segunda-feira, 30 de abril de 2007

Armênia

Título original: Le Voyage en Arménie
País: França
Ano: 2006
Gênero: Drama
Duração: 125 min
Direção: Robert Guédiguian
Elenco: Marcel Bluwal, Ariane Ascaride, Gérard Meylan, Chorik Grigorian, Pascal Chamassian, Marion Chamassian, Gilbert Baronian, Jalil Lespert, Jean-Pierre Darroussin, Chorik Grigorian, Romen Avinian, Simon Abkarian, Serge Avedikian, Kristina Hovakimian e Madeleine Guédiguian.

Sinopse: Barsam (Marcel Bluwal) tem sérios problemas cardíacos e quando descobre a doença parte para sua terra natal, Armênia. Sua filha (Ariane Ascaride, com quem não se dá muito bem, é também sua médica e vai procurá-lo nesse país em que nunca esteve, preocupada com sua família. Ao chegar, faz amizades, envolve-se com problemas alheios, assume responsabilidades, embora insista em dizer que não se envolve com questões de origem e identidade.
Crítica: o longa de Guédiguian, evidentemente, não trata da viagem de Barsam, mas sim de Anna – que aos poucos entrará em contato com o mundo que só conhecia pelas fotografias de família. Em Paris, a cultura armênia não mais sobrevive. A personagem de Anna é anti-carismática, impaciente e exigente como uma boa francesa e passará por todas as lições que lhe cabem.
É o clássico filme-painel que enfileira cenas ilustrativas da situação da Armênia. Passa-se pela multiplicação dos postos de gasolina, boates escusas, restaurantes típicos, exageros de salão de beleza, favelas, precários postos de saúde, vilarejos autossustentados. Ao fundo, sempre, o Monte Ararat, símbolo do país.
Para resumir a Armênia, o diretor apostou em dois típicos personagens: o homem de negócios sem escrúpulos, que representa o armênio desnacionalizado; e o rude porém charmoso militar, que representa o armênio enraizado na noção de nação.
Mas o roteiro perde-se durante o seu desenvolvimento e a história não se sustenta, com cenas e interpretações fracas. A busca da filha pelo pai doente parece esquecida durante a trama.
Avaliação: **

Read more...

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Quem Matou o Carro Elétrico?

Título original: Who Killed the Eletric Car?
País: EUA
Ano: 2006
Gênero: Documentário
Duração: 92 min
Direção: Chris Paine
Elenco: -

Sinopse: em 1996, ele surgiu nas estradas da Califórnia. Era o carro mais rápido e mais eficiente já construído. Funcionava à eletricidade, não emitia poluentes e colocou a tecnologia americana no topo da indústria automotiva. Mas muita gente grande ficou realmente incomodada e esses carros foram destruídos. Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretores envolvidos e até estrelas de cinema deram suas versões. Quem Matou o Carro Elétrico? é a verdadeira autópsia que revela os culpados deste crime contra a humanidade e a tecnologia.

Crítica: com depoimentos de peso (celebridades e entendidos do assunto) e imagens impactantes, o documentário prova como os interesses econômicos e políticos estão acima do bem-estar social.
Retrata o quão cruel pode ser as escolhas de poucos, detentores do poder, acabando por moldar o destino de todo um planeta, e como estamos longe de um mundo mais ecológico.
Bastante esclarecedor e realista. Assista!

Avaliação: ***

Read more...

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Você e Eu

Título original: Toi et Moi

País: França

Ano: 2006

Gênero: romance

Duração: 90 min

Direção: Julie Lopez-Corval

Elenco: Chantal Lauby, Eric Berger, Jonathan Zaccai, Julie Depardieu e Marion Cotillard.

 

Sinopse: redatora de foto-novela para a revista "Você e Eu", Ariane tende a escrever sua vida amorosa e a de sua irmã Lena, reinventando-as um pouco. No entanto, suas vidas não têm nada de novela: Ariane fica presa a Farid, que não se interessa por ela, e Lena está entediada com seu namorado, François. Mas e se Ariane se entregasse ao amor de Pablo, o belo operário que trabalha no prédio? E se Lena se apaixonasse por Mark, o violinista prodígio que acaba de conhecer? Entre realidade e foto-novela, as duas irmãs encontrarão por fim o grande amor?


Crítica
: a princípio, parece mais uma comédia romântica como entre tantas que estamos acostumados a ver. No entanto, à medida que a trama se desenvolve, levanta questionamentos e dúvidas sobre o que é real e o que é fictício na nossa vida amorosa.

Uma história simples com um bom roteiro.


Avaliação
: ***

Read more...

sábado, 7 de abril de 2007

As Leis de Família

Título original: Derecho de Familia
País: Argentina
Ano: 2006
Gênero: Drama
Duração: 102 min
Direção: Daniel Burman
Elenco: Daniel Hendler, Arturo Goetz, Eloy Burman, Julieta Díaz e Adriana Aizemberg.

Sinopse: Ariel Perelman (Daniel Hendler) é advogado como seu pai (Arturo Goetz), mas seguiu um caminho diferente na profissão. Enquanto seu pai representa uma série de pequenos clientes e tem uma vida alegre, ele trabalha como defensor público e dá aulas em uma universidade. Sua vida é organizada, mas sem grandes emoções. Até que conhece Sandra (Julieta Díaz), uma de suas alunas, por quem se apaixona. Quando ela deixa o curso, ele passa a frequentar as aulas de Pilatos que ela ministra, apenas para ficar ao seu lado.

Crítica: uma obra profunda, abordando a relação entre pai e filho, onde o filho, de algum modo, tem seu amadurecimento emocional prejudicado por conta de um conflito mal-resolvido. Os diálogos inteligentes são valorizados por interpretações afinadas.
O mais divertido no filme é a recusa daquilo que o narrador conta; a contradição entre a voz em off e a realidade objetiva dos fatos. O silêncio e o não-dito dão a beleza da trama.
Bom elenco, roteiro inteligente e bela fotografia. Enfim, uma película correta e sincera, só faltando talvez um pouco mais de emoção.

Avaliação: ***

Read more...

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Filhos do Paraíso

Título original: Bacheha-Ye aseman / Children of Heaven
País: Irã
Ano: 1997
Gênero: Drama, ficção científica, romance
Duração: 88 min
Direção: Majid Majidi
Elenco: Mohammad Amir Naji, Amir Farrokh Hashemian, Bahare Seddiqi, Nafise Jafar-Mohammadi, Fereshte Sarabandi, Kamal Mirkamiri, Behzad Rafi e Dariush Mokhtari.

Sinopse: Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma competição de corrida para que com o prêmio em dinheiro possa comprar um novo par de sapatos para a irmã.
Crítica: o longa comove e traz muitas reflexões sobre valores hoje esquecidos, como solidariedade, respeito, amizade e amor. Revela que, mesmo num ambiente de tanta pobreza, a força dos vínculos afetivos e a permanência dos valores familiares, podem ajudar no enfrentamento das dificuldades, criando perspectivas para um futuro melhor. Os atores mirins são excelentes e a história, que cresce no decorrer de tantos acontecimentos, surpreende.
Curiosidade: concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1998.
Avaliação: ****

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP