quinta-feira, 19 de junho de 2003

Balzac e a Costureirinha

Título original: Xiao Cai Feng
País: China/França
Ano: 2002
Gênero: Biografia, drama
Duração: 110 min
Direção: Dai Sijie
Elenco: Xun Zhou, Kun Chen, Ye Liu, Shuangbao Wang, Xiong Xiao, Zhijun Cong, Hong Wei Wang, Wei Chen, Tianlu Chen e Zuohui Tang.

Sinopse: filmado num vale montanhoso prestes a ser alagado pela represa das Três Gargantas. Durante a revolução cultural, um grupo de jovens acusados de reacionários é levado para uma comunidade agrícola nas montanhas, para serem reeducados. Lá, os dois amigos Luo e Ma conhecem uma camponesa, neta de um famoso costureiro da região. Os três começam a andar juntos e debater idéias e modos de vida diversificados, até que encontram uma coleção de livros proibidos, entre eles os romances de Honoré de Balzac.
Crítica: a trama se passa na China, na época da revolução levada a cabo por Mao Tsé-Tung. Obras estrangeiras, como de Balzac e Dostoiévski, por exemplo, eram considerados subversivos, desafiadores de um regime que negava liberdade aos indivíduos.
O longa retrata, exatamente, a história de jovens que não querem se submeter à ignorância, pois vêem nos livros uma forma de redenção e de sobrevivência. É uma verdadeira ode à literatura.
Poético e sensível, fala do amor, da transformação do ser e da amplitude cultural proporcionada pelas letras.
Roteiro bem desenvolvido, direção e elenco eficientes, além de uma belíssima fotografia.
Assista. É um filme marcante!
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP