domingo, 17 de março de 2002

Cine Majestic

Título original: The Majestic
País: EUA
Ano: 2001
Gênero: Drama
Duração: 153 min
Direção: Frank Darabont
Elenco: Jim Carrey, Martin Landau, Laurie Holden, Allen Garfield, Bruce Campbell, Amanda Detmer, Daniel Von Bargen, Karl Bury, Bob Balaban, Gerry Black, Brent Briscoe, Cliff Curtis, Jeffrey DeMunn e Catherine Dent.

Sinopse: na era de ouro de Hollywood (1951), Peter Appleton é um roteirista de cinema prestes a estrear sua obra "Sand Pirates of the Sahara". Acusado injustamente de ser simpatizante ao comunismo, Peter acaba perdendo tudo o que construiu, inclusive sua namorada. Em uma noite de chuva, sofre um acidente de carro e perde a memória, sendo levado para uma cidade interiorana da Califórnia. Vivendo o drama de não se conhecer, Peter é confundido com um herói da Segunda Guerra, filho do dono das salas de cinema da pequena cidade, que havia desaparecido há 8 anos. É com essa nova identidade que Peter começa a se interessar novamente pela Sétima Arte.
Crítica: no início da década de 50, a iminente Guerra Fria já começava a atingir a sociedade norte-americana. Aspirantes a comunistas, ou qualquer simpatizante com idéias de esquerda, começavam a ser perseguidos pela justiça, a chamada caça às bruxas. Liderada pelo senador republicano Joseph McCarthy (1908-1957), a iniciativa incluía também investigar os profissionais de Hollywood, muitos deles tidos como conspiradores. Roteiristas, diretores e atores eram chamados a depor, justificar falhas de comportamento e, principalmente, dedurar possíveis revolucionários entre os seus pares.
Essa fase negra da democracia americana, o período do "McCarthismo", é retratada na produção de Cine Majestic.
Bastante emotivo e com um roteiro dramático e minucioso, o filme é ótimo e traz um Jim Carrey completamente diferente do que estamos acostumados a ver. Atua com desenvoltura em momentos profundamente sérios e tristes.
Assista. Vale a pena.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP