terça-feira, 4 de abril de 2017

Fátima

País: França
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 79 min
Direção: Philippe Faucon
Elenco: Soria Zeroual, Zita Hanrot e Kenza Noah Aïche.

Sinopse: Fatima cria sozinha as duas filhas: Souad, de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine, de 18 anos, começando os estudos de medicina. Ela não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim ambas são a razão para que ela siga em frente. Um dia, em seu emprego como empregada doméstica, ela cai de uma escada. Convalescendo, escreve em árabe tudo o que nunca conseguiu dizer às filhas em francês.

Crítica: um filme simples, mas impactante, que retrata bem a difícil adaptação dos imigrantes num país estrangeiro (no caso, a França).
O roteiro conta de maneira criativa os sentimentos de mãe e a visão do futuro das filhas (por meio de cartas) e é aqui que está o maior mérito da trama, que engloba questões como machismo, preconceito, educação, religião, com uma abrangência que vai além do problema da imigração.
Fatima (Soria Zeroual) é argelina, divorciada, e mora na França para proporcionar melhores condições de vida às filhas adolescentes. É uma heroína – acorda cedo para o emprego, faz bicos como faxineira, cuida da casa – tudo para ajudar suas meninas, Nesrine (Zita Hanrot) e Souad (Kenza Noah Aïche), com os estudos.
Ao contário dela, que tem dificuldades para falar o francês, o que a impede de defender seus direitos como poderia (já que não pode se expressar corretamente), as filhas dominam o idioma.
Fatima e as filhas Nesrine e Souad são igualmente importantes para a história. Ao contrapor duas gerações, a narrativa consegue refletir sobre as dificuldades de integração e sobre a sensação de não pertencimento dos cidadãos de ascendência estrangeira. As cenas entre a mãe e as filhas são excelentes, pela variedade de línguas – a matriarca fala em árabe, as filhas respondem em francês – e pelo debate questionador acerca do papel das mulheres nas sociedades árabes e cristãs. Tudo ganha ainda mais força e veracidade com os diálogos e as atuações convincentes. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP