sexta-feira, 6 de maio de 2005

A Queda: As Últimas Horas de Hitler

Título original: Der Untergang
País: Alemanha
Ano: 2004
Gênero: Drama
Duração: 156 min
Direção: Oliver Hirschbiegel
Elenco: Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, Ulrich Matthes, Juliane Köhler, Corinna Harfouch, Heino Ferch, Christian Berkel, Matthias Habich, Thomas Kretschmann, Michael Mendl, André Hennicke e Ulrich Noethen.

Sinopse: uma reconstituição dos últimos dias do Império Nazista. O longa se passa entre os dias 30 de abril e 08 de maio de 1945. Este período abrange o último aniversário de Hitler, seu casamento com Eva Braun, seu suicídio e o cessar fogo completo entre a Alemanha e as tropas vencedoras da União Soviética. O 3º Reich durou 12 anos (1933/45) e sucumbiu em apenas 12 dias, e são justamente esses últimos momentos que o filme retrata. Baseado nos relatos de Traudl Junge, além de livros, entre eles o de Joachim Fest, a maior autoridade mundial em nazismo.
Crítica: o que há de mais impactante no filme é sua imparcialidade e o fato de mostrar algo novo. Tendo Hitler como protagonista, revela os seus últimos momentos, mas sem defender seus ideais. Retrata o seu lado mais íntimo, como ele tratava os mais próximos, como ele falava baixo, estando longe dos discursos inflamados. A direção é, sem dúvida, competente. Fundamentado em acontecimentos reais, o filme, quase documentário, esbanja nos detalhes, no cenário e no elenco de primeira (destaque para Bruno Ganz que vive Hitler). O que mais incomoda o espectador é o carisma de Hitler sobre a população alemã na época. Trata-se do mais importante película já feita sobre a 2ª Guerra Mundial.
Curiosidade: foi o filme mais caro já realizado na Alemanha (€ 13,5 milhões), onde 4,5 milhões de pessoas o assistiram.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP