terça-feira, 17 de maio de 2005

O Segredo de Vera Drake

Título original: Vera Drake
País: EUA/França/Nova Zelândia
Ano: 2004
Gênero: Drama
Duração: 125 min
Direção: Mike Leigh
Elenco: Imelda Staunton, Richard Graham, Eddie Marsan, Anna Keaveney, Alex Kelly, Daniel Mays, Philip Davis, Lesley Manville, Sally Hawkins, Simon Chandler e Jim Broadbent.

Sinopse: Vera Drake (Imelda Staunton) é uma mulher devotada a e amada por sua família. Ela utiliza seus dias cuidando de sua vizinha doente e sua mãe idosa. Porém, secretamente, ajuda mulheres que não queriam engravidar a abortarem, uma prática ilegal na Inglaterra nos anos 1950. Quando as autoridades a descobrem, sua vida e a de seus conhecidos toma novos rumos.
Crítica: um tema "tabu", censurado por muitos, enfrentados por poucos. O cineasta é corajoso o suficiente para transpor às telas o polêmico tema do aborto, e fazê-lo com excelência.
Vera ajuda mulheres a abortar, uma prática considerada crime na Inglaterra daquela época. Seus métodos, tão ilegais quanto o próprio ato de abortar, sempre deram certo. Mas é quando uma menina acaba passando mal e quase morre que as autoridades chegam ao nome de Vera Drake.
Apesar de estar cometendo um ato ilegal, Vera, completamente ingênua, não fazia idéia do risco de vida que poderia causar a uma mulher. Ela afirma que seu único intuito era ajudar as mulheres, dar a elas uma segunda chance. A comoção e a emotividade presente durante todo o longa é de responsabilidade, principalmente, da maravilhosa interpretação de Imelda Staunton, que carrega nas costas um papel difícil e bastante complexo (ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, tendo ganhado o BAFTA na mesma categoria).
A narrativa é administrada com muito cuidado e eficiência, aproveitando e extraindo ao máximo as interpretações de um elenco absolutamente brilhante. Além disso, os figurinos (inspirdos nos trajes dos anos 50), os cenários realistas, dando charme e ao mesmo tempo simplicidade ao cotidiano burguês de então, a fotografia acinzentada, a maquiagem correta (mostrando as linhas de pobreza e o charme da época), tudo é resultado do trabalho de um diretor de carreira promissora e de talento inegável.
A trama é tão envolvente que nos vemos torcendo por Vera. Um filme nota 10!
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP