Juliet Aubrey, Kris Marshall, Tom Mannion, Saira Todd, Juliet Howland, Charlotte Arkwright e Harried Arkwright.

Sinopse: história da cultuada escritora e filófosa britânica Jean Iris Murdoch (Judi Dench). Baseia-se em dois livros biográficos escritos por seu marido, o também escritor e professor John Bayley (Jim Broadbent). O filme divide a narrativa em dois tempos, trazendo Kate Winslet e Judi Dench na pele da escritora em diferentes estágios de sua vida.
Crítica: sensível e comovente, revelando o lado dramático de quem convive com pessoas que sofrem de Mal de Alzheimer. O roteiro, dividido em duas épocas, conduziu perfeitamente o espectador pela vida de Íris. Aliás, a interpretação de Judi Dench é soberba.
Curiosidade: Jim Broadbent ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Ator Coadjuvante, em 2002.
Avaliação: ****

Read more...

terça-feira, 12 de março de 2002

Mundo Cão

Título original: Ghost World
País: EUA
Ano: 2001
Gênero: Drama
Duração: 119 min
Direção: Terry Zwigoff
Elenco: Thora Birch, Scarlett Johansson, Steve Buscemi e Brad Renfro.

Sinopse: Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) são duas adolescentes recém-saídas do segundo grau que começam a enfrentar as incertezas da existência. Planejam um futuro, cheio de possibilidades, em que serão sempre amigas, mas logo percebem que a realidade da vida adulta é bem diferente do que imaginavam. Rebecca trabalha em um café, recebendo um salário baixo que ela espera que um dia vá ajudá-la a pagar o aluguel de um sonhado apartamento. Enid por sua vez frustra-se em seu curso de artes, no qual é esnobada por uma professora arrogante e por colegas pretensiosos. Mas é nesse ambiente que conhece Josh (Brad Renfro), um rapaz diferente que ela considera "a única pessoa decente no mundo”.

Crítica
: o filme usa e abusa de um humor ácido e sarcástico, que envolve e agrada o espectador. 
Mostra a vida de duas adolescentes recém-saídas da escola e que precisam decidir o que fazer de suas vidas. A questão principal é que elas não se enquadram com a “normalidade” das outras pessoas, sendo constantemente ridicularizadas por essas. 
O roteiro é brilhante, os diálogos são bastante inteligentes e a atuação dos atores, em perfeita sintonia, é sublime.
Vale a pena assistir.

Avaliação
: *** 

Read more...

domingo, 10 de março de 2002

Bicho de Sete Cabeças

Título original: Bicho de Sete Cabeças
País: Brasil
Ano: 2001
Gênero: Drama
Duração: 74 min
Direção: Laís Bodanzky
Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Daniela Nefussi, Jairo Mattos, Altair Lima, Lineu Dias, Caco Ciocler, Gero Camilo, Marcos Cesana, Luis Miranda, Valeria Alencar, Gustavo Machado, Cláudio Carneiro, Talita Castro e Antônio de Andrade.

Sinopse: Neto (Rodrigo Santoro) é um jovem de classe média baixa que leva uma vida comum até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um cigarro de maconha em seu bolso. O fato é a gota d’água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade, com pequenas rebeldias incompreendidas pelo pai, como pichar muros e usar brincos. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. No manicômio, Neto conhece uma realidade absurda e desumana, onde os internos são devorados por um sistema corrupto e cruel. Baseado em fatos reais.

Crítica: extremamente crítico e perturbador, o filme aborda de maneira competente as instituições falidas de tratamento a pessoas portadoras de necessidades especiais e de dependentes químicos, o despreparo dos pais ao descobrirem o uso de drogas por parte dos filhos, a falta de diálogo nas famílias e toda a tragédia que isso pode acarretar.
Bom texto e uma excelente interpretação de Rodrigo Santoro são os pontos altos da trama que comove à medida que os acontecimentos vêm à tona. A crueldade e o desespero da situação vivida por Neto é perceptível aos olhos do espectador.
Pena que a atuação de alguns atores não esteja no mesmo nível do protagonista. De qualquer forma, a obra, com uma direção equilibrada, não perde seu mérito e merece ser vista e recomendada. É um verdadeiro alerta para a importância das relações humanas.
Avaliação: ***

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP