domingo, 22 de abril de 2001

Traffic

Título original: Traffic
País: EUA
Ano: 2000
Gênero: Drama, policial
Duração: 147 min
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Jacob Vargas, Benicio Del Toro, Miguel Ferrer, James Brolin, Topher Grace, Michael Douglas, Catherine Zeta-Jones, Benjamin Bratt, Amy Irving, Steven Bauer, Dennis Quaid, Erika Christensen, Albert Finney, Clifton Collins Jr. e Don Cheadle.

Sinopse: o submundo das drogas é retratado em três histórias conectadas: empenhado em acabar com as drogas no país, o juiz da Suprema Corte, Robert Wakefield, descobre que sua filha é viciada em cocaína. Enquanto os agentes Montel Gordon e Ruy Castro interrogam a esposa de um traficante preso, Helena Ayala. No México, um policial honesto descobre que seu chefe não é tão contra as drogas quanto parecia.
Crítica: um retrato da guerra ao narcotráfico nos Estados Unidos e no México no final dos anos 90. O filme mostra o trabalho da polícia dos dois lados da fronteira, de forma realista e imparcial, além de retratar a posição dos políticos, traficantes, e até mesmo dos viciados, sendo mesmo o enfoque maior dado à ação da polícia e da justiça americana e mexicana.
Grandes atuações são o destaque. E palmas para Benicio Del Toro, que está perfeito no papel do policial mexicano, tentando fazer justiça no meio de uma polícia corrupta e violenta.
A história é, na verdade, um conjunto de histórias independentes de diversos personagens que de alguma forma estão relacionados ao mundo do narcotráfico,o que funciona perfeitamente. Michael Douglas faz um juiz do Supremo Tribunal que é nomeado para liderar os esforços norte americanos no combate ao tráfico de drogas. Ele divide seu tempo entre reuniões e brigas com a mulher e a filha, que aos poucos cede ao vício à cocaína. Benicio Del Toro é um policial mexicano, e deve tomar cuidado para que suas investigações não lhe custem a vida em um país controlado pelos traficantes. Catherine Zeta-Jones faz o papel de uma mulher que de repente perde tudo e se vê cercada de inimigos, quando descobre que seu marido era um grande traficante. Esses e outros personagens se encontram pelo filme através de ganchos na trama que são muito bem elaborados.
Uma característica interessante é o uso de diferentes tipos de fotografia para os lados da fronteira. No mundo dos norte-americanos, tudo é de um azul triste; do lado mexicano, o filme adquire um tom amarelado, como uma produção antiga. Enquanto os policiais americanos utilizam avançadas técnicas de vigilância para capturar traficantes, os policiais mexicanos trabalham na base do pegar, bater e torturar. O efeito desses contrastes, em especial a cor, cria uma interessante nuance não só entre os ambientes, como também entre os personagens envolvidos em cada face da história.
Enfim, “Traffic” é sério, profundo, reflexivo, e um excelente filme.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP