segunda-feira, 6 de maio de 2002

O Homem Que Não Estava Lá

Título original: The Man Who Wasn’t There
País: EUA
Ano: 2001
Gênero: Comédia, drama
Duração: 116 min
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Billy Bob Thornton, Tony Shalhoub, Richard Jenkins, Frances McDormand, Scarlett Johansson, Michael Badalucco, James Gandolfini, Katherine Borowitz e Jon Polito.

Sinopse: Ed Crane (Billy Bob Thornton) é um sujeito melancólico que possui uma barbearia. Sua esposa bebe muito e provavelmente está traindo-o com seu chefe, que possui U$10 mil para investir em uma nova loja de departamentos. A idéia de Ed, porém, é investir em uma loja de lavagem à seco – um mercado promissor, segundo ele. Para conseguir o dinheiro, ele utilizará as informações que tem de sua esposa como forma de chantagem, o que envolverá muitos riscos.

Crítica: o filme deve ser o mais sério dos irmãos Cohen. A história toma rumos inesperados que vão envolvendo seu protagonista numa teia de acontecimentos que misturam o trágico e o cômico.
O primeiro ponto que se destaca é a fotografia: a opção pelo preto-e-branco foi muito acertada para ambientar os anos 40, e também para acentuar a frieza contida do personagem principal. A direção de arte é caprichadíssima, reconstituindo em cada detalhe as roupas, os objetos, os automóveis e o estilo de uma pequena cidade californiana do período pós-guerra.
O roteiro não se preocupa em buscar o “grande momento”, nem o gran finale, mas sim em contar a história tão particular de um homem tão particular. Um homem que, no fundo, poderia ser qualquer um de nós.
A direção de Joel Coen é sóbria, afinando-se perfeitamente com o aparente descaso crônico do barbeiro Ed, bem interpretado por Billy Bob Thornton.

Curiosidade: ‘O Homem Que Não Estava Lá’ deu aos irmãos Coen o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes (empatado com David Lynch por ‘Mulholland Drive’).

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP