terça-feira, 1 de maio de 2007

Antes da Lua Cheia

Título original: Niwemang

País: Irã/Iraque/Austrália/França

Ano: 2006

Gênero: Comédia, drama

Duração: 107 min

Direção: Bahman Ghobadi

Elenco: Ismail Ghaffari, Allah Morad Rashtiani, Farzin Sabooni, Kambiz Arshi e Sadiq Behzadpoor.

 

Sinopse: após a queda de Saddam Hussein, Mamo (Ismail Ghaffari), um renomado músico curdo, recebe autorização para realizar um concerto no Iraque. Um de seus filhos avisa que o ancião de sua aldeia previu que algo terrível aconteceria a ele antes da próxima lua cheia, caso continuasse a viagem. Mesmo avisado ele persiste na sua jornada, já que foi impedido de tocar durante os últimos 35 anos. Ao mesmo tempo, o músico quer que uma mulher aceite entrar para o grupo, mas ela perdeu a força de sua voz, assim como a autoconfiança.


Crítica
: em “Antes da Lua Cheia”, o diretor revela as dificuldades culturais do Irã diante de seu regime opressor – o filme se passa entre as fronteiras do Irã, Iraque e Turquia – deixando nas entrelinhas a resistência daquele povo contra o governo, a burocracia que o envolve e a limitação da liberdade imposta.

A paisagem desoladora que ambienta a história contrasta diretamente com a excentricidade dos seus personagens. Apoiado por elementos surreais e certa dose de humor negro, Ghobadi constrói uma história um tanto monótona, e com críticas sutis. Os diálogos não são o forte do roteiro; ao contrário, são demasiado longos e desinteressantes.

Portanto, quem escolher assistir a “Antes da Lua Cheia” baseando-se na filmografia do diretor, pode se decepcionar. O longa não leva à reflexão como “Tempo de Embebedar Cavalos” (2000) nem às lágrimas como o excelente “Tartarugas Podem Voar” (2004). O que há é um paralelo entre a celebração da vida e da morte, infelizmente, sem alcançar a densidade esperada.

Ao término da trama, tem-se a impressão de perdemos algo pelo caminho. Nem mesmo a aparição da personagem misteriosa Niwemang, interpretada por Golshifteh Farahani (do ótimo “Procurando Elly”), salva a história.


Avaliação
: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP