terça-feira, 28 de novembro de 2006

O Grande Truque

Título original: The Prestige
País: EUA/Reino Unido
Ano: 2006
Gênero: Suspense
Duração: 128 min
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Piper Perabo, Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Samantha Mahurin, David Bowie, Andy Serkis e Daniel Davis.

Sinopse: século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muito tempo, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

Crítica: não vou contar como o filme começa para não estragar a surpresa.A rivalidade de Borden e Angier chega a ser infantil e engraçada em vários momentos do filme. Um rouba o truque, o outro estraga a mágica do primeiro, que revida e a guerra entre os dois não acaba nunca. E esse é um dos pontos altos do filme: não existe aquele maniqueísmo óbvio de mocinho e bandido, já que os dois são capazes de tudo, inclusive de 'sujar as mãos', para alcançar seus objetivos.
O filme divide a mágica em três partes: a promessa, quando o mágico mostra um objeto aparentemente comum; a virada, quando o mágico transforma o objeto comum em algo incomum; e o grande truque, quando ocorre uma surpresa para a platéia. A trama também se divide desta forma: acontecimentos normais são apresentados, depois percebemos que eles não são tão normais assim e, então, ocorre uma grande reviravolta.
É uma história complexa, que mostra passado e futuro simultaneamente, mas, mesmo assim, não confunde o espectador. Esta é uma das especialidades de Christopher Nolan, que dirigiu o surpreendente e inquietante 'Amnésia'.
Apenas o truque final de Robert Angier não convence. Mas seja pela bela fotografia, ou pelos diálogos inteligentes ('as pessoas querem ser iludidas'), ou ainda pela história de suspense e mistério, 'O Grande Truque' é uma obra que merece ser vista.

Avaliação: ****

Read more...

sábado, 25 de novembro de 2006

O Céu de Suely

Título original: O Céu de Suely
País: Brasil/França/Alemanha
Ano: 2006
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Karim Aïnouz
Elenco: Hermila Guedes, João Miguel, Georgina Castro, Maria Menezes, Mateus Alves, Zezita Matos, Gerkson Carlos e Flávio Bauraqui.

Sinopse: Hermila (Hermila Guedes) é uma jovem de 21 anos que está de volta à sua cidade-natal, a pequena Iguatu, localizada no interior do Ceará. Ela volta juntamente com seu filho, Mateuzinho, e aguarda para daqui a algumas semanas a chegada de Mateus, pai da criança, que ficou em São Paulo para acertar assuntos pendentes. Porém, o tempo passa e Mateus simplesmente não aparece. Querendo deixar o lugar de qualquer forma, Hermila tem uma idéia inusitada: rifar seu próprio corpo para conseguir dinheiro suficiente para comprar passagens de ônibus para longe e iniciar nova vida.

Crítica: roteiro e direção bem conduzidos, que faz o filme fluir com naturalidade. O elenco, com interpretações singelas e carismáticas, é o ponto forte do filme que soube retratar as dificuldades pelas quais passam a maioria da população brasileira.
A ambientação nordestina é excelente, assim como a trilha sonora.
A trama comove: o homem apaixonado, que queria comprar toda a rifa, corre atrás de Suely, contra tudo e todos. Um ato de muita coragem. E aí o final surpreende: belo e cruel, ao mesmo tempo.
Vale a pena conferir.

Avaliação: ***

Read more...

domingo, 12 de novembro de 2006

Volver

Título original: Volver
País: Espanha
Ano: 2006
Gênero: Comédia, drama
Duração: 121 min
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo, Chus Lampreave e Leandro Rivera.

Sinopse: depois de sua morte, uma mãe (Carmen Maura) volta à sua cidade natal para resolver problemas que ficarem pendentes durante sua vida. Aos poucos, seu fantasma se torna um conforto para suas filhas, Raimunda (Penélope Cruz) e Sole (Lola Dueñas), e sua neta (Yohana Cobo).
Crítica: mais um excelente filme do gênio Pedro Almodóvar, que aborda novamente o universo feminino.
A história é de Raimunda, mulher casada e com uma filha de 14 anos, que ainda tenta superar a morte de sua mãe, enquanto cuida da tia. Após um acontecimento em casa e a morte da tia, Raimunda precisa dar continuidade à sua vida, enquanto ouve boatos de que o fantasma de sua mãe aparece para se comunicar.
A quantidade de surpresas presentes nos roteiros de Almodóvar costuma vir aos montes e sempre consegue ser original.
Centrando em um grupo de personagens femininas e na relação entre elas, tudo flui num ótimo ritmo e passando uma mensagem sobre a importância de se acertar as contas com o passado. Todas as personagens carregam algum segredo que as impede de seguir suas vidas com plenitude e a busca em resolvê-los, ainda que involuntariamente, é o ponto-chave da trama.
No entanto, o cineasta ainda acrescenta um detalhe que oferece mais riqueza ao enredo: a morte. Presença constante, ela surge das mais diversas formas – natural, assassinato, doença e até num espírito. Assim, ressalta-se a urgência da mensagem principal. É como se a sombra da morte mostrasse para aquelas personagens e, por conseqüência, para o espectador, a necessidade de não deixar ressentimentos guardados, uma vez que não se sabe quando o fim chegará.
Claro que estes temas pesados são tratados com a leveza e a sensibilidade características do cineasta, empregando humor principalmente em determinadas situações inusitadas.
O longa é, ainda, esteticamente belíssimo e bem filmado, graças à fotografia carregada nas cores fortes.
Penélope Cruz encabeça o elenco com desenvoltura e magnetismo impressionantes. Para mim, é a sua melhor atuação no cinema.
Carmen Maura encarna a mãe com ar de certo deboche que é fundamental para dar sutileza à história. São dela os momentos mais divertidos da película e a atriz demonstra seu talento tanto nestas cenas quanto nas de maior carga dramática.
Volver pode ser considerado, facilmente, mais um acerto na carreira de Almodóvar.
Assista, emocione-se e divirta-se.
Avaliação: ****

Read more...

sábado, 11 de novembro de 2006

Os Infiltrados

Título original: The Departed
País: EUA/Hong Kong
Ano: 2006
Gênero: Policial
Duração: 152 min
Direção: Martin Scorcese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Martin Sheen, Vera Farmiga, Mark Wahlberg, Anthony Anderson, Ray Winstone e Alec Baldwin.

Sinopse: um jovem policial recebe a missão de se infiltrar na máfia liderada pelo chefão Costello. Enquanto ele conquista a confiança de Costello, um criminoso endurecido se infiltra na polícia como informante de Costello. Ambos sentem-se sobrecarregados pela vida dupla, obtendo informações sobre os planos e intrigas das operações em que se infiltraram.
Crítica: mostra a rivalidade da polícia da Boston contra uma gangue de traficantes, em que o líder é escolhido para se infiltrar na polícia ao mesmo tempo que um policial se infiltra como informante na gangue. O roteiro, cheio de reviravoltas, é brilhante e inteligente. Nada é o que aparenta: onde o mocinho parece bandido e o bandido parece mocinho. O elenco é formidável, com destaque para Jack Nicholson e Leonardo DiCaprio. Um dos grandes méritos do filme é que ele é perspicaz, dramático e surpreendente, mas também um belo trhiller de ação, agradando assim a maioria do público.
Curiosidade: vencedor de 4 Oscars em 2007: Filme, Diretor, Roteiro Adaptado e Montagem.
Refilmagem do filme policial chinês 'The Infernal Affairs'.
Avaliação: ***

Read more...

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Fora do Jogo

Título original: Offside
País: Irã
Ano: 2006
Gênero: Comédia, drama
Duração: 93 min
Direção: Jafar Panahi
Elenco: Sima Mobarak-Shahi, Shayesteh Irani, Ayda Sadeqi, Golnaz Farmani, Mahnaz Zabihi, Nazanin Sediq-zadeh, Melika Shafahi e Safdar Samandar.

Sinopse: o longa mostra o universo feminino dentro do futebol, ilustrado pela história de uma garota que tem o sonho de ver no estádio o jogo entre Irã e Barein, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Alemanha. A entrada de mulheres no estádio, porém, é terminantemente proibida no território iraniano. Por essa razão, a garota tenta, por meio de vários disfarces, passar pela polícia e realizar o impossível em seu país.

Crítica: uma crítica leve e inteligente ao regime do Irã. Boas atuações e uma trama singela, permeada de humor e criatividade. Faz rir, mas também faz pensar.
Uma produção acertada. Vale a pena conferir.

Avaliação: ***

Read more...

domingo, 5 de novembro de 2006

A Vida Secreta das Palavras

Título original: La Vida Secreta de las Palabras
Ano: 2005
País: Espanha
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Direção: Isabel Coixet
Elenco: Sarah Polley, Tim Robbins, Javier Cámara, Eddie Marsan, Steven Mackintosh e Julie Christie.

Sinopse: Hannah (Sarah Polley) tem 30 anos, é introvertida, solitária, misteriosa e trabalha numa indústria têxtil. Ela vai passar as férias num pequeno povoado costeiro, em frente a uma plataforma petrolífera. Um incidente faz com que ela permaneça alguns dias na plataforma cuidando de Josef (Tim Robbins), que sofreu uma série de queimaduras que o deixaram cego temporariamente. Com ele trabalham vários outros homens, cada um com um caráter marcante.
Crítica: a princípio lento, o filme vai crescendo conforme revela a personalidade forte de seus personagens e seus segredos, todos comoventes. O maior deles é chocante, deixando-nos perplexos.
Avaliação: ***

Read more...

Uma Verdade Inconveniente

Título original: An Inconvenient Truth
País: EUA
Ano: 2006
Gênero: Documentário
Duração: 100 min
Direção: Davis Guggenheim
Elenco: -

Sinopse: após perder nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2000, o então vice-presidente Al Gore resolveu guinar sua vida para alertar as pessoas do país e, futuramente, do resto do mundo sobre os males do aquecimento global. Ele, que já tinha uma bagagem bastante extensa no assunto, tendo escrito um best-seller em 1992 sobre problemas ambientais e internacionalmente reconhecido como um militante ambientalista, preparou uma extensa palestra sobre o aquecimento global; palestra essa que, de acordo com ele próprio no filme, já foi apresentada mais de mil vezes ao redor do mundo, e é constantemente atualizada com novos recursos e dados. Este filme acompanha de perto uma palestra recente de Gore, e seus comentários sobre eventos recentes.
Crítica: uma verdadeira aula sobre causas e consequências do aquecimento global. A palestra de Al Gore, bem didática e elucidativa, é mesclada com imagens de arquivo, fotos, gráficos, dados estatísticos, vídeos ilustrativos, além de cenas gravadas em outras ocasiões, durante suas viagens internacionais e reuniões com pesquisadores e políticos. Isso dá mais dinâmica ao documentário, que é bem montado.
Algumas cenas retratam momentos bem pessoais de sua vida, como o atropelamento de seu filho pequeno e a morte irônica de sua irmã por câncer de pulmão, uma vez que a família tinha uma plantação de tabaco, mas também fazem paralelos com eventos globais, bem como os comentários do Gore na época e atuais, de como eles moldaram o seu modo de pensar.
Al Gore é bastante cativante, seguro e um bom orador, que faz com que os momentos de comunicação com a platéia fluam naturalmente, com momentos de descontração.
Ele tenta, durante a palestra inteira, praticamente, nos convencer de que o planeta se encontra num estado de calamidade absurdo, causado pela ação do homem em dois séculos de revolução industrial, e pinta o cenário apocalíptico padrão da cartilha ecológica do politicamente correto.
Ridiculariza cientistas que dizem não ter dados suficientes para que tais afirmações possam ser feitas. Talvez aí ele peque um pouco, com análises superficiais. Contudo, só pelo alerta que o documentário traz já vale a pena assisti-lo.
Curiosidade: vencedor, em 2007 do Oscar de Mehor Documentário Longa-Metragem e de Melhor Canção.
Avaliação: ***

Read more...

sábado, 4 de novembro de 2006

Tsotsi – Infância Roubada

Título original: Tsotsi
País: África do Sul/Inglaterra
Ano: 2005
Gênero: Drama
Duração: 94 min
Direção: Gavin Hood
Elenco: Presley Chweneyagae, Terry Pheto, Kenneth Nkosi, Mothusi Magano, Zola, Rapulana Seiphemo, Nambitha Mpumlwana, Jerry Mofokeng, Ian Roberts, Percy Matsemela, Thembi Nyandeni, Owen Sejake, Israel Makoe, Sindi Khambule, Benny Moshe e Zenzo Ngqobe.

Sinopse: o longa narra os seis dias da vida de um líder de uma gangue de Johanesburgo que furta o carro de uma mulher sem saber – por estar em pânico e nervoso – que o bebê dela está no banco de trás. Assustado com a situação, ele tenta manter a criança alimentada, ao mesmo tempo em que foge da polícia.
Curiosidade: ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2005.
Crítica: filme comovente, que mostra a verdade nua e crua da vida de um jovem nas favelas africanas e o preconceito de toda uma sociedade. Faz um alerta sobre a violência e a miséria existente no país. Boa atuação de Presley Chweneyagae, que interpreta Tsotsi adulto.
Avaliação: ***

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP