sábado, 3 de outubro de 2009

Salve Geral

Título original: Salve Geral
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Direção: Sérgio Rezende
Elenco: Andréa Beltrão, Denise Weinberg, Lee Thalor, Eucir de Souza, Kiko Mascarenhas, Michel Gomes, Giulio Lopes, Guilherme Sant'anna, Taiguara Nazareth, Bruno Perillo e Chris Couto.

Sinopse: Lúcia (Andréia Beltrão) é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. Em suas frequentes visitas à penitenciária ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), líder do Comando. As duas ficam amigas e logo Lúcia é usada em missões ligadas à organização criminosa. Precisando do dinheiro, ela aceita realizar as tarefas. Paralelamente o Comando passa por uma luta interna pelo poder, ampliada pelo confronto dos prisioneiros com o sistema carcerário. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada.

Crítica: retrata a vida de Lúcia (Andréa Beltrão, que está muito bem no papel), que quer, a qualquer custo, retirar da cadeia o seu filho Rafa, que assassinou uma pessoa em uma confusão.
Essa é a temática abordada, tendo como pano de fundo os preparativos e os atentados do PCC, no dia das mães, em 2006. A força da trama está em retratar o drama humano de uma mãe que é capaz de tudo para ver um filho fora das grades, até mesmo transitar numa linha-tênue entre legalidade e ilicitude.
Já quanto aos ataques do PCC, isso fica em segundo plano. A falha do filme é, em alguns momentos, parecer enaltecer advogadas e bandidos que jogam do mesmo lado.
Mas a direção de Sérgio Rezende é segura e os atores estão bem (destaque para Denise Weinberg como a ruiva). Enfim, um bom longa.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP