sexta-feira, 10 de maio de 2002

O Filho da Noiva

Título original: El Hijo de La Novia
País: Argentina
Ano: 2001
Gênero: Comédia, drama
Duração: 123 min
Direção: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Eduardo Blanco, Norma Aleandro, Natalia Verbeke, Héctor Alterio, Gimena Nobile, Claudia Fontan, Rogelio Romano, Pablo Ingercher Casas, Rubén Green, Humberto Serrano, Jorge Fungaray, Gabriel Eisbruch, León Dogodny, Lucas de Diego, Marcelo Crisóstomo, Valentino Carranza, Daniel Kazimierski e Diego Mackenzie.

Sinopse: aos 42 anos, Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado pelo pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra paterna. Rafael raramente visita sua mãe, Norma (Norma Aleandro), que está perdendo a memória, pois ela sempre implica com suas acompanhantes. Sua ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty (Natalia Verbeke), atual namorada de Rafael, que sempre lhe exige comprometimento. Em meio a todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.
Crítica: relações humanas, sonhos, mudanças, limites. Todas estas questões são abordadas no “Filho da Noiva”. A produção é um drama, mas que também nos permitir rir em diversas passagens (grande trunfo do filme), e se passa durante a tempestade econômica em Buenos Aires.
Conta a história de Rafael Belvedere (interpretado pelo maravilhoso Ricardo Darín), um quarentão que passou a vida cuidando de um restaurante que herdou de seu pai, o apaixonado Nino. Porém, era um homem sem realizações pessoais. Foi abandonado pela mulher, mal conhecia sua filha adolescente, ficou quase um ano sem ver sua mãe que sofre com os primeiros sintomas do mal de Alzheimer. Além disso, passa as madrugadas assistindo Zorro, não quer assumir compromisso algum com sua atual namorada, apenas levando o relacionamento. Isso tudo acompanhado de seu enorme vício no tabaco.
Na primeira parte do filme, muitos nos identificamos com o persongaem pelo comodismo, pela praticidade, malandragem, preguiça, tudo que nos impede de buscar nossos verdadeiros sonhos.
Na seqüência do filme, uma grande transformação se inicia na vida de Rafael. Primeiro, seu pai anuncia que quer casar na igreja com sua companheira, com quem já vive há quarenta anos. Nino quer renovar esse amor e realizar um grande sonho de sua amada. Depois, o protagonista sofre com uma grave doença, chegando bem perto da morte. A partir daí, sua opção de vida muda. Ele resolve vender o restaurante, se aproximar da filha, visitar sua mãe e, finalmente, ajudar seu pai no sonho de casar novamente com sua mãe.
Até aqui, pode se pensar que o filme é apenas um enorme drama. Mas não é. O humor está presente em quase todos os diálogos, bem construídos. Há diversas passagens com um ar sarcástico e tom irônico.
Uma história brilhante, com mensagens positivas. Ao final, saímos com a sensação de: pena que acabou.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP