quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Rio Congelado

Título original: Frozen River
País: EUA
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 97 min
Direção: Courtney Hunt
Elenco: Melissa Leo, Misty Upham, Jay Klaitz, Nancy Wu, Michael O'Keefe e Charlie McDermott.

Sinopse: Ray Eddy (Melissa Leo) é uma mãe solteira que vive num trailer numa região do interior do estado de Nova York, e que ajuda imigrantes a passarem ilegalmente do Canadá para os Estados Unidos através da Reserva Indígena Mohawk. Ray facilita a entrada de imigrantes ilegais como única forma de manter sua família unida depois de seu marido, viciado em jogo, ter sumido com o dinheiro da entrada da casa de seus sonhos. Para conseguir o dinheiro a tempo, Ray se une a uma índia contrabandista Mohawk, Lila Littlewolf (Misty Upham), e as duas começam a correr pelo congelado rio St. Lawrence transportando imigrantes ilegais, chineses e paquistaneses no porta-malas do carro de Ray. Lila normalmente não "trabalha com brancos", mas o desespero para reaver seu bebê, que foi "roubado" por sua sogra, faz com que ela e Ray formem uma difícil parceria.

Crítica: bom enredo, bela fotografia e uma interpretação categórica de Melissa Leo são os pontos altos da trama que une duas mães na luta pela sobrevivência de seus filhos.
O roteiro cruza esses caminhos numa história inteligente e comovente, que causa angústia e desespero. Não contarei a história para não estragar as surpresas que revela. Posso adiantar que aborda temas familiares e a situação clandestina de imigrantes nos Estados Unidos.
‘Rio Congelado’ é um daqueles raros filmes independentes que cumpre o que promete e expõe, claramente, sua mensagem, forte e marcante.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP