quarta-feira, 26 de outubro de 2005

O Jardineiro Fiel

Título original: The Constant Gardener
País: EUA
Ano: 2005
Gênero: Drama
Duração: 129 min
Direção: Fernando Meirelles
Elenco: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Daniele Harford, Danny Huston, Hubert Koundé, Richard McCabe, Gerard McSorley, Bill Nighy e Pete Postlethwaite.

Sinopse: baseado em um romance de sucesso de John le Carré. Um diplomata inglês (Ralph Fiennes), que vai para a África, tem sua esposa ativista (Rachel Weisz) brutalmente assassinada, em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado, decide partir para investigar o que realmente aconteceu, iniciando uma viagem que o levará por três continentes e o fará descobrir os reais interesses de uma grande empresa farmacêutica.
Crítica: a história é forte, tensa e impactante, contada de forma não-linear, alternando presente e passado, mas mantendo sempre claros os acontecimentos. A crueza da bela fotografia do filme retrata a miséria das favelas colossais da África e, ao mesmo tempo, o campo de golfe de milionários. O filme emociona pelas atuações exemplares de Ralph Fiennes e Rachel Weisz, comove por ser um ótimo drama e, ainda, provoca discussão em razão das denúncias feitas e da realidade trágica apresentada. É impossível, depois de assistir a este filme, não refletir a respeito do desastre social de um continente cuja população é submetida a todo tipo de abuso: fome, doenças, genocídios e, ainda por cima, à exploração sistemática por empresas do Primeiro Mundo, que justificam suas ações com o pensamento doentio de que, de uma forma ou de outra, aquelas pessoas 'morreriam de todo jeito'.
Curiosidade: é o primeiro trabalho internacional de Fernando Meirelles.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP