quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004

Elefante

Título original: Elephant
País: EUA
Ano: 2003
Gênero: Drama
Duração: 81 min
Direção: Gus Van Sant
Elenco: Alex Frost, Eric Deulen, John Robinson, Jordan Taylor e Carrie Finklea.

Sinopse: mostra um grupo de adolescentes em um dia comum numa escola de Portland, nos Estados Unidos: trabalhos de classe, educação física, fofocas e encontros de amigos. Para cada um dos estudantes que conhecemos, a escola secundária tem significados diferentes: estimulante, agradável, solitária, difícil. Até que um fato extremamente violento acontece, semelhante ao ocorrido em Columbine.

Crítica: várias histórias. Personagens que se encontram sem que se conheçam ou mesmo que venham a se conhecer. Que habitam diariamente um mesmo local sem que saibam da existência de uma boa parcela de pessoas que naquele mesmo espaço transitam, estudam, se relacionam, projetam seus futuros. São alunos de uma escola de ensino médio nos Estados Unidos.
Apos poucos, o diretor vai nos apresentando, um a um. Jovens com um furturo pela frente, mas que terão suas vidas roubadas em questão de segundos.
Editado de maneira inteligente, tendo como base uma história real que abalou o mundo inteiro, “Elefante” não é simplesmente um documentário como “Tiros em Columbine”, de Michael Moore. A película de Gus Van Sant concentra suas energias no exame do cotidiano de uma juventude sem brilho e desprovida de perspectivas.
Nesse contexto o ambiente escolar parece colaborar para a perpetuação da futilidade com a formação de “panelinhas”, onde se reúnem estudantes que possuam status semelhante (há o grupo dos atletas, o das “patricinhas”, o dos “nerds” ou “cdfs”). Além da evidente segregação evidenciada pelo surgimento desses grupos, a escola parece promover os aspectos sociais em detrimento do conhecimento, da ciência, da sabedoria, do estudo e da pesquisa que podem dar a cada um a oportunidade de revelar suas habilidades.
Desprovido de efeitos especiais, sem contar com nomes famosos no elenco, tendo como locação básica o interior de uma escola e contando com orçamento reduzido para os padrões de Hollywood, “Elefante” é um fenômeno. Instigante, crítico, inovador na dinâmica utilizada para contar uma grande tragédia americana, a obra venceu a Palma de Ouro em Cannes em 2003 como Melhor Filme.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP