sábado, 17 de maio de 2003

O Pianista

Título original: Le Pianiste
País: França
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 148 min
Direção: Roman Polanski
Elenco: Adrien Brody, Emilia Fox, Michal Zebrowski e Ed Stoppard.

Sinopse: o pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
Crítica: trata-se do drama vivido pelos judeus desde o início da sua perseguição até ao fim da guerra. Mostra a humilhação e o desespero dessas pessoas num momento doloroso da história.
Quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu em 1º/09/1939, Varsóvia foi um dos primeiros alvos nazistas. Após a ocupação, os alemães utilizaram as Famosas SS e a Gestapo para lançar uma política brutal contra a população judia, submetendo-a a tratamentos degradantes, confiscando seus bens e construindo muros para encarcerar os judeus em algumas áreas, surgindo, então, o Gueto de Varsóvia.
Sem entrar nos campos de concentração, este filme baseado no livro de memórias de Wladyslaw Szpilman, focaliza os horrores da perseguição judaica. Wladyslaw Szpilman é um polonês cuja carreira de pianista está em plena ascensão e vê a sua vida mudar-se quando ser judeu vira sinônimo de ser nada. O pianista tenta continuar o seu dia-a-dia, mas a situação agrava-se quando a pressão sobre os judeus aumenta, através de decisões macabras que os obriga a distinguirem-se dos outros cidadãos através da discriminativa faixa com a estrela de David. Eles veem seus salários reduzidos, produtos alimentícios sendo racionados e são obrigados a ficar confinados no Gueto de Varsóvia. Vivem uma insuportável pressão física e psicológica.
A história tem uma reviravolta e Szpilman é separado de sua família, mas livra-se de seguir com os demais judeus para os campos de concentração, sem saber o que os espera. Ele pensa em uma oportunidade mais tarde reencontrar todos. Porém, o seu destino é imprevisível. Contando apenas com a presença de outros homens, passam a recolher armas secretamente para uma futura revolta.
Szpilman consegue o apoio de um casal não-judeu amigo, para refugiar-se na Varsóvia não-judia. Contudo, a partir dai a sua jornada é cada vez mais norteada pelo medo. Descoberto duas vezes, Szpilman encontrou-se em determinado momento sozinho, numa Varsóvia totalmente destruída pela guerra, sem qualquer rastro humano que não o seu e o de soldados que farejam inimigos moribundos.
Daí até ao final nos é transmitida uma lição de força de vontade de viver, quando tudo em volta é destruição e morte. Presença marcante em todas as cenas do longa, o ator Adrien Brody interpreta de forma notável a saga verídica do pianista judeu Wladyslaw Szpilman, um sobreviente do holocausto. Um filme enternecedor!!!
Curiosidade: em 2003, vencedor de 3 Oscars: Melhor Diretor, Melhor Ator (Adrien Brodyy) e Melhor Roteiro Adaptado. Também vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Avaliação: *****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP