terça-feira, 28 de novembro de 2006

O Grande Truque

Título original: The Prestige
País: EUA/Reino Unido
Ano: 2006
Gênero: Suspense
Duração: 128 min
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Piper Perabo, Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Samantha Mahurin, David Bowie, Andy Serkis e Daniel Davis.

Sinopse: século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muito tempo, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

Crítica: não vou contar como o filme começa para não estragar a surpresa.A rivalidade de Borden e Angier chega a ser infantil e engraçada em vários momentos do filme. Um rouba o truque, o outro estraga a mágica do primeiro, que revida e a guerra entre os dois não acaba nunca. E esse é um dos pontos altos do filme: não existe aquele maniqueísmo óbvio de mocinho e bandido, já que os dois são capazes de tudo, inclusive de 'sujar as mãos', para alcançar seus objetivos.
O filme divide a mágica em três partes: a promessa, quando o mágico mostra um objeto aparentemente comum; a virada, quando o mágico transforma o objeto comum em algo incomum; e o grande truque, quando ocorre uma surpresa para a platéia. A trama também se divide desta forma: acontecimentos normais são apresentados, depois percebemos que eles não são tão normais assim e, então, ocorre uma grande reviravolta.
É uma história complexa, que mostra passado e futuro simultaneamente, mas, mesmo assim, não confunde o espectador. Esta é uma das especialidades de Christopher Nolan, que dirigiu o surpreendente e inquietante 'Amnésia'.
Apenas o truque final de Robert Angier não convence. Mas seja pela bela fotografia, ou pelos diálogos inteligentes ('as pessoas querem ser iludidas'), ou ainda pela história de suspense e mistério, 'O Grande Truque' é uma obra que merece ser vista.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP