sábado, 10 de maio de 2003

Albergue Espanhol

Título original: L’auberge espagnole
País: Espanha/França
Ano: 2002
Gênero: Comédia, romance
Duração: 124 min
Direção: Cédric Klapisch
Elenco: Romain Duris, Judith Godrèche, Audrey Tautou, Cécile De France, Kelly Reilly, Cristina Brondo e Federico D'Anna.

Sinopse: Xavier (Romain Duris) tem 25 anos e está terminando o curso de Economia. Um amigo de seu pai lhe oferece um emprego no Ministério da Fazenda, mas para assumir o posto o rapaz precisa saber a língua espanhola. Ele decide acabar seus estudos em Barcelona, para aprender a língua. Para isso vai ter que deixar Martine (Audrey Tatou), sua namorada há quatro anos. Ao chegar em Barcelona Xavier procura um apartamento no centro da cidade e acha um em que deve morar com sete estudantes, todos estrangeiros. Com eles Xavier vai descobrir a autonomia e a sexualidade e iniciar a vida adulta.

Crítica: uma experiência sem amarras que abre novas perspectivas e proporciona vivências inesquecíveis. É o que acompanhamos neste filme, que retrata a convivência de Xavier, em Barcelona, com sete estudantes estrangeiros.
Um dos grandes méritos do filme é a sua simplicidade, o seu não-panfletarismo político. Finlândia, Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra e França convivem com razoável e aceitável nível de paz. Com algumas pequenas batalhas, é verdade, mas nada que não permita que todos se unam quando alguma ameaça maior surge no horizonte.
‘Albergue Espanhol’ foge da emoção simplória e do lugar comum até na hora de mostrar a bela Barcelona: a câmera opta por ângulos mais reais e menos turísticos, dando à capital catalã um novo tratamento cinematográfico. Mais "feio", talvez, porém seguramente bem mais humano.
Um filme leve, divertido e que faz você pensar em fazer o mesmo, ao sair da sala de cinema: morar fora, aprender uma nova língua. Por quê não?

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP