terça-feira, 27 de abril de 2004

Longe do Paraíso

Título original: Far from Heaven
País: EUA
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 106 min
Direção: Todd Haynes
Elenco: Julianne Moore, Dennis Quaid, Dennis Haysbert, Patricia Clarkso, Viola Davis, James Rebhorn, Bette Henritze, Michael Gaston, Ryan Ward, Lindsay Andretta, Jordan Puryear, Kyle Timothy Smith e Celia Weston.

Sinopse: Hartford, Connecticut, 1957. Cathy Whitaker (Julianne Moore) é uma dona de casa que leva uma vida aparentemente perfeita, com filhos e um dedicado e bem-sucedido marido, Frank (Dennis Quaid). Mas um dia tudo isso muda, quando Cathy decide ir ao escritório de Frank fazer uma surpresa e o vê, chocada, beijando outro homem. Abalada com o acontecimento, Cathy busca conforto junto a Raymond Deagan (Dennis Haysbert), um jardineiro negro. A aproximação dos dois causa desconfiança junto à vizinhança, que não vê com bons olhos o relacionamento entre uma mulher branca e um homem negro. Paralelamente, Cathy e Frank decidem manter o casamento, para não sofrerem pressões da comunidade, enquanto procuram um médico, Bowman (James Rebhorn), para tentar curar a "doença" de Frank, pois é cada vez mais difícil ele reprimir sua tendência ao homossexualismo.
Crítica: o filme merece o mérito por tratar de temas polêmicos (racismo, homossexualismo e estrutura familiar), ainda mais na década de 50, porém com muita sutileza. A história evolui bem (talvez um pouco lenta para alguns), com a tensão agravando-se aos poucos e os sentimentos explodindo e, ao mesmo tempo, sendo reprimidos, não se sabendo ao certo o que fazer. Tal situação de dor, decepção e aflição contagia o espectador. O figurino é impecável e a atuação de Juliane, como uma típica dona-de-casa americana, esposa perfeita, mãe ideal, socialite respeitada, que de repente vê seu mundo desabar ao descobrir a verdade sobre o marido, é convincente. Uma trama que mostra como, às vezes, se sustenta uma mentira para satisfazer à hipocrisia de toda uma sociedade.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP