domingo, 12 de novembro de 2006

Volver

Título original: Volver
País: Espanha
Ano: 2006
Gênero: Comédia, drama
Duração: 121 min
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo, Chus Lampreave e Leandro Rivera.

Sinopse: depois de sua morte, uma mãe (Carmen Maura) volta à sua cidade natal para resolver problemas que ficarem pendentes durante sua vida. Aos poucos, seu fantasma se torna um conforto para suas filhas, Raimunda (Penélope Cruz) e Sole (Lola Dueñas), e sua neta (Yohana Cobo).
Crítica: mais um excelente filme do gênio Pedro Almodóvar, que aborda novamente o universo feminino.
A história é de Raimunda, mulher casada e com uma filha de 14 anos, que ainda tenta superar a morte de sua mãe, enquanto cuida da tia. Após um acontecimento em casa e a morte da tia, Raimunda precisa dar continuidade à sua vida, enquanto ouve boatos de que o fantasma de sua mãe aparece para se comunicar.
A quantidade de surpresas presentes nos roteiros de Almodóvar costuma vir aos montes e sempre consegue ser original.
Centrando em um grupo de personagens femininas e na relação entre elas, tudo flui num ótimo ritmo e passando uma mensagem sobre a importância de se acertar as contas com o passado. Todas as personagens carregam algum segredo que as impede de seguir suas vidas com plenitude e a busca em resolvê-los, ainda que involuntariamente, é o ponto-chave da trama.
No entanto, o cineasta ainda acrescenta um detalhe que oferece mais riqueza ao enredo: a morte. Presença constante, ela surge das mais diversas formas – natural, assassinato, doença e até num espírito. Assim, ressalta-se a urgência da mensagem principal. É como se a sombra da morte mostrasse para aquelas personagens e, por conseqüência, para o espectador, a necessidade de não deixar ressentimentos guardados, uma vez que não se sabe quando o fim chegará.
Claro que estes temas pesados são tratados com a leveza e a sensibilidade características do cineasta, empregando humor principalmente em determinadas situações inusitadas.
O longa é, ainda, esteticamente belíssimo e bem filmado, graças à fotografia carregada nas cores fortes.
Penélope Cruz encabeça o elenco com desenvoltura e magnetismo impressionantes. Para mim, é a sua melhor atuação no cinema.
Carmen Maura encarna a mãe com ar de certo deboche que é fundamental para dar sutileza à história. São dela os momentos mais divertidos da película e a atriz demonstra seu talento tanto nestas cenas quanto nas de maior carga dramática.
Volver pode ser considerado, facilmente, mais um acerto na carreira de Almodóvar.
Assista, emocione-se e divirta-se.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP