sexta-feira, 2 de janeiro de 2004

Os Deuses Devem Estar Loucos

Título original: The Gods Must Be Crazy
Ano: 1980
País: Botsuana/África do Sul
Gênero: Comédia
Duração: 108 min
Direção: Jamie Uys
Elenco: Marius Weyers, Sandra Prinsloo, N!xau, Louw Verwey, Michael Thys, Nic De Jager, Brian O'Shaughnessy, Vera Blacker, Ken Gampu, Paddy O'Byrne (narrador) e Jamie Uys.

Sinopse: um dia, de um avião de passagem, o piloto joga fora uma garrafa de vidro de Coca-Cola, no deserto de Kalahari (junto à Àfrica do Sul). Os nativos (bosquímanos) acreditam que o artefato é um presente dos deuses, com muitos usos a serem descobertos. Mas isso gera uma série de brigas e eles decidem devolvê-la aos deuses, escolhendo um dos seus para fazer a devolução. Então, decide-se que o frasco deve ser jogado fora do planeta. Xi é o nomeado para a tarefa e, enquanto viaja para cumprir a sua tarefa, encontra membros da civilização ocidental pela primeira vez. O filme apresenta uma visão diferente da civilização vista por Xi.
Crítica: não é nenhum clássico detentor de recordes de bilheteira, mas, nem por isso, menos fascinante. A história, que narra a viagem de Xi e suas inúmeras descobertas, leva-nos a um contexto espaço-tempo completamente distinto do nosso e faz-nos refletir sobre como lidamos com as diferenças e situações novas. Além de crítico, o filme é sinal de entretenimento na certa, pelo comportamento ingênuo do personagem, pelo próprio enredo, pelas situações caricatas, pela linguagem que utiliza, caracterizada pela emissão de de sons semelhantes a “cliques”, pela forma que ele vê. Imperdível!!!
Curiosidade: foi filmado o “Deuses Devem Estar Loucos 2”, onde os dois filhos de um nativo caem dentro de um caminhão-tanque cheio de água, que pertence a caçadores ilegais que matam elefantes para ficarem com o marfim. Assim, seu pai vai procurá-los e acaba encontrado uma advogada de Nova York e um zoólogo, que ficaram perdidos quando o pequeno avião no qual estavam sofreu uma pane sobre a selva africana. Além disto, dois soldados que lutam o tempo todo para capturar um ao outro surgem no caminho deles. No meio desta confusão, o choque cultural entre os "civilizados" e os "selvagens" se faz presente. Também vale a pena assisti-lo.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP