quinta-feira, 19 de junho de 2003

Balzac e a Costureirinha

Título original: Xiao Cai Feng
País: China/França
Ano: 2002
Gênero: Biografia, drama
Duração: 110 min
Direção: Dai Sijie
Elenco: Xun Zhou, Kun Chen, Ye Liu, Shuangbao Wang, Xiong Xiao, Zhijun Cong, Hong Wei Wang, Wei Chen, Tianlu Chen e Zuohui Tang.

Sinopse: filmado num vale montanhoso prestes a ser alagado pela represa das Três Gargantas. Durante a revolução cultural, um grupo de jovens acusados de reacionários é levado para uma comunidade agrícola nas montanhas, para serem reeducados. Lá, os dois amigos Luo e Ma conhecem uma camponesa, neta de um famoso costureiro da região. Os três começam a andar juntos e debater idéias e modos de vida diversificados, até que encontram uma coleção de livros proibidos, entre eles os romances de Honoré de Balzac.
Crítica: a trama se passa na China, na época da revolução levada a cabo por Mao Tsé-Tung. Obras estrangeiras, como de Balzac e Dostoiévski, por exemplo, eram considerados subversivos, desafiadores de um regime que negava liberdade aos indivíduos.
O longa retrata, exatamente, a história de jovens que não querem se submeter à ignorância, pois vêem nos livros uma forma de redenção e de sobrevivência. É uma verdadeira ode à literatura.
Poético e sensível, fala do amor, da transformação do ser e da amplitude cultural proporcionada pelas letras.
Roteiro bem desenvolvido, direção e elenco eficientes, além de uma belíssima fotografia.
Assista. É um filme marcante!
Avaliação: ****

Read more...

segunda-feira, 16 de junho de 2003

Adaptação

Título original: Adaptation
País: EUA
Ano: 2002
Gênero: Comédia
Duração: 114 min
Direção: Spike Jonze
Elenco: Nicolas Cage, Meryl Streep, Tilda Swinton, Chris Cooper, Jay Tavare, Roger Willie, Jim Beaver, Maggie Gyllenhaal, Doug Jones, Ron Livingston, John Cusack e John Malkovich.

Sinopse: Charlie Kaufman (o roteirista do filme na vida real) é o protagonista da história, um escritor que deve adaptar um impossível livro de ser adaptado sobre orquídeas. Devido à falta de inspiração, ele decide escrever um roteiro sobre 'o livro que não pode ser adaptado', que é justamente a história de Adaptação de verdade.
Crítica: sem dúvida, o diretor tem criatividade. Nessa comédia, ele mistura personagens e situações fictícias com as vidas de pessoas reais: o obsessivo caçador de orquídeas John Laroche (Cooper), uma jornalista de Nova York - Susan Orlean (Streep), o roteirista de Hollywood Charlie Kaufman (Cage) e seu irmão gêmeo Donald (Cage também). À medida que Charlie se esforça para adaptar o livro best-seller da autora Orlean intitulado "O ladrão de orquídeas", acaba incluindo-se no roteiro de seu próprio filme. As diversas histórias acabam chocando-se, criando uma história bem imaginativa.
Adaptação é um drama hilário. Às vezes, cansativo em algumas cenas. Nicolas Cage está surpreendente nos dois papéis que interpreta.
Curiosidade: vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Chris Cooper).
Avaliação: ***

Read more...

terça-feira, 10 de junho de 2003

Valentin

Título original: Valentin
País: Argentina
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 86 min
Direção: Alejandro Agresti
Elenco: Rodrigo Noya, Julieta Cardinali, Carmen Maura, Jean Pierre Noher e Mex Urtizberea.

Sinopse: 1960, Buenos Aires. Valentin (Rodrigo Noya) é um menino de 9 anos que vive com sua avó (Carmen Maura), já que seu pai vive ocupado trabalhando e sua mãe está desaparecida desde a separação de seu pai. Solitário, Valentin divide seu tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua mãe, mas ele se irrita só de ouvir a simples menção do nome dela. Valentin passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia (Julieta Cardinali), a mais nova namorada de seu pai.
Crítica: filme de uma inteligência e sensibilidade ímpares. Uma história simples, que comove do início ao fim. O protagonista interpretado pelo menino Rodrigo Noya dá um show de interpretação.
A narrativa se desenvolve a partir da sua história e de suas impressões sobre os acontecimentos e pessoas com quem convive. A maturidade exibida por Valentin, ao fazer suas reflexões e emitir opiniões, é encantadora. Impossível ficar indiferente. É uma criança observando o que muitos de nós, às vezes, não percebemos. Valentin alcança o que poucos obras da sétima arte conseguem: atingir o coração. Uma obra-prima.
Avaliação: ****

Read more...

domingo, 8 de junho de 2003

O Buquê

Título original: Cest le Bouquet
País: França
Ano: 2002
Gênero: Arte
Duração: 95 min
Direção: Jeanne Labrune
Elenco: Dominique Blanc, Jean-Claude Brialy, Jean-Pierre Darroussin, Mathieu Amalric, Maurice Bénichou e Sandrine Kiberlain.

Sinopse: sete horas da manhã. Um simples telefonema transforma a vida de Catherine e Raphael num verdadeiro turbilhão de valores e oportunidades.
Um buquê enviado por Kirsch, a pessoa que telefonou, é a ligação para que todas as surpresas, descobertas e principalmente, fraquezas da vida, apareçam e amadureçam relacionamentos e amizades.

Crítica: o filme tenta levantar discussões sobre medos, valores, tabus, preconceitos e comportamentos. Mas os diálogos feitos para tal propósito não são felizes.
Com cara de extra-alternativo não agradará a grande parte da plateia. Ao acabar, fica a sensação de não ter visto quase nada.

Avaliação: **

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP