domingo, 10 de março de 2002

Bicho de Sete Cabeças

Título original: Bicho de Sete Cabeças
País: Brasil
Ano: 2001
Gênero: Drama
Duração: 74 min
Direção: Laís Bodanzky
Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Daniela Nefussi, Jairo Mattos, Altair Lima, Lineu Dias, Caco Ciocler, Gero Camilo, Marcos Cesana, Luis Miranda, Valeria Alencar, Gustavo Machado, Cláudio Carneiro, Talita Castro e Antônio de Andrade.

Sinopse: Neto (Rodrigo Santoro) é um jovem de classe média baixa que leva uma vida comum até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um cigarro de maconha em seu bolso. O fato é a gota d’água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade, com pequenas rebeldias incompreendidas pelo pai, como pichar muros e usar brincos. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. No manicômio, Neto conhece uma realidade absurda e desumana, onde os internos são devorados por um sistema corrupto e cruel. Baseado em fatos reais.

Crítica: extremamente crítico e perturbador, o filme aborda de maneira competente as instituições falidas de tratamento a pessoas portadoras de necessidades especiais e de dependentes químicos, o despreparo dos pais ao descobrirem o uso de drogas por parte dos filhos, a falta de diálogo nas famílias e toda a tragédia que isso pode acarretar.
Bom texto e uma excelente interpretação de Rodrigo Santoro são os pontos altos da trama que comove à medida que os acontecimentos vêm à tona. A crueldade e o desespero da situação vivida por Neto é perceptível aos olhos do espectador.
Pena que a atuação de alguns atores não esteja no mesmo nível do protagonista. De qualquer forma, a obra, com uma direção equilibrada, não perde seu mérito e merece ser vista e recomendada. É um verdadeiro alerta para a importância das relações humanas.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP